Encontro Latino-americano discute Direito e Linguagem - Unicap
Título Notícias
Notícias

Encontro Latino-americano discute Direito e Linguagem
O Programa de Pós-graduação em Direito da Unicap (PPGD) é um dos organizadores do I Encontro da Rede de Estudos do Discurso Jurídico. O evento vai ser realizado de maneira remota entre os próximos dias 20 e 22 de setembro e terá como tema a Transversalidade entre Direito e Linguagem. O encontro se dará pelo Instagram da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso Jurídico (@redejur.aled).
A Aled completou 25 anos e realiza colóquios bianualmente em um dos países membros, com a participação da comunidade científica latino-americana de pesquisadores do discurso. Confira a relação dos grupos de pesquisa participantes e a programação completa do evento.
Grupos de pesquisa participantes:
GRUPO DE INVESTIGACIÓN – U Buenos Aires (UBA) Argentina _ María Laura Pardo (UBA)
GRUPO DE PESQUISA REC - Recife Estudos Constitucionais (UNICAP)_ Gustavo Ferreira Santos
GRUPO DE PESQUISA LINGUAGEM & DIREITO (UNICAP/ CNPq)
Análise Crítica do Discurso Jurídico _ Virgínia Colares (UNICAP)
Discurso e Processo Judicial_ Vinicius Calado (UNICAP)
Linguística Forese _ Jordana Lenhardt (IFMT)
GRUPO DE INVESTIGACIÓN EN LINGÜÍSTICA FORENSE (GILF)
Universidad Nacional de La Plata (UNLP) Argentina_ Mariana Cucatto (coord.)
GEDIPE – Grupo de Estudos de Discurso, Identidade e Prática Social (UFC)
David Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIR) – UFC
GELIDES - Grupo de Estudos na relação Língua, Direito, Estado, Sociedade (IFSul) _ Jael S. Sigales Gonçalves (UNICAMP)
GRUPOS DE TRABALHO
20 DE SETEMBRO (Segunda-feira) - 14h -15h
GT 01_DISCURSO JURÍDICO E DEMOCRACIA
Coordenadores
Gustavo Ferreira Santos (UNICAP)
Manoel Moraes (UNICAP)
Nara Santa Cruz (UNICAP)
A democracia constitucional envolve o reconhecimento do fundamento popular do poder e a fixação de limites nos quais esse poder será exercido . A um só tempo, a prática da democracia precisa demonstrar uma preocupação com a legitimidade e uma deferência à legalidade. Democracia é diálogo. Diálogo regulado. Há, na vida democrática, discursos adotados pelos sujeitos que atuam nas instituições que promovem, reforçam, essas características, e discursos que corroem a democracia. No primeiro caso, estão, por exemplo, políticas de transparência, de memória, de verdade e desrespeito a liberdades. No segundo caso, estão manipulações, mentiras e práticas de instigação do ódio. Este GT recebe trabalhos sobre discursos jurídicos orientado a promover ou a corroer a democracia. Assim, são bem vindos trabalhos que envolvam temas como memória e verdade, justiça de transição, liberdade de expressão, liberdade de imprensa, discurso do ódio, desinformação (fake news), populismo, dentre outros.
21 DE SETEMBRO (Terça-feira)
GT 02 - DISCURSO JURÍDICO E DESCOLONIALIDADE
Coordenadores
Fernanda Bragato (UNISINOS)
Bruna Marques da Silva (UNISINOS)
Adélia Melo (UNICAP)
RESUMO
Segundo a compreensão pós-colonial, o colonialismo moderno não foi apenas um processo de ocupação e controle de territórios, mas um fenômeno discursivo que, por meio da estereotipação, justificou a dominação e a exclusão dos povos colonizados. Sob a chave de leitura descolonial, a ideia de colonialidade significa a continuidade contemporânea das relações assimétricas de poder do colonialismo, que convertem diferenças em inferioridade para fins de dominação. Ao propor as noções de colonialidade do saber e geopolítica do conhecimento, os autores descoloniais destacam o papel do discurso na produção dessas assimetrias de poder. Discurso, poder, colonialidade, subordinação, grupos minoritários são, desta forma, assuntos inter-relacionados com impacto direto na possibilidade de acesso e garantia de direitos humanos. Este GT pretende acolher e discutir trabalhos que objetivem analisar e estudar a interface discurso e colonialidade, explorando, por exemplo, a aplicação de metodologias de Análise Crítica do Discurso (ACD), e temas como discurso de ódio, análise do discurso jurídico em decisões judiciais sobre grupos minoritários e formas variadas de preconceito, discriminação e violência.
22 de SETEMBRO (Quarta-feira)
GT 03 ESTUDOS DO DISCURSO JURÍDICO
Coordenadores
Virgínia Colares (UNICAP)
João Paulo Meneses (UNICAP)
Igor Vignoli (UNICAP)
RESUMO
Este GT recebe trabalhos que buscam discutir o discurso jurídico no âmbito da doutrina, da legislação, da jurisprudência e os discursos que circulam nas diferentes situações de interação na justiça, nas produções orais ou escritas. Parte do pressuposto de que o domínio da relação entre a linguagem e a atividade jurisdicional se inscreve numa prática necessariamente transdisciplinar, estuda-se a linguagem como atividade cultural e seu funcionamento no campo dos direitos. Consideram-se tanto os estudos hermenêuticos de interpretação dogmática, quanto as abordagens linguístico-discursivas nas quais, se destacam o papel das relações interpessoais, o papel dos atores sociais produtores do discursos jurídicos, as estruturas de participação e os contextos sociais imediatos que interferem nos diversos processos de produção e circulação de sentidos das ações linguísticas desenvolvidas no âmbito do funcionamento jurídico. Serão aceitos trabalhos em qualquer das abordagens e metodologias dos estudos do discurso jurídico.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
Campanhas eleitorais viraram “monólogos” nas redes sociais, aponta estudo internacional com dados...
Com informações do pesquisador Bruno Rafael Gueiros Um estudo internacional elaborado por equipes de pesquisa de 14 universidades ibero-americanas analisou...
Com informações do pesquisador Bruno Rafael Gueiros Um estudo internacional elaborado por equipes de pesquisa de 14...
Um bom dia, repleto de Axé!
Fim de ano é um terreno fértil para duas coisas perigosas: a cobrança e a fantasia. De um lado, você com as suas dores reais. Do outro, um mundo inteiro...
Fim de ano é um terreno fértil para duas coisas perigosas: a cobrança e a fantasia. De um lado, você com as suas...
Exposição Interdisciplinar 2025.2
Produções dos alunos de Fotografia e Jornalismo A Unicap convida você para conhecer uma mostra que conecta imagem, narrativa e olhar criativo. Venha...
Produções dos alunos de Fotografia e Jornalismo A Unicap convida você para conhecer uma mostra que conecta imagem,...





