Covid-19 põe em evidência Velhofobia no Brasil - Unicap
Título Notícias
Notícias

Covid-19 põe em evidência Velhofobia no Brasil
O Brasil é o 56° país no ranking de melhores países para envelhecer. A Velhofobia existe no Brasil e com a pandemia, sua face mais perversa foi escancarada.
Além dos discursos velhofóbicos de empresários e políticos brasileiros, o Disque 100, canal que recebe denúncias de violações de Direitos Humanos, constatou que as notificações quintuplicaram desde o início do isolamento social.
Nem todos encontram paz e acolhimento em sua moradia. Com a necessidade de estarem confinados, pessoas vulneráveis acabam passando mais tempo com seus agressores e essa é a realidade de muitos idosos no Brasil. Em alguns casos, os principais suspeitos de cometer agressões são os filhos e netos da vítima. Agredidos fisicamente e psicologicamente pelos familiares, estes idosos, muitas vezes não têm outro lugar para ir, ou outros parentes não querem receber um idoso em casa. Assim também pensam os empresários e políticos, que vão contra o isolamento social, com foco na economia e no dinheiro acima das vidas.
Discursos comumente proferidos como “O problema é que tem mais de 70 anos” ou “Tem alguma doença”, evidenciam a velhofobia. Essa, foi uma das frases usadas para impulsionar a quebra do isolamento para fins lucrativos, afirmando que pessoas de grupo de risco iriam, sim, morrer, mas apenas por acaso, pois ” quem tem que morrer vai morrer”, sem a preocupação do direito primordial que é o direito a vida.
Também é importante ressaltar que os jovens que devem trabalhar para que a economia não pare, moram com seus pais e avós, pessoas mais fortemente atingidas pelo vírus, e, por mais que continuem isoladas em casa, terão contato em algum momento com aqueles que foram ao trabalho. A vidas desses idosos importa.
Para entender mais sobre os direitos do idoso, conheça o Estatuto do Idoso.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
Latim para iniciantes 2026.1
Este curso de extensão, promovido pelo Instituto Humanitas Unicap, tem como objetivo introduzir no estudo da língua latina, no propósito de atender as...
Este curso de extensão, promovido pelo Instituto Humanitas Unicap, tem como objetivo introduzir no estudo da língua...
Jornada Comunitária debate cenários e desafios do ensino superior
A palestra “Cenários do ensino superior e os desafios do novo Marco Regulatório” fez parte da programação da Jornada Unicap Comunitária, evento voltado à...
A palestra “Cenários do ensino superior e os desafios do novo Marco Regulatório” fez parte da programação da Jornada...
PPGD - Resultado do Edital do PDSE – 2ª Chamada
O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o resultado da seleção para o PSDE - 2ª chamada. Resultado: (Clicar aqui) Informações:...
O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o resultado da seleção para o PSDE - 2ª chamada. ...





