Convento de São Francisco de Portas Abertas ao público - Unicap

Título Notícias

null Convento de São Francisco de Portas Abertas ao público

Publicado Por: Daniel França

Em ação inédita, o local que abriga a primeira biblioteca pública e o maior conjunto de azulejos portugueses do Estado dos séculos XVI e XVII e vai promover visitas guiadas a ambientes pouco conhecidos do público neste domingo (29), das 9h às 16h.

Quem passar pelo Sítio Histórico de Olinda neste domingo (29) vai poder conhecer os detalhes de um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos e culturais do Brasil colonial. O Convento de São Francisco localizado na Cidade Alta, o primeiro convento franciscano do país, vai promover uma série de visitas guiadas abertas ao público. São ambientes pouco conhecidos ou não visitados pelos turistas, a exemplo da clausura dos frades.

O roteiro passa pela Sala dos Capítulos, altar criado em 1585 e o único ambiente do Convento que resistiu intacto ao incêndio provocado pelos holandeses durante os conflitos com os portugueses. A obra foi instalada apenas 50 anos após a fundação de Olinda.

Os visitantes conhecerão ainda o maior painel de azulejos portugueses de Pernambuco datados dos séculos XVI e XVII. São peças do estilo religioso e florais que trazem uma curiosidade única no mundo: a pintura da circuncisão de Jesus Cristo. “Por ser uma prática judaica, foi proibida durante muito tempo nos templos católicos, sendo esse o único painel em azulejo de que se tem notícia”, explica o Guardião do Convento Frei César Lindemberg.

Outro ponto a ser mostrado será a biblioteca, a primeira biblioteca pública de Pernambuco. Também durante a invasão holandesa, foi queimada em 1631 sendo reconstruída pelos frades alemães a partir de uma releitura da biblioteca franciscana de Salvador. Há poucos meses, o acervo passou por um processo de limpeza e catalogação dos livros. O projeto contou com apoio do Consulado Alemão e da Fundarpe. Quarenta por cento do acervo está escrito em alemão.

O trajeto, que também inclui a clausura e os quartos dos religiosos, será guiado pelos noviços franciscanos de Pernambuco e de outros estados do Nordeste. Durantes os intervalos, eles irão recitar poemas de suas próprias autorias e de escritores pernambucanos consagrados. Os grupos de visitantes serão formados a cada uma hora com agendamentos feitos no local. Haverá ainda a venda de doces, salgados, bolos e geleias produzidas pelos religiosos.

O roteiro prevê ainda a ida à fonte de água localizada no quintal do Convento, uma área de cerca de três hectares pouco conhecida do público na qual será construído o Parque das Religiões, museu a céu aberto com proposta educativa e de diálogo inter-religioso fruto de parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).    

A dinâmica das visitas vai ser a seguinte: a cada hora, um percurso completo com subida à clausura, onde ficam quartos e a biblioteca. Quem preferir, poderá fazer o trajeto mais curto, de meia hora, somente no térreo do Convento.

Frei César explica que as visitas são uma ação pioneira no Brasil e que a iniciativa faz parte da agenda das comemorações dos 800 anos da fundação da Regra de São Francisco e da criação do presépio. A ideia é promover, pelo menos uma vez por mês, uma atividade diferente no local. “Essa iniciativa tem o objetivo de fazer com que as pessoas conheçam o Convento que abriga um conjunto arquitetônico e cultural que é importante não só para o povo pernambucano, mas para os brasileiros”.

Carnaval – E como a cidade de Olinda já respira Carnaval, a programação não poderia ficar de fora desse clima. O encerramento das visitas, às 16h, será ao som de muito frevo no local.

Serviço
Convento de São Francisco
Rua São Francisco, Nº 280, bairro do Carmo, Olinda.
Visitação: Domingo (29), das 9h às 16h
Visualizações:
416
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

latim_iniciacao_2023.1.jpg

Curso de extensão Iniciação à língua latina

O Instituto Humanitas Unicap, em parceria com a Escola de Educação e Humanidades, oferta o Curso de extensão Iniciação ao Latim: língua latina para...

O Instituto Humanitas Unicap, em parceria com a Escola de Educação e Humanidades, oferta o Curso de extensão...

DAS-INFORMA.jpg

Aditamento FIES referente a 2023.1

Para acessar os aditamentos de renovação do FIES referentes ao primeiro semestre de 2023 clique no  link: https://forms.gle/NYJYNYk34pfHZV6G8

Para acessar os aditamentos de renovação do FIES referentes ao primeiro semestre de 2023 clique no ...

WhatsApp Image 2023-02-07 at 19.43.03.jpeg

Respeito e equilíbrio na pauta da Jornada Comunitária

As aulas só voltam na segunda-feira (13), mas os professores e funcionários já entraram no clima do ano letivo ao participarem da Jornada Comunitária 2023. O...

As aulas só voltam na segunda-feira (13), mas os professores e funcionários já entraram no clima do ano letivo ao...

WhatsApp-Image-2023-02-02-at-13.38.12.jpg

Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação teve projeto aprovado pelo Consulado Geral dos EUA no Recife

O projeto se chama “Escolas contra a desinformação: alfabetização midiática para todos” e é voltado a estudantes, professoras e professores do ensino médio...

O projeto se chama “Escolas contra a desinformação: alfabetização midiática para todos” e é voltado a estudantes,...