Abertura do VI Conbase discute impactos das mudanças climáticas e apresenta projeto de resiliência urbana - Unicap

Título Notícias

Abertura do VI Conbase discute impactos das mudanças climáticas e apresenta projeto de resiliência urbana

Publicado Por: Daniel França

O VI Congresso Nacional de Biotecnologia, Ambiente, Saúde e Educação (Conbase) teve início, ontem (6), no auditório Dom Helder Camara da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) com uma palestra conduzida pelo professor Fábio Pedrosa. Especialista em ciências ambientais, Pedrosa abordou a crescente frequência e gravidade de eventos climáticos extremos no Brasil, ilustrando os impactos das mudanças climáticas em diversas regiões do país, bem como os desafios para a saúde pública e a resiliência urbana.

A apresentação do professor iniciou-se com uma análise detalhada de eventos recentes, como secas e inundações severas em estados como Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Amazonas. Um dos exemplos mais alarmantes destacados foi o recorde histórico de precipitação em Bertioga, litoral paulista, que, entre os dias 18 e 19 de fevereiro de 2024, registrou 683 milímetros de chuva em 24 horas, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “Esse número ultrapassa o recorde anterior de 534,4 milímetros registrado em março de 2022 em Petrópolis (RJ)”, frisou o professor.

Outro dado significativo abordado foi a seca no Rio Negro, afluente do Rio Amazonas, que em outubro atingiu o nível mais baixo já registrado em 121 anos, chegando a 12,7 metros, de acordo com o Porto de Manaus. Este fenômeno, explicou Pedrosa, destaca a variabilidade climática e a crescente imprevisibilidade dos sistemas hídricos, especialmente em áreas de alta vulnerabilidade socioeconômica e ambiental, como as regiões amazônicas.


Pedrosa também trouxe para o debate a definição de “mudança do clima” conforme a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, destacando que as mudanças provocadas pelas atividades humanas estão ampliando a variabilidade natural do clima e gerando efeitos adversos sobre a biodiversidade, os ecossistemas e, em última instância, sobre a saúde e o bem-estar humano. “A adaptação é uma palavra-chave nesse processo. Precisamos nos preparar para condições climáticas e ambientais desfavoráveis que, já se sabe, poderão se intensificar nos próximos anos”, alertou, citando um recente guia do Ministério da Saúde que enfatiza os impactos das mudanças climáticas sobre a saúde da população brasileira.

Citando dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o palestrante alertou que, entre 2030 e 2050, a crise climática deverá ser responsável por 250 mil mortes adicionais anuais em decorrência de desnutrição, malária, diarreia e estresse térmico. Ele lembrou ainda que, até 2030, os serviços de saúde enfrentarão custos anuais de US$ 2 a 4 bilhões para responder aos impactos dessa crise, o que representa um grande desafio para sistemas de saúde em países em desenvolvimento, como o Brasil.


Ao trazer a discussão para o contexto local, Pedrosa pontuou que o Recife está entre as cidades mais vulneráveis às mudanças climáticas, segundo o relatório de 2019 do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC). Entre os riscos críticos, ele listou inundações, deslizamentos, doenças transmissíveis, ondas de calor, seca e o aumento do nível do mar. Essas ameaças, segundo ele, são exacerbadas pelo fato de Pernambuco ter o litoral mais densamente ocupado do Brasil, um fator que coloca a população costeira em constante estado de vulnerabilidade.

O professor também apresentou o conceito de “cidades esponja” e destacou a importância dos manguezais como barreiras naturais contra inundações. “Os manguezais funcionam como esponjas naturais, absorvendo o excesso de água durante enchentes e protegendo as áreas urbanas de impactos mais graves”, explicou Pedrosa, frisando que o Recife, com suas desigualdades socioeconômicas, enfrenta desafios significativos para alcançar uma resiliência urbana eficaz.


No contexto de prevenção e resposta a desastres, foi apresentado o projeto Resil.iô, uma plataforma desenvolvida por estudantes do curso de Sistemas para Internet da Unicap. A ferramenta busca auxiliar cidadãos e equipes de defesa civil na gestão de riscos e desastres, promovendo um sistema de resiliência comunitária. A plataforma permite o mapeamento de rotas de fuga, abrigos e pontos de coleta de doações, além de incluir um botão de pânico que aciona os serviços de emergência em situações de violência ou desastre. “A ideia é integrar a população e as autoridades em uma rede digital de proteção e suporte que contribua para a segurança e o bem-estar das comunidades”, afirmou o aluno Anderson Marinho.


A cerimônia de abertura do VI Conbase contou ainda com uma mesa de autoridades acadêmicas:

1. Vice-reitor e reitor em exercício Prof. Dr. Pe. Delmar Araujo Cardoso.
2. Profª Drª Fabiana Oliveira dos Santos Gomes, representando o assessor da Escola de Saúde e Ciências da Vida.
3. Prof. Dr. Sérgio Mendonça, coordenador do curso de Ciências Biológicas.
4. Profª Drª Juliana Moura de Luna, coordenadora do Conbase.

Visualizações:
131
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

4º Concurso SOS OCEANOS VOTAC¸A~O 2024 copiar.jpg

4º Concurso de Fotografia SOS OCEANOS

Votação Concurso SOS Oceanos  De 02 a 08 de dezembro 2 Premiações: Fotografia que tiver mais curtidas no Facebook. Fotografia escolhida pelo júri...

Votação Concurso SOS Oceanos  De 02 a 08 de dezembro 2 Premiações: Fotografia que tiver mais curtidas no...

WhatsApp Image 2024-12-02 at 13.51.52.jpeg

Aniversariantes do Mês de Dezembro 

Parabéns!

Parabéns!

Artigo DP Gustavo em PDF.png

Militares e política na democracia

O Coordenador do Módulo Jean Monnet EURODEM publicou no Diário de Pernambuco um artigo defendendo a mudança da Constituição para aperfeiçoar as instituições...

O Coordenador do Módulo Jean Monnet EURODEM publicou no Diário de Pernambuco um artigo defendendo a mudança da...

WhatsApp Image 2024-11-30 at 07.35.16.jpeg

PPGCL - I Seminário de Pesquisa e Autoavaliação do PPGCL

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem divulga o I Seminário de Pesquisa e Autoavaliação do PPGCL. Dias: 02 e 03/12/2024 Programação:...

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem divulga o I Seminário de Pesquisa e Autoavaliação do PPGCL....