Católica vence Hacker Cidadão com app para mudanças climáticas - Unicap

Título Notícias

Católica vence Hacker Cidadão com app para mudanças climáticas

Publicado Por: Daniel França

Uma equipe de estudantes da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) venceu o Hacker Cidadão 11.0, promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife. O evento, que teve como tema “Transformando Desafios Climáticos em Oportunidades”, desafiou os participantes a desenvolver soluções inteligentes e práticas para questões climáticas. Eles tiveram 48 horas para criar tudo.


A equipe vencedora, composta por alunos do curso de Sistemas para Internet, conquistou o primeiro lugar no Desafio 03 - Rede Comunitária de Resiliência Climática, com o aplicativo Resil.IO. Os membros do time são: Bruna Oliveira, Anderson Marinho, Beatriz Martins, Arthur Levy e Mateus Santiago, todos do 2º período. Embora o edital do Hackathon permitisse a participação de apenas seis integrantes, o projeto inicial contou com a colaboração de Diego Ricardo Amaral, do 10º período de Direito. O time ganhou R$ 10 mil para seguir desenvolvendo o produto.



A participação da Unicap foi viabilizada pela intermediação do coordenador do curso de Jogos Digitais, Breno Carvalho, que fez o contato com a Prefeitura do Recife e integra o Laboratório de Inovação para Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (Limcs). A mobilização da equipe foi realizada pela professora Paloma Saldanha, da disciplina de Direito Digital, que leciona no curso de Sistemas para Internet. O Limcs, vinculado ao Instituto Humanitas, destaca-se pelo seu caráter interdisciplinar.


Diego Amaral trabalhou na elaboração de uma cartilha que serviu de base para o projeto do App. “A gente tem trabalhado justamente resiliência comunitária, educação transformadora, e acho que tudo isso foi uma concretização. Percebi que a minha cartilha fez a diferença pra alguém, uma sementinha que seja.”

Anderson Marinho explica que o aplicativo disponibiliza uma rede de rota de fuga, botão de pânico, disparo de localização preciso que pode ser usado em caso de a pessoa estar soterrada ou ilhada. As informações foram trabalhadas a partir do banco de dados do Limcs coletados em comunidades da periferia do Recife localizadas em áreas de risco.  

O estudante destacou a importância da união do grupo. “Todo mundo trabalhou junto, com muita parceria, desde o começo. E isso também foi essencial para gente chegar no primeiro lugar. A maioria dos que estavam nesse grupo vem de uma origem mais humilde, vem de comunidade. E aí a gente pensa, poxa, a gente nasceu no Alto Santa Terezinha, San Martin, em Tejipió. E agora a gente vai, daqui a uns meses, estar com as pessoas mais poderosas do mundo discutindo o futuro do planeta. É muito emocionante,” disse ele ao se referir ao encontro do G20, que vai ser realizado em novembro, no Rio de Janeiro.



A professora Cynthia Suassuna, envolvida no projeto do Limcs, comemorou a vitória. “Essa conquista realmente é um marco de todo esse trabalho que vem sendo feito desde 2022, quando foi lançado o laboratório que estuda essa problemática das mudanças climáticas e os impactos sociais e trabalha com pesquisa, com extensão e pós-graduação. A gente está vendo que isso vai cada vez mais firmar esse caráter interdisciplinar do nosso laboratório e a necessidade de envolver cada vez mais outros cursos nesse trabalho e tenha soluções para as mudanças climáticas a partir da Universidade.”

O professor Fábio Pedrosa, que atuou na mentoria do grupo durante a maratona de ideação, também ressaltou a importância da vitória. “Conseguimos sensibilizar, entusiasmar alunos de várias escolas extremamente capazes, mostrando a qualidade. É uma vitória para um laboratório que tem menos de dois anos e é voltado para o Recife, uma região metropolitana tão vulnerável socialmente. O Brasil é um dos cinco países mais desiguais do mundo. E nesse país que é um dos cinco mais desiguais do mundo, o Recife é a segunda capital mais desigual. Então potencializa essa questão. Nós somos uma das capitais mais pobres do Brasil, e realmente essa questão, dependendo do seu CEP, do seu código postal, uma chuva de 50 milímetros pode trazer um incômodo, um desconforto, ou ela pode ameaçar a sua vida, depende de onde você mora.”

Visualizações:
1100
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2025-07-10 at 22.55.28.jpeg

Último encontro na disciplina "História e Estética da Fotografia e do Audiovisual"

Ontem, 10 de julho, o professor ´Pedro Severien encerrou sua disciplina História e Estética da Fotografia e do Audiovisual, na Especialização As...

Ontem, 10 de julho, o professor ´Pedro Severien encerrou sua disciplina História e Estética da Fotografia e do...

WhatsApp Image 2025-07-10 at 13.31.25 (1).jpeg

Estudantes apresentam projetos inovadores na 5ª edição da Criatech, sediada na Unicap

Cerca de 80 jovens em formação profissional apresentaram projetos de empresas simuladas durante a 5ª edição da Criatech.  O evento é promovido pelo...

Cerca de 80 jovens em formação profissional apresentaram projetos de empresas simuladas durante a 5ª edição da...

filosofia_deficiencia.jpg

Filosofia da deficiência

O livro que ora se publica é um compilado de alguns dos principais textos da atualidade sobre filosofia da deficiência, composto por...

O livro que ora se publica é um compilado de alguns dos principais textos da atualidade...

VITOR00001.jpg

Registros do semestre: Linguagem Fotográfica II

Ao longo do semestre, os alunos da disciplina Linguagem Fotográfica II, conduzida pela professora Renata Victor, vivenciaram experiências que uniram teoria e...

Ao longo do semestre, os alunos da disciplina Linguagem Fotográfica II, conduzida pela professora Renata Victor,...