Unicap celebra 10 anos do pontificado de Francisco - Unicap
Título Notícias
Notícias

Unicap celebra 10 anos do pontificado de Francisco
Os dez anos do pontificado do Papa Francisco foram celebrados em todo o mundo e a Unicap não ficou de fora desse dia histórico. Um momento de oração reuniu, na tarde desta segunda (13), no auditório G1, alunos e professores dos cursos de Teologia e Filosofia para um evento chamado de “Momento Orante”.
Participaram como palestrantes o Reitor Padre Pedro Rubens; o Pró-reitor Comunitário e de Extensão, Padre Delmar Cardoso; além dos professores de Teologia, Padre Pedro Igor; e de Ciências da Religião, Gilbraz Aragão.

Padre Pedro iniciou a sua participação contando que recebeu uma ligação do amigo José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano. Durante a conversa Padre Pedro perguntou como seria o dia (de hoje) no Vaticano. “Ele respondeu em uma só palavra: festa”.
Ainda durante a sua fala, Padre Pedro relembrou que o Papa Francisco é o primeiro Papa ordenado padre depois do Concílio Vaticano II. “Ele é filho do Concílio”, disse ele mencionando que a pastoralidade elaborada durante o Concílio fez surgir um jeito novo da Igreja.

O Reitor ainda falou sobre a trajetória de Bergolio a frente da Arquidiocese de Buenos Aires, marcada pelo diálogo. Ele também destacou os ensinamentos da encíclica Laudato Si' e a contribuição do pontífice enquanto liderança mundial. “Ele não é somente um líder religioso, mas um Chefe de Estado. Uma liderança atual que fala com coerência entre palavras e ações, e com gestos bem tocantes”.
Na sequência foi a vez de Padre Delmar, que abordou as questões humanistas da atualidade no pontificado. Ele fez uma análise da transição do pontificado, desde a renúncia de Bento XVI até a escolha de Francisco. “Ele foi revolucionário porque num mundo onde muitos se agarram ao poder, ele se apegou a Cristo e à Igreja, não voltando a uma vida privada”, disse ao analisar o gesto de Bento XVI.
Delmar defendeu que o humanismo considera um ser de relação e em relação. “O ser humano não é solitário e sim solidário. Ele faz parte de um corpo, de uma rede. Então quando Bento renuncia, ele mostra questões humanas”. Sobre o humanismo de Francisco, Delmar pontuou que “ele se faz presente na Ecologia Integral, na redescoberta e reconstrução da comunidade. A partir dos pobres, pequenos e excluídos e de que tudo está interligado”.

A ligação de Francisco com o Concílio Vaticano II voltou a ser analisada pelo Padre Pedro Igor. Para ele, o pontífice faz parte de um projeto maior de reforma iniciado no Concílio. “A intenção do Papa não é produzir temas teológicos e sim traduzi-los de forma inclusiva. A Reforma é uma redescoberta da natureza missionária da Igreja. Sair de si mesmo, romper as estruturas para evangelizar”.
O diálogo interreligioso foi destacado por Gilbraz Aragão desde os tempos de Bergolio na Arquidiocese de Buenos Aires. “Ele tem a convicção de que o outro tem algo de bom a oferecer”. Outra marca do perfil de tolerância a outras manifestações de fé, segundo Gilbraz, pode ser constada na encíclica Fratelli Tutti.
Gilbraz relembrou ainda os protestos de fundamentalistas religiosos católicos em oposição a outras religiões no Vaticano e os resultados do Congresso de Líderes Religiosos, que produziu ações voltadas ao incentivo ao convívio com o pluralismo religioso. “Liberdade religiosa é um direito concreto, irremediável e sem retorno. Sempre vamos caminhar juntos, esse é o caminho do diálogo. A construção de um povo que se harmoniza dentro das diferenças”, pontuou Gilbraz.
Ele finalizou a sua fala mencionando o Parque das Religiões que vai ser construído no Convento de São Francisco em Olinda. “Será um jardim para meditação sobre a mística, sítio alegre, acolhedor das pessoas e promotor da justiça socioambiental. Estamos nos caminhos de Francisco!"
Ao final do evento, seminaristas entoaram cânticos intercalados com orações.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
Nota de repúdio e solidariedade
O Instituto Humanitas Unicap (IHU) e a Cátedra Dom Helder Camara de Direitos Humanos vêm a público expressar profunda consternação e indignação frente à...
O Instituto Humanitas Unicap (IHU) e a Cátedra Dom Helder Camara de Direitos Humanos vêm a público expressar profunda...
18ª Semana da Consciência Negra
De 3 a 5 de novembro de 2025 População Negra: Identidade, Antirracismo e Territórios na Busca por Justiça e Políticas Públicas Venha participar de...
De 3 a 5 de novembro de 2025 População Negra: Identidade, Antirracismo e Territórios na Busca por Justiça e...
Fiquem Atentos(as) - Vem aí o 14° Fotovídeo
Atenção para a Mostra de Vídeo, dedicada às produções realizadas por estudantes de faculdades e universidades, cursos de Comunicação. A curadoria deste ano é...
Atenção para a Mostra de Vídeo, dedicada às produções realizadas por estudantes de faculdades e universidades, cursos...
Semana da Consciência Negra da Unicap: evento completa 18 anos e debate a identidade e...
Com o tema “População negra: identidade, antirracismo e territórios na busca por justiça e políticas públicas” a 18ª Semana da Consciência Negra da Unicap...
Com o tema “População negra: identidade, antirracismo e territórios na busca por justiça e políticas públicas” a 18ª...





