Unicap celebra 10 anos do pontificado de Francisco - Unicap
Título Notícias
Notícias
null Unicap celebra 10 anos do pontificado de Francisco

Unicap celebra 10 anos do pontificado de Francisco
Os dez anos do pontificado do Papa Francisco foram celebrados em todo o mundo e a Unicap não ficou de fora desse dia histórico. Um momento de oração reuniu, na tarde desta segunda (13), no auditório G1, alunos e professores dos cursos de Teologia e Filosofia para um evento chamado de “Momento Orante”.
Participaram como palestrantes o Reitor Padre Pedro Rubens; o Pró-reitor Comunitário e de Extensão, Padre Delmar Cardoso; além dos professores de Teologia, Padre Pedro Igor; e de Ciências da Religião, Gilbraz Aragão.
Padre Pedro iniciou a sua participação contando que recebeu uma ligação do amigo José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano. Durante a conversa Padre Pedro perguntou como seria o dia (de hoje) no Vaticano. “Ele respondeu em uma só palavra: festa”.
Ainda durante a sua fala, Padre Pedro relembrou que o Papa Francisco é o primeiro Papa ordenado padre depois do Concílio Vaticano II. “Ele é filho do Concílio”, disse ele mencionando que a pastoralidade elaborada durante o Concílio fez surgir um jeito novo da Igreja.
O Reitor ainda falou sobre a trajetória de Bergolio a frente da Arquidiocese de Buenos Aires, marcada pelo diálogo. Ele também destacou os ensinamentos da encíclica Laudato Si' e a contribuição do pontífice enquanto liderança mundial. “Ele não é somente um líder religioso, mas um Chefe de Estado. Uma liderança atual que fala com coerência entre palavras e ações, e com gestos bem tocantes”.
Na sequência foi a vez de Padre Delmar, que abordou as questões humanistas da atualidade no pontificado. Ele fez uma análise da transição do pontificado, desde a renúncia de Bento XVI até a escolha de Francisco. “Ele foi revolucionário porque num mundo onde muitos se agarram ao poder, ele se apegou a Cristo e à Igreja, não voltando a uma vida privada”, disse ao analisar o gesto de Bento XVI.
Delmar defendeu que o humanismo considera um ser de relação e em relação. “O ser humano não é solitário e sim solidário. Ele faz parte de um corpo, de uma rede. Então quando Bento renuncia, ele mostra questões humanas”. Sobre o humanismo de Francisco, Delmar pontuou que “ele se faz presente na Ecologia Integral, na redescoberta e reconstrução da comunidade. A partir dos pobres, pequenos e excluídos e de que tudo está interligado”.
A ligação de Francisco com o Concílio Vaticano II voltou a ser analisada pelo Padre Pedro Igor. Para ele, o pontífice faz parte de um projeto maior de reforma iniciado no Concílio. “A intenção do Papa não é produzir temas teológicos e sim traduzi-los de forma inclusiva. A Reforma é uma redescoberta da natureza missionária da Igreja. Sair de si mesmo, romper as estruturas para evangelizar”.
O diálogo interreligioso foi destacado por Gilbraz Aragão desde os tempos de Bergolio na Arquidiocese de Buenos Aires. “Ele tem a convicção de que o outro tem algo de bom a oferecer”. Outra marca do perfil de tolerância a outras manifestações de fé, segundo Gilbraz, pode ser constada na encíclica Fratelli Tutti.
Gilbraz relembrou ainda os protestos de fundamentalistas religiosos católicos em oposição a outras religiões no Vaticano e os resultados do Congresso de Líderes Religiosos, que produziu ações voltadas ao incentivo ao convívio com o pluralismo religioso. “Liberdade religiosa é um direito concreto, irremediável e sem retorno. Sempre vamos caminhar juntos, esse é o caminho do diálogo. A construção de um povo que se harmoniza dentro das diferenças”, pontuou Gilbraz.
Ele finalizou a sua fala mencionando o Parque das Religiões que vai ser construído no Convento de São Francisco em Olinda. “Será um jardim para meditação sobre a mística, sítio alegre, acolhedor das pessoas e promotor da justiça socioambiental. Estamos nos caminhos de Francisco!"
Ao final do evento, seminaristas entoaram cânticos intercalados com orações.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias

PPGTEO - Comunicado do Resultado da Seleção das Bolsas Jesuítas
O Programa de Pós-graduação em Teologia informa que devido a quantidade de documentação, que deverá ser analisada, o resultado da seleção para Bolsas deverá...
O Programa de Pós-graduação em Teologia informa que devido a quantidade de documentação, que deverá ser analisada, o...
.jpeg/e2f01948-51ba-95a8-7c27-cf24240441a4)
Dia Internacional da Síndrome de Down
Hoje (21), que se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down, teve uma manhã de muita diversão para os(as) jovens participantes do curso de...
Hoje (21), que se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down, teve uma manhã de muita diversão para os(as)...

Cine Unicap apresenta Madame Satã
Madame Satã, lançado em 2002, é o longa de estreia de Karim Aïnouz (1966), cineasta brasileiro radicado nos Estados Unidos. O longa marca o lançamento no...
Madame Satã, lançado em 2002, é o longa de estreia de Karim Aïnouz (1966), cineasta brasileiro radicado nos Estados...

PPGCL - Edital de Bolsas - Resultado
O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem informa os selecionados para Bolsas da CAPES/PROSUC. Resultado: (Clicar aqui) Obs.: Informamos que os...
O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem informa os selecionados para Bolsas da CAPES/PROSUC. Resultado:...