Serviço Social - Bacharelado

Conceito do Curso : Conceito 4 (Muito bom), em 2014 - MEC I Conceito 3 (Suficiente), Enade em 2016

Grau:

Bacharelado

Carga Horária:

3.120 horas

Turno Oferecido:

Noite

Forma de Ingresso:

Coordenação: Profa. Dra. Sandra Carla Pereira de Lima França
email: sandra.lima@unicap.br

Bloco G – 5º andar – sala 503 – fones: (81) 2119-4244
(81) 2119-4173

1. Objetivo do Curso

Formar profissionais capacitados para a formulação, gestão, execução, monitoramento e avaliação de propostas interventivas nas expressões da questão social com qualidade teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa nos diversos campos sócio-ocupacionais.

Reconhecimento: Decreto nº 82.523, de 30.10.1978. Publicação: DOU, 31.10.1978

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Lei nº 10.861, 14.04.2004)

Duração do curso: 08 períodos, no mínimo; 14 períodos, no máximo.

Créditos: 196, sendo 192 créditos obrigatórios e 04 eletivos

Metodologia

O curso de Serviço Social da Unicap privilegia a participação ativa do aluno/a na construção do conhecimento e na integração entre os conteúdos. Neste sentido, se propõe a efetivar a interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Entende-se, portanto, como imprescindíveis para a formação do assistente social as seguintes diretrizes metodológicas:

  • Promover a articulação entre os componentes da estrutura curricular do curso do primeiro ao último semestre;
  • Executar atividades extraclasse como forma de, na execução de trabalhos e outras práticas, fortalecer os conteúdos abordados nas aulas;
  • Oferecer aos alunos/as, continuamente e de forma transversal nas disciplinas, elementos para uma ampla compreensão teórica conceitual dos fundamentos do Serviço Social;
  • Propiciar atividades que articulem o ensino, a pesquisa e a extensão;
  • Incentivar a participação permanente do aluno/a em eventos acadêmicos, científicos e profissionais desde o início de sua formação;
  • Priorizar a avaliação continuada do desempenho de ensino-aprendizagem ao longo de cada período, por meio da promoção de múltiplas atividades, teóricas e práticas, capazes de antecipar o dinamismo do mercado de trabalho;
  • Propiciar a interação entre academia e mercado de trabalho, através de palestras, visitas técnicas, estágio, iniciação científica, monitoria e atividades complementares;
  • Permitir a flexibilidade curricular com escolha livre dos alunos/as, tanto em relação as eletivas do curso, quanto no que se refere as atividades complementares.

Perfil Profissional

O/a assistente social formado/a pela Unicap é preparado para atuar no enfrentamento das expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção profissional junto aos usuários do Serviço Social no contexto histórico e político das relações sociais que perpassam o seu campo de atuação.

No que se refere às competências e habilidades, o curso visa proporcionar um rigoroso conteúdo de dimensão teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa para que o egresso tenha capacidade para:

  • Compreender o significado social da profissão e de seu desenvolvimento sóciohistórico nos cenários internacional e nacional;
  • Compreender os princípios éticos e a dimensão política e pedagógica da profissão;
  • Conhecer a teoria social crítica como perspectiva teórica hegemônica do Serviço Social e identificar/refletir sobre as categorias teóricas que perpassam o movimento da realidade social enquanto campo de atuação do Serviço Social;
  • Identificar as demandas socioinstitucionais;
  • Construir respostas profissionais às expressões da questão social;
  • Elaborar, implementar, monitorar e avaliar planos, programas e projetos na área social;
  • Viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais e comunitárias;
  • Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
  • Elaborar e desenvolver pesquisas científicas na área social;
  • Formular e implementar políticas sociais;
  • Prestar assessoria e consultoria no âmbito social;
  • Orientar a população para a defesa de seus direitos sociais;
  • Executar o conjunto dos instrumentais técnico-operativos do Serviço Social.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Supervisionado Curricular

O estágio curricular supervisionado é uma atividade de articulação entre a teoria e a prática, que se configura a partir da inserção do aluno/a no espaço institucional com o objetivo de capacitá-lo para o exercício profissional.

O estágio nos cursos de graduação da Unicap é um componente curricular obrigatório, constituinte e implementador do perfil do formando para a integralidade curricular e a consolidação das formações acadêmica e profissional. A atividade deve estar em consonância com as prerrogativas da Lei 11.788 de 25/09/2008 – Lei de Estágio e das normas do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicap.

No âmbito do Serviço Social na Unicap é necessária também a consonância com as específicas determinações das Diretrizes Curriculares para a Formação Profissional em Serviço Social (1996), da Lei de Regulamentação da Profissão (1993), da Resolução 533 de 29/09/2008 do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e da Política Nacional de Estágio em Serviço Social – PNE (2010) da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).

O estágio curricular supervisionado em Serviço Social se materializa através de um processo didático-pedagógico, uma atividade teórico-prática na qual os/as estudantes são capacitados nas dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa para o futuro exercício profissional. O seu cumprimento deve ter como base o Projeto de Formação Profissional do Serviço Social no Brasil e os valores ético-políticos explicitados no Código de Ética Profissional do Serviço Social (1993).

O estágio curricular supervisionado no curso poderá ser desenvolvido através das modalidades curricular obrigatório, componente da matriz curricular do curso, cuja carga horária deverá ser cumprida integralmente pelo aluno/a; e curricular não-obrigatório, tendo caráter de atividade opcional.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é componente curricular obrigatório, constituído por um trabalho monográfico a ser desenvolvido, individualmente ou em grupo, realizado sob a orientação docente e avaliado por uma banca examinadora formada pelo professor orientador e pelo professor examinador.

Consiste em um momento de síntese do processo de formação profissional. É um trabalho original, resultante de indagações e desdobramentos dos componentes curriculares gerado, conforme recomendação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), a partir da experiência de estágio curricular obrigatório e com base em pesquisa científica, cabendo reflexão teórica e/ou pesquisa de campo, sobre tema pertinente à área de estudo do curso, como forma de reunir e consolidar os conteúdos abordados durante o mesmo. Esse processo realiza-se dentro dos padrões e exigências metodológicas constante no documento "Normas e Orientações para Elaboração do Projeto de Monografia e da Monografia" definido pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso como base nas normas da ABNT.

Atividades de Extensão

A Unicap concebe a extensão como prática acadêmica e social que efetiva a mediação entre a universidade e a sociedade. O curso de Serviço Social desenvolve, de forma regular, projetos e cursos de extensão. Em 2013.2 foram oferecidos os seguintes cursos: (1) Entendendo as contradições presentes nas relações sociais de gênero e raça e (2) Política de Assistência Social. Em 2015.1, 2015.2 e 2016.1 foi oferecido o curso Formação política e participação social.

Foram também desenvolvidos os seguintes projetos de extensão: Jovens (in)formados, cidadãos preparados (2012/2013), Integrando conhecimento e promovendo ações de cidadania (2013 a 2015) e Educação e cidadania (2016/2017.1), sendo os dois últimos realizados com o apoio da Fundação Antônio dos Santos Abranches – FASA/Unicap.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

 Avaliação Institucional

 Avaliação do/a aluno/a

 O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da Unicap


O Curso tem a sua disposição o laboratório de informática localizado na Coordenação de Tecnologia da Informação e os computadores da Biblioteca Central.