Publicidade e Propaganda - Bacharelado

Reconhecimento : Portaria MEC nº 2.653, de 27.07.2005

Grau:

Bacharelado

Carga Horária:

3.000 horas (Currículo 32.B.1)

Turno Oferecido:

Manhã

Forma de Ingresso:

Profª. Thelma Lúcia Guerra Álvares
Telefone: 2119 – 4223
Email: thelma.guerra@unicap.br

1. Objetivo do curso

Formar o publicitário de modo a permitir seu ingresso no campo profissional  em condições de interagir com o meio social, guiado por princípios éticos, consciência de cidadania,  senso crítico, aptidão para a investigação científica  e capacidade de lidar com os referenciais teóricos e técnicos de modo responsável sem perder de vista a relevância de seu papel profissional no contexto sócio-político. 

Reconhecimento: Portaria MEC nº 2.653, de 27.07.2005, publicada no DOU em 28.07.2005

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Lei nº 10.861, 14.04.2004)

Duração do curso: 8 períodos, mínimo; 14 períodos, máximo

Créditos: 176 obrigatórios e 16 eletivos

Perfil Profissional

O publicitário estará apto para planejar, criar, produzir, difundir e gerir a comunicação publicitária, promover ações promocionais e de incentivo, atividades de marketing, venda pessoal e identidade corporativa, e realizar assessoria publicitária e de informação. Além disso, poderá desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: MBA, especialização, mestrado e doutorado.

Mercado de Trabalho

O profissional de Publicidade e Propaganda, mediante conhecimentos e domínio de técnicas e instrumentos eficazes, tem como campo de atuação as agências de publicidade, produtoras de vídeo e áudio, emissoras de rádio e televisão, jornais, editoras, revistas, assessorias de comunicação e marketing e empresas anunciantes públicas, privadas e do terceiro setor. 

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Publicidade e Propaganda será cumprido mediante a elaboração de trabalho, que pode ser nas modalidades Campanha, Produto Publicitário (pesquisa de mercado, pesquisa de tendência, documentário, produto gráfico - cartilha e revista) e Monografia e obedecerá às Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-Culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

 

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestre.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

 

- Avaliação Institucional - a UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

- Avaliação do Aluno - a avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

- Regime de Aprovação - o regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.


Laboratórios

O Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda dispõe de uma infraestrutura moderna de laboratórios de produção gráfica, de fotografia, áudio, vídeo, laboratório de redação/mídia, agência experimental e sala multiuso.

Bloco Andar Sala Nome Área (m²)
A 404 Aê! – Agência Experimental de Publicidade e Propaganda  
A 405 Laboratório de Planejamento Visual Gráfico  
A 406 Laboratório de Planejamento Visual Gráfico  
A 407 Laboratório de Planejamento Visual Gráfico  
A 410 Laboratório de Áudio

Laboratório Web-Jornalismo

85,00
A 504 Laboratório TV  
A 505 Laboratório de Rádio 23,97
A 506 Laboratório de Redação 23,00
A 507 Laboratório de Redação 27,00
A 508 Laboratório de Redação 42,00
A 509 Laboratório de Redação 54,00
A 510 Sala Multiuso 78,85
G Térreo 2 Laboratório de Fotografia / Tratamento de Imagem e estúdio 100,93
G 2A Laboratório de Fotografia / Revelação 34,02

 

Além desses laboratórios, o Curso tem a sua disposição os de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.



Currículo 32.B.1 – Manhã. Atualizado 17/06/2021
Lei nº 13.168, de 06 de outubro de 2015.