Publicado Por: Alessandro Douglas

A migração faz parte da história e da formação cultural do Brasil. Mas, mesmo depois de 500 anos, ainda não existem leis eficazes que protejam e acolham os migrantes. Este é o tema do Programa TV Direitos Humanos desta semana.
.
Mediado pela professora e jornalista Andréa Trigueiro, o TVDH contou com a participação de Manoel Moraes, coordenador da Cátedra D. Helder Câmara, André Carneiro Leão, Defensor Público Federal, e João Elton de Jesus, do Instituto Humanitas.
.
O programa foi dividido em três blocos de conversa. Na primeira rodada, o debate sobre Migração e Direitos Humanos, discutiu as problemáticas urgentes. "Nenhum ser humano pode ser considerado ilegal", disse André Carneiro Leão, Defensor Público. Nessa rodada, foi discutida a xenofobia, as diversas realidades dos imigrantes, e a falta de leis para proteção dessas populações.
.
Na segunda rodada, o debate foi sobre o contexto das questões de adaptabilidade dos imigrantes. Muitos migram em busca de melhores condições de trabalho, para fazer intercâmbio, ou até mesmo para fugir de situações de guerra e extrema pobreza. A falta de estratégias nacionais de acolhimento de imigrantes, a importância da existência da criação de políticas públicas e de leis de refúgios, como moradia, trabalho e educação.

Na terceira e última rodada do programa, o debate foi sobre como proteger os migrantes em tempos de Covid-19, discutindo a entrada dessas pessoas no país, garantindo proteção, tanto dos imigrantes como dos brasileiros.
.
Para entender mais sobre o tema desta semana, acesse o canal do YouTube Cátedra Dom Helder, e veja o programa na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=8a6brBNzMYg&feature=youtu.be

Matéria:  Odara Hana / Imagem: Amanda Remigio

 

Gostei.
Compartilhar