Fonoaudiologia - Bacharelado

Reconhecimento : PORTARIA Nº 136, DE 1º DE MARÇO DE 2018

Grau:

Bacharelado

Carga Horária:

3.300 horas

Turno Oferecido:

Noite

Coordenação: Profª Maria Conceição Silveira

1. Objetivos do Curso

O curso de Fonoaudiologia da UNICAP, o primeiro do Norte e Nordeste, tem como objetivo formar Fonoaudiólogos generalistas para o exercício da profissão, preparando-os para serem capazes de avaliar, planejar, gerenciar e intervir na realidade sócio-cultural contemporânea, visando o bem-estar social. O fonoaudiólogo poderá desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.

Secretaria do curso: Bloco B – 7º andar
Fone: (81) 2119-4172

Reconhecimento: Portaria MEC nº 458, de 21.11.1983. Publicação: DOU, 22.11.1983

Duração do curso: 08 períodos, mínimo; 14 períodos, máximo

Créditos: 229 créditos obrigatórios e eletivos

Perfil Profissional

O Fonoaudiólogo terá um perfil humanista, crítico, reflexivo e generalista, sendo capaz de se posicionar criticamente em relação às outras áreas do saber que lhes são afins. Com esse perfil, o fonoaudiólogo estará apto para compreender, analisar e sistematizar teorias dos campos preventivo, clínico-terapêutico, de aperfeiçoamento e de prática fonoaudiológica, prevenindo, avaliando, diagnosticando e tratando os distúrbios nas áreas de linguagem, voz, motricidade oral e audição.

Mercado de Trabalho

A Fonoaudiologia é uma jovem ciência, com mercado de trabalho em expansão. A atuação do fonoaudiólogo abrange escolas, hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas, instituições de atendimento especializado, centros de reabilitação, policlínicas, creches, instituições geriátricas, e empresas, tanto no serviço privado como público.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Curricular Supervisionado

Os Estágios Supervisionados em Fonoaudiologia são desenvolvidos conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação, e realizados na Clínica-escola da UNICAP e em instituições conveniadas.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Social
  • Assistência Fonoaudiológica
  • Assistência Audiológica e Reabilitação Labiríntica
  • Assistência Otorrinolaringológica
  • Grupos de Convivência: Afasia, Gagueira,  Alzeimer, Autismo

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.


Bloco

Andar

Sala

Descrição

Área (m²)

B

6º andar

603A

Laboratório de Audiometria Gabinete A

19,14

B

6º andar

603B

Laboratório de Audiometria Gabinete B

19,14

B

7º andar

718

Laboratório de Equilibriometria e Eletrofisiologia

22,60

B

6º andar

603

Audiologia / Recepção

19,22

B

7º andar

717

Supervisão de Fonoaudiologia

22,60

B

6º andar

604A

Sala de terapia III / Atendimento

8,64

B

6º andar

603N

Sala de terapia IV / Atendimento

6,38

B

6º andar

603O

Sala de terapia IV / Atendimento

6,06

B

6º andar

604B

Sala de terapia III / Atendimento

10,40

B

6º andar

604C

Sala de terapia III / Atendimento

8,64

B

6º andar

604D

Sala de terapia III / Atendimento

10,40

B

6º andar

605E

Sala de terapia II / Atendimento

8,64

B

6º andar

606I

Sala de terapia I / Atendimento

8,64

B

6º andar

606J

Sala de terapia I / Atendimento

10,40

B

6º andar

606L

Sala de terapia I / Atendimento

8,64

B

6º andar

606/M

Sala de terapia I / Atendimento

10,40

B

6º andar

605H

Sala de terapia II / Atendimento

10,40

B

6º andar

605E/F

Sala de terapia II /Observação

5,67

B

6º andar

605G/H

Sala de terapia II /Observação

5,67

B

6º andar

606I/J

Sala de terapia I /Observação

5,67

B

6º andar

606L/M

Sala de terapia I /Observação

5,67

B

6º andar

604

Sala de terapia III / Corredor

9,40

B

6º andar

605

Sala de terapia II /Corredor

9,40

B

6º andar

606

Sala de terapia I / Corredor

9,40

B

7º andar

728

Sala de atendimento Otorrinolaringológico

7,89

Laboratórios de Apoio ao curso de Fonoaudiologia

Bloco

Andar

Sala

Descrição

Área (m²)

J

1º andar

211

Laboratório de Anatomia

60,00

J

1º andar

212

Laboratório de Anatomia

60,00

G4

7º andar

Setor B

Lab. Estudos Multidisciplinares distúrbios linguagem e Lab. de Aquisição e desenvolvimento da linguagem

29,46

Além desses laboratórios, o Curso tem a sua disposição os de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.