Fonoaudiologia - Unicap
Fonoaudiologia - Bacharelado
Reconhecimento : PORTARIA Nº 136, DE 1º DE MARÇO DE 2018
Grau:
BachareladoCarga Horária:
3.300 horasTurno Oferecido:
NoiteCoordenação: Profª Mscª Cristiana Machado da Rosa e Silva Almeida
E-mail: cristiana.machado@unicap.br
1. Objetivos do Curso
O curso de Fonoaudiologia da UNICAP, o primeiro do Norte e Nordeste, tem como objetivo formar Fonoaudiólogos generalistas para o exercício da profissão, preparando-os para serem capazes de avaliar, planejar, gerenciar e intervir na realidade sócio-cultural contemporânea, visando o bem-estar social. O fonoaudiólogo poderá desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.
Secretaria do curso: Bloco B – 7º andar
Fone: (81) 2119-4172
Reconhecimento: Portaria MEC nº 458, de 21.11.1983. Publicação: DOU, 22.11.1983
Duração do curso: 08 períodos, mínimo; 14 períodos, máximo
Créditos: 229 créditos obrigatórios e eletivos
Perfil Profissional
O Fonoaudiólogo terá um perfil humanista, crítico, reflexivo e generalista, sendo capaz de se posicionar criticamente em relação às outras áreas do saber que lhes são afins. Com esse perfil, o fonoaudiólogo estará apto para compreender, analisar e sistematizar teorias dos campos preventivo, clínico-terapêutico, de aperfeiçoamento e de prática fonoaudiológica, prevenindo, avaliando, diagnosticando e tratando os distúrbios nas áreas de linguagem, voz, motricidade oral e audição.
Mercado de Trabalho
A Fonoaudiologia é uma jovem ciência, com mercado de trabalho em expansão. A atuação do fonoaudiólogo abrange escolas, hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas, instituições de atendimento especializado, centros de reabilitação, policlínicas, creches, instituições geriátricas, e empresas, tanto no serviço privado como público.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Estágio Curricular Supervisionado
Os Estágios Supervisionados em Fonoaudiologia são desenvolvidos conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação, e realizados na Clínica-escola da UNICAP e em instituições conveniadas.
Programas de Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
- Cursos, Conferências, Seminários
- Assistência à Saúde
- Assistência Social
- Assistência Fonoaudiológica
- Assistência Audiológica e Reabilitação Labiríntica
- Assistência Otorrinolaringológica
- Grupos de Convivência: Afasia, Gagueira, Alzeimer, Autismo
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
Processos de Avaliação
Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:
Avaliação Institucional
A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.
Avaliação do Aluno
A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.
Regime de Aprovação
O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.
Bloco |
Andar |
Sala |
Descrição |
Área (m²) |
B |
6º andar |
603A |
Laboratório de Audiometria Gabinete A |
19,14 |
B |
6º andar |
603B |
Laboratório de Audiometria Gabinete B |
19,14 |
B |
7º andar |
718 |
Laboratório de Equilibriometria e Eletrofisiologia |
22,60 |
B |
6º andar |
603 |
Audiologia / Recepção |
19,22 |
B |
7º andar |
717 |
Supervisão de Fonoaudiologia |
22,60 |
B |
6º andar |
604A |
Sala de terapia III / Atendimento |
8,64 |
B |
6º andar |
603N |
Sala de terapia IV / Atendimento |
6,38 |
B |
6º andar |
603O |
Sala de terapia IV / Atendimento |
6,06 |
B |
6º andar |
604B |
Sala de terapia III / Atendimento |
10,40 |
B |
6º andar |
604C |
Sala de terapia III / Atendimento |
8,64 |
B |
6º andar |
604D |
Sala de terapia III / Atendimento |
10,40 |
B |
6º andar |
605E |
Sala de terapia II / Atendimento |
8,64 |
B |
6º andar |
606I |
Sala de terapia I / Atendimento |
8,64 |
B |
6º andar |
606J |
Sala de terapia I / Atendimento |
10,40 |
B |
6º andar |
606L |
Sala de terapia I / Atendimento |
8,64 |
B |
6º andar |
606/M |
Sala de terapia I / Atendimento |
10,40 |
B |
6º andar |
605H |
Sala de terapia II / Atendimento |
10,40 |
B |
6º andar |
605E/F |
Sala de terapia II /Observação |
5,67 |
B |
6º andar |
605G/H |
Sala de terapia II /Observação |
5,67 |
B |
6º andar |
606I/J |
Sala de terapia I /Observação |
5,67 |
B |
6º andar |
606L/M |
Sala de terapia I /Observação |
5,67 |
B |
6º andar |
604 |
Sala de terapia III / Corredor |
9,40 |
B |
6º andar |
605 |
Sala de terapia II /Corredor |
9,40 |
B |
6º andar |
606 |
Sala de terapia I / Corredor |
9,40 |
B |
7º andar |
728 |
Sala de atendimento Otorrinolaringológico |
7,89 |
Laboratórios de Apoio ao curso de Fonoaudiologia
Bloco |
Andar |
Sala |
Descrição |
Área (m²) |
J | 1º andar |
211 |
Laboratório de Anatomia | 60,00 |
J | 1º andar |
212 |
Laboratório de Anatomia | 60,00 |
G4 |
7º andar |
Setor B |
Lab. Estudos Multidisciplinares distúrbios linguagem e Lab. de Aquisição e desenvolvimento da linguagem | 29,46 |
Além desses laboratórios, o Curso tem a sua disposição os de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.