Fisioterapia Intensiva

12ª turma : 2021.2

Inscrição:

prorrogada até 12/01/2022

Carga Horária:

360 h/a

Matrícula:

15/01 a 19/01/2022

Coordenação: Prof. Nelson Henrique Lopes de Moraes
Secretaria do curso: Campus da UNICAP – Bloco G4, térreo
Fone: (81) 2119-4134/4344 - WhatsApp: (81) 9.9146-8286
E-mail: especializacao@unicap.br

1. Objetivo do Curso

Capacitar fisioterapeutas ao exercício profissional em regime de terapia intensiva; proporcionar o desenvolvimento do conhecimento teórico e prático no âmbito da terapia intensiva e portanto tornar apto o profissional a realizar análise e aplicações do tratamento fisioterapêutico no paciente clínico e cirúrgico em unidade de terapia intensiva, executar avaliações, monitorização e conhecimento de equipamentos eletromédicos específicos em terapia intensiva, bem como desenvolver o “espírito” de estudo e pesquisa, tão necessários para o crescimento e desenvolvimento científico da humanidade.

Número de vagas: 30
Duração do curso: 14 meses
Dia e horário de aulas: O curso terá duração de 14 meses, com módulos teóricos de 15 e 30 horas/aulas ministradas quinzenalmente, nas sextas de 16:00 às 22:00 h e nos sábados de 8:00 às 12:00 h e de 13:00 às 18:00 h; perfazendo um total de carga horária teórica de 360 horas. 

Obs: Os últimos dois meses destinam-se a entrega dos trabalhos de conclusão de curso.

Previsão de início das aulas:  21/01/2022

Fisioterapeutas

Seleção: Análise da documentação apresentada

Investimento: 

  • Não será cobrada taxa de inscrição

  • 14 parcelas: R$ 672,00 sem reajuste. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula.

Observação: 

  • A Universidade se reserva o direito de não oferecer o curso, se não for preenchido o número mínimo vagas.

 

 


•  Anatomia e Fisiologia aplicada à Terapia intensiva
•  Metodologia Científica
•  Farmacologia em Terapia Intensiva
•  Suporte Ventilatório Básico e VNI
•  Suporte Ventilatório Avançado
•  Avaliação, Monitorização e Inovação Tecnológica em Terapia Intensiva
•  Exames Complementares
•  Fisioterapia Respiratória
•  Noções Básicas de Bioestatística
•  Didática do Ensino Superior
•  Fisioterapia no Paciente Neurocrítico
•  Fisioterapia no Paciente Politraumatizado
•  Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica     
•  Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrico


Dr. André Martins – Graduado em fisioterapia pela UFPE; Doutor em Biologia Aplicada à Saúde; Mestre em Ciências Biológicas, na área de Bioquímica e Química para a Saúde, com ênfase em Neurociência, pela UFPE (2007). Aprimorou seus estudos na UTI do Royal Brompton Hospital no Instituto Britânico do Coração e Pulmão do Imperial College de Londres (2010) e no Centro de Radicais livres e Estresse oxidativo (CROSS) da Universidade de Essex, Inglaterra (2010), Membro da American Association of Pharmaceutical Scientists (AAPS), Associação Brasileira para Pesquisa de Aerossol (BAAR), International Society for Aerosols in Medicine (ISAM), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR). É Membro do conselho Editorial da Journal Respiratory Research e Revisor científico da Experimental and Molecular Pathology (USA), Respiratory Care (USA), Inova Saúde (SC-Brasil), CLINICS (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HC-FMUSP) e Anais da Academia Brasileira de Ciências (ABC).


Dra. Andrezza Lemos - Mestre em Ciências Biológicas pela UFPE, Atualmente é fisioterapeuta do Hospital Agamenon Magalhães e professora da Faculdade Pernambucana de Saúde. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002.2). Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento, UFPE. Mestre em Ciências Biológicas, pelo PPGCB, UFPE. Especialista em UTI neonatal e pediátrica pela ASSOBRAFIR. Atualmente, é fisioterapeuta do Hospital Agamenon Magalhães (SES-PE) e Hospital João Murilo de Oliveira (PE). Tem experiência na área de Fisioterapia Respiratória em UTI adulto, pediátrica e neonatal.

 

Dr. Caio César Araújo Morais, Doutor em Pneumologia pela Universidade de São Paulo (USP)  Mestre em Fisioterapia pela UFPE,-graduado em Fisioterapia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); MBA em Serviços de Saúde e Gestão Hospitalar pela Universidade de Pernambuco (UPE/FCAP); Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva (COFFITO/ASSOBRAFIR), colaborador dos laboratórios MIT / Harvard.

 

Esp. Donato da Silva Braz Júnior, Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE ; Pós-graduado em Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Integral pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP/ Hospital de Câncer de Pernambuco - HCP.

 

Dra. Érica Patrícia Borba de Lira Uchôa - possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal de Pernambuco  e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente é Professora Assistente IV da Universidade Católica de Pernambuco, ministrando as disciplinas de Fisiopatologia clínica em Traumato-ortopedia e Reumatologia, Fisioterapia Aplicada a Traumato-ortopedia, Fisioterapia Aplicada a Vascular, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II e Prática Terapêutica Supervisionada, módulo de Traumato-ortopedia e Reumatologia. 

 

Msc. Glivia Maria Barros Delmondes - Possui graduação em Fisioterapia e Mestrado em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui o Título de Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva pelo COFFITO/ASSOBRAFIR, Membra da Regional de Pernambuco da ASSOBRAFIR. Docente da Universidade Católica de Pernambuco; Coordenadora do serviço de Reabilitação do Hospital Santo Amaro; Doutoranda do programa de Pós Graduação em Hebiatria pela UPE. 

 

Esp. Janaina Cavalcanti Telino - Possui Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO) e Especialização em Administração e Planejamento Escolar (FAFIRE). Atua como Professora, Psicóloga clínica, educacional e organizacional, Orientadora vocacional e Socioeducacional. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia do ensino e da aprendizagem, Psicologia aplicada à administração de empresas, Teorias do comportamento do consumidor e Didática, atuando principalmente com os seguintes temas: psicopedagogia, orientação vocacional, psicologia da família, gestão escolar, avaliação e metodologia do ensino superior.

 

Msc. Jarly Oliveira Santos Almeida -  graduado em Fisioterapia pela Faculdade Integrada do Recife (Estácio-FIR); Pós-graduado em Fisioterapia Intensiva pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pelo COFFITO, Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital UNIMED Recife, Professor da Pós graduação lato-senso em Fisioterapia Intensiva da Universidade de Pernambuco; atuando em pesquisas com ênfase nos temas: Adaptações Fisiológicas ao Esforço, Apneia Obstrutiva do sono e Qualidade do sono.

 

Esp. Nelson Henrique Lopes de Moraes - Especialista em fisioterapia Cardiorrespiratória pela UFPE, coordenador da equipe de fisioterapia da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Getúlio Vargas e professor das disciplinas Fisioterapia em Intensivismo, Fisioterapia Aplicada a Cardiorrespiratória e Prática Supervisionada em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva. Coordenador da Pós Graduação em Fisioterapia Intensiva UNICAP; Professor dos Cursos de Pós Graduação em Fisioterapia em UTI da Universidade Leão Sampaio – Juazeiro do Norte e do Núcleo Avançado de Desenvolvimento – Juazeiro do Norte.

Msc. Rafael Justino da Silva - graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Possui Mestrado profissional em Cuidados Intensivos, atualmente é professor convidado da Faculdade Maurício de Nassau, coordenador de fisioterapia - uti neonatal do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira e fisioterapeuta do Hospital Barão de Lucena. Tem experiência na área de Fisioterapia , com ênfase em FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia em pediatria e neonatologia, desmame em neonatologia, redes, ventilação mecânica neonatal e ventilação mecânica.

 

Msc. Thiago Mucarbel – Fisioterapeuta, graduado pela UFPE, especialista em Reeducação postural Global (RPG) (2005) mestre em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Fisioterapeuta do Hospital das Clínicas de Pernambuco; Tem experiência na área de Fisioterapia , com ênfase em RPG, Traumato-ortopedia e Fisioterapia Intensiva.

 

Valdecir Castor Galindo Filho. Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela UFPE, Mestre em Ciências da Saúde pela UFPE e Doutor em Ciências da Sáude pela UFRN. Professor da Universidade Católica de Pernambuco; Coordenador de Fisioterapia da CONFIARE. Tem experiência na área de Fisioterapia em pacientes portadores de afecções cardiorrespiratórias, incluindo pós-operatório de cirurgia cardíaca, reabilitação cardiometabólica intra-hospitalar e atendimento domiciliar. 

 

Msc. Wildberg Alencar - Graduação em Fisioterapia,  Pós-graduado em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutorado, em andamento, em Bioquímica e Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela ASSOBRAFIR, Consultor Científico e Responsável técnico do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco; Coordenador científico da ASSOBRAFIR/Regional PE; Coordenador de Reabilitação do Hospital da Restauração; Docente na Pós-graduação: Universidade Católica de Pernambuco (disciplinas de fisiologia respiratória, avaliação e monitorização, fisioterapia em cardiologia). Inspirar unidade de Petrolina.

 


  1. Preencher o formulário de inscrição: clique aqui
  2. Imprimir o comprovante de inscrição;
  3. Anexar os documentos abaixo e entregar na Secretaria dos Cursos de Especialização

  • Currículo;
  • Histórico da Graduação;
  • Comprovante de endereço (atualizado);
  • Cópias autenticadas do Diploma de Graduação, Identidade e CPF;
  • Uma foto 3×4;

  • Secretaria dos Cursos de Especialização – Rua Almeida Cunha, 245 – Térreo – Boa Vista – Recife/PE / Fone: (81) 2119.4134.
  • Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 08h às 10h30h, das 14h às 17h e das 18h às 20h30; sábados, das 08h às 11h30.