Física - Licenciatura

Reconhecimento : Decreto 25129, de 25.06.1948

Grau:

Licenciatura Plena

Carga Horária:

2.975 horas

Turno Oferecido:

Noite

Coordenador: Profª. Edjane Cavalcanti

1. Objetivo do Curso

O curso de Física objetiva formar professores que dominem os conhecimentos de Física articulados aos pedagógicos específicos dos ensinos Fundamental e Médio e capacitá-los, também, para o uso das novas tecnologias da comunicação e informação, bem como formar professores-pesquisadores que enfrentem os desafios do ensino da Física na realidade da educação básica e que sejam capazes de continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.

Reconhecimento: Decreto 25129, de 25.06.1948.
Publicação: DOU, 03.07.1948

Duração do curso:  8 períodos, mínimo; 14 períodos, máximo

Créditos: 185 obrigatórios

Perfil Profissional

O Licenciado em Física é um profissional cujo perfil caracteriza-se pela sólida e ampla formação básica que contempla integralmente teoria e prática na construção do conhecimento; compreensão do significado das ciências para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação; capacidade crítica no cultivo e transmissão dos conhecimentos próprios à área; permanente busca do seu aperfeiçoamento profissional; aptidão investigativa voltada para a pesquisa científica e a sensibilidade e responsabilidade social no exercício ético de sua profissão.

Mercado de Trabalho

O profissional licenciado em Física está habilitado para atuar nos ensinos Fundamental e Médio. Esse profissional pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, quais sejam: instituições de ensino e organizações, ministrando aulas, assumindo cargos de direção, atuando como apoio nas áreas de tecnologia para educação.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

O estágio é desenvolvido nas escolas de ensino Fundamental e Médio, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.


Pesquisa

– Laboratório de Polímeros e Sensores (LPS)

Ensino:

Bloco

Andar

Sala

Descrição

Área (m²)

D

4º andar

402/403

Laboratório de Física I

89,70 / 74,88

D

4º andar

402/403

Laboratório de Física II

89,70 / 74,88

D

5º andar

503

Laboratório de Física Moderna

74,88

D

5º andar

505/506

Laboratório de Física III

74,88 / 89,70

D

5º andar

505/506

Laboratório de Física IV

74,88 / 89,70

D

7º andar

702

Laboratório de Química Geral e Inorgânica I

136,28

 

Além desses, o Curso tem a sua disposição os laboratórios de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.