XXVI Semana de Estudos Linguísticos e Literários

Grupos de Trabalho

XXVI SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS 
O VISITANTE DAS PALAVRAS - HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE OSMAN LINS


GRUPOS DE TRABALHO - EIXOS TEMÁTICOS - PROGRAMAÇÃO 


DIA 15/05
14:00 às 17:00
 
SALA/BLOCO
GT 1 – Educação Linguística e Literária
Coordenadores: Nara Alves e Josivaldo Barbosa
Sala 507 - Bloco G4
  1. A INVENÇÃO DA INFÂNCIA: LITERATURA INFANTIL COMO EDUCAÇÃO NO SÉCULO XVII - Júlia Maria Nascimento Maciel (UNICAP) - julia.00000849222@unicap.br
  2. ALTERNATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA REVISÃO DA ABORDAGEM DOGME - Gustavo Henrique de Freitas Fernandes (Unicap) - gustavo.00000848643@unicap.br
  3. IRANDÉ ANTUNES E O ENSINO DE PORTUGUÊS: CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES - Danielle Barbosa da Silva (UFPE) - danielle.dbs@ufpe.br
  4. Abordagem Pedagógica no Ensino da Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso - Josivaldo Barbosa da Silva (UNICAP) e Rossana Regina Guimarães Henz (UNICAP) - josivaldointegral@gmail.com









 
GT 2 – Inclusão e Diversidade na Educação
Coordenadoras: Camila Elisabete e Shalimar Reis
Sala 602 - Bloco G4
  1. O LUGAR DAS LÍNGUAS NA AQUISIÇÃO DO INGLÊS: ANÁLISE DO PAPEL DA LÍNGUA DE SINAIS (LS) EM AULAS DE INGLÊS POR ALUNOS SURDOS DE RECIFE - Paulo Vinícius Souza Bandeira de Almeida  (UNICAP) e Izabelly Correia dos Santos Brayner  (UNICAP) - paulo.2021130150@unicap.br
  1. A LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA: PENSANDO EM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA PESSOAS SURDAS - Hannah Feller de Moura Sena (Unicap), Matheus Vinícius de Lima Lemos (Unicap), Pedro Henrique Almeida Oliveira (Unicap) Robert Matheus Pessoa Luz (Unicap) - robertmatheuspessoa133@gmail.com
  2. DIALOGISMO ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO FERRAMENTA LÚDICA E PEDAGÓGICA - Joathan Alves da Silva (UNICAP) - shalimar.reis@unicap.br
  3. EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO DIÁLOGO E AFETO - Andressa Christina R. R. Chaves/UNICAP e Shalimar M G S Reis /UNICAP - shalimar.reis@unicap.br
 
GT 8 – Aquisição e alterações de linguagem
Coordenadoras: Ádelly Oliveira e Rauanne Ferreira
Sala 604 - Bloco G4
  1. OS ASPECTOS MODAIS E INTERTEXTUAIS NAS PERFORMANCES NARRATIVAS DAS CRIANÇAS - Igor de Almeida Santos (Unicap) e José Heleno da Veiga Seixas Neto (Unicap) - igor.00000847566@unicap.br
  2. ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: COMPREENDENDO O PAPEL DAS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO INFANTIL - Emilly Mirele Duarte Neves (Unicap) - emilly.00000848756@unicap.br
  3. Elementos multimodais da linguagem utilizados pela criança cega em contextos de brincadeira: uma revisão da literatura - Cauã Gomes de Oliveira Lima (UNICAP) - cauagomes.prof@outlook.com
 
DIA 16/05 – 14:00 às 17:00 SALA/BLOCO
GT 1 – Educação Linguística e Literária
Coordenadores: Nara Alves e Josivaldo Barbosa
Sala 601 – Bloco G4
  1. COESÃO E COERÊNCIA EM FOCO: DESVENDANDO ASPECTOS DA PRODUÇÃO DE TEXTO NA REDAÇÃO DO ENEM - Lethycia Andrade Ferreira de Souza (Unicap) e Yasmin Myrella Costa de Araújo Manta (Unicap) - lethycia.00000849942@unicap.br
  2. EDUCAÇÃO LITERÁRIA: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL SOBRE A CARTA DE CAMINHA - Ana Vytória Souza da Silva (UFRPE) e Pedro Ivson Balbino da Silva (UNICAP) - pedroivson5@gmail.com
  3. AS IDENTIDADES CONTEMPORÂNEAS DE LUCILA NOGUEIRA - André Cervinskis (UNICAP) - acervinskis@gmail.com
 
GT 5 – Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Coordenadoras: Neuza Pontes e Darlene Andrade
Sala 602 – Bloco G4
  1. NARRATIVA VISUAL EM MOVIMENTO: A UTILIZAÇÃO DO STOP MOTION STUDIO NA DINAMIZAÇÃO DA LEITURA - Bárbara Beatriz Wanderley de Siqueira (UNICAP), Fernanda Mayara de Souza (UNICAP), Vitória Maria Silva Santos (UNICAP) e Robson Teles Gomes (UNICAP) - barbara.2021104025@unicap.br
  1. A REESCRITA, A PARTIR DA FIC, NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO MÉDIO - Josemeire Caetano da Silva (UNICAP) e Roberta Varginha Ramos Caiado (UNICAP) - josemeirecaetano@gmail.com
  2. CRIAÇÃO LITERÁRIA: DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO À PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO - Susane Martins Ribeiro Silva (UEMASUL/UFPE) - susane.ribeiro@ufpe.br
  3. O livro didático e a prática de leitura na sala de aula: concepções docentes - Carlos Lima (UNICAP) - carlosbreno2806@gmail.com
  1. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA - Ismael Francisco Soares de Oliveira (Unicap), Ester Isabele Pereira da Silva (Unicap), Maysa Cristina Silva de Vasconcelos (Unicap) - ismaelfrancisco2016@gmail.comester.2019210183@unicap.br
 
GT 6 – Gêneros e Letramentos Acadêmicos/Científicos
Coordenadores: Lenilton Jr. e Antonio Marinho
Sala 507 – Bloco G4
  1. A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODELO CARS - Jonatan Pereira da Silva (UNICAP) - jonatan.00000845824@unicap.br
  2. ESTRATÉGIAS RETÓRICAS EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO - Isabelle Soares de Carvalho (UNICAP) - isabelle.00000846883@unicap.br
  1. A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DE INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE PSICOLOGIA - Ralph José da Silva (UNICAP) e Benedito Gomes Bezerra (UNICAP) - phecozen8@gmail.com
  1. A relevância dos gêneros acadêmicos no contexto universitário: análise das introduções de artigos científicos na área de literatura baseada no Modelo CARS - Kassia Vasconcelos Santana - kassia.00000845809@unicap.br