Cine Unicap exibe o filme Guaxuma dentro de seleção especial para ser vista em casa - Unicap

Título Notícias

Cine Unicap exibe o filme Guaxuma dentro de seleção especial para ser vista em casa

Publicado Por: Elano Barbosa Lorenzato

Por Jéssica Lima

Pensando em continuar presente na vida de todos aqueles que fazem parte da Unicap durante o distanciamento social, projeto Cine Unicap começou uma nova etapa de sua existência, passando a levar o cinema para a casa das pessoas, com sugestão de um filme, sempre às quartas-feiras, com classificação livre para todos os públicos.  São filmes de longa-metragem ou curta-metragem, alguns exibidos e premiados na Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade (CE) e no Cine Jardim – Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim (PE). Festivais que são realizados em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco. Assim, ultrapassa o campus da universidade e leva o cinema para dentro das casas dos discentes, docentes e colaboradores. Agora, sendo compartilhado e visto também pelos familiares e amigos da comunidade universitária. 

A sessão desta semana, foi até as casas das pessoas com a exibição do curta-metragem de animação Guaxuma (2018), de Nara Normande. O filme conquistou o primeiro lugar na categoria Animação do 20º Festival de Curtas de Pernambuco (FestCine). Também recebeu o Prêmio CONNE de Melhor Curta Pernambucano, o prêmio de melhor Montagem e o Troféu da Associação Brasileira de Cinema de Animação.

Guaxuma narra em tom fabulatório uma história inspirada na vida da própria diretora do filme. Nara conta, com narração em off, a amizade e o amor vividos durante a infância da cineasta, com sua amiga Tayra. As meninas foram criadas na região litorânea de Alagoas, que dá título ao filme. A história se constrói em cima de fotografias e da memória de Nara. A animação, feita em técnica de stop-motion, usa a areia como elemento principal para construção de seu mundo. 

Com temas que perpassam questões de memória, identidade, infância, amor e amizade, o filme pode ser uma ótima escolha para ser visto durante o momento atual. Quando estamos em casa, tentando nos conectar com o mundo à nossa volta, a narrativa de Guaxuma pode ser importante para a conexão com sentimentos de alteridade tão necessários à vida cotidiana. O filme também é uma boa oportunidade de reunir a família para viverem juntos essa experiência com o cinema.

Durante o distanciamento social o projeto continua através das redes sociais e mailing list da Unicap. O Cine Unicap vai até sua casa com uma seleção especial de filmes para família. Serão curtas e longas-metragens disponibilizados toda semana, nas redes sociais da Unicap. 

O filme da semana está disponível no link: https://vimeo.com/372750763

Cine Unicap

Integração da comunidade universitária através do cinema

Em tempos de pandemia e campanha #Ficaemcasa, a arte tem sido uma grande aliada durante o confinamento, tornou-se fiel companheira de todos nós no exercício diário de estar e lidar com a realidade em que vivemos. Seja para pensar, entreter, criar ou estimular, a arte tem potência no mundo que vivemos.A partir dela, podemos entrar em contato com o outro e com nós mesmos. Quando esse processo pode ser trabalho em comunidade, o seu potencial é ainda maior, pois conecta pessoas para pensarem e sentirem juntas. 

Foi com esse viés, que surgiu na Unicap em 2017, o Cine Unicap. Visando aproximar a sétima arte da comunidade universitária, o projeto trouxe a proposta de “exibir filmes que estimulem a reflexão e a experiência do público com o compromisso com a sustentabilidade e inclusão sociocultural. Os filmes deverão valorizar a memória e a diversidade cultural brasileira, contemplando temas relevantes da sociedade contemporânea, novas linguagens, a nova produção cinematográfica brasileira que vem ganhando força e representatividade nas periferias do Brasil e a transversalidade das artes. Filmes produzidos na América Latina com a ideia de compreender, observar e fazer visíveis os processos sociais que se desenvolvem nas sociedades nos dias atuais”, explica Léo Tabosa, cineasta, assessor cultural da universidade e coordenador do Cine Unicap. 

Antes da paralisação por tempo indeterminado das atividades presenciais das instituições de ensino, discentes, docentes e colaboradores encontravam-se no auditório Dom Helder da Unicap, para, juntos, assistirem às sessões do Cine Unicap. Assim, fortalecendo a integração de todos que fazem parte da instituição, através do gesto aproximativo de assistir a um filme na companhia uns dos outros. Encontro que tornou-se possível através da arte, e que talvez não aconteceria de outra forma, dado o cotidiano acelerado do trabalho e dos estudos. 

No início, o projeto tinha como mote principal fazer parte do dia a dia da comunidade universitária, fosse para estudantes que passavam o dia inteiro na instituição, ou alunos e colaboradores que chegavam mais cedo na universidade ou estavam em intervalo de aula e/ou de trabalho. Aos poucos, o Cine Unicap obteve sucesso em sua integração com a universidade, começou a fazer parte dos eventos da instituição e atividades complementares de algumas disciplinas. Também, conseguiu formar um público interessado e participativo, parte dele influenciado pela divulgação boca a boca e nas redes sociais.

Visualizações:
994
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

PPGPSI (2).png

PPGPSI - Resultado do Edital de Bolsa para Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o resultado do Edital de Seleção para Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE. Resultado...

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o resultado do Edital de Seleção para Bolsa de Doutorado...

Retiro-inaciano-2024.1.jpg

Experiência humana e espiritual para jovens e universitários - Retiro Inaciano

O Instituto Humanitas Unicap promove, de 17 a 19 de maio, a EXPERIÊNCIA Humana e Espiritual para JOVENS e UNIVERSITÁRIOS, oferecendo a 1a, a 2a e a 3a etapas...

O Instituto Humanitas Unicap promove, de 17 a 19 de maio, a EXPERIÊNCIA Humana e Espiritual para JOVENS e...

Aditamento-FIES.jpg

Prazo Final para o Aditamento do Fies 2024.1

Atenção, estudantes! O prazo final para o aditamento do Fies referente ao primeiro semestre de 2024 é até o dia 31 de maio. É crucial acessar o SifesCaixa e...

Atenção, estudantes! O prazo final para o aditamento do Fies referente ao primeiro semestre de 2024 é até o dia 31 de...

Souc-2024.png

Semana de Oração pela Unidade Cristã 2024

O Instituto Humanitas Unicap e o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs no Brasil (CONIC), em consonância com a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos,...

O Instituto Humanitas Unicap e o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs no Brasil (CONIC), em consonância com a Semana...