Professor do curso de História publica artigo em livro sobre Brasil do século XIX - Unicap
Título Notícias
Notícias

Professor do curso de História publica artigo em livro sobre Brasil do século XIX
O professor do curso de História, Paulo Cadena, assina artigo publicado no livro Política e Sociedade no Brasil Oitocentista. A obra reúne textos de pesquisadores de universidades de todo o país. A obra traz um debate sobre questões relacionadas às interfaces entre o poder, culturas políticas e sociedade, a partir de perspectivas teórico-metodológicas que focalizam as rupturas, as permanências, as simultaneidades, os antagonismos e as ambivalências historicamente tecidas nas múltiplas formas de relações sociais entre as elites, as camadas populares no Brasil durante o século XIX, nas mais diversas dimensões de envolvimentos do poder e seus reflexos na sociedade e a economia.
A proposta tem por objetivo analisar a maneira pela qual ocorre a inserção da esfera micro na dimensão macro, as atualizações e ressignificações do local e do regional diante das injunções produzidas pela dinâmica do global, como também apreender os processos e as tramas que singularizam as histórias do local e regional, e o espaço de negociação estabelecido pelos seus atores sociais instituídos nacionalmente.
“Cada capítulo é redigido por um professor de estado diferente. Quem se aproxima mais, na questão do espaço, somos Suzana Cavani, Manoel Nunes e eu. Mesmo assim, cada um de uma universidade diferente. Temos pessoas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Piauí, Ceará, Paraíba. Esse é o maior diferencial do nosso livro: abarca as mais diversas províncias dispersas no Brasil dos Oitocentos,” pontua o professor.
Intitulado Dois “velhos companheiros” das Cortes de Lisboa: os pedidos de favor do padre José Martiniano de Alencar a Pedro de Araújo Lima (Marquês de Olinda), o artigo se debruça na análise de uma carta que o professor encontrou no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no Rio de Janeiro.
“É um documento inédito, onde o padre José de Alencar, pai do romancista José de Alencar, pede um favor ao Marquês de Olinda. Como a carta não poderia mais ser vista, pelo estado em que está, desgastada pelo tempo, encontrei a oportunidade de publicá-la, na íntegra, dentro de um estudo maior sobre as relações do Marquês de Olinda, que era pernambucano, com a política. Como a minha pesquisa, na Unicap, envolve a política e o tráfico de escravizados para o Brasil, a publicação é parte dos resultados que devem ser obtidos”, explica o professor a partir das cartas trocadas entre esses políticos e inventários post-mortem, acondicionados no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP).
Hoje, trabalham com o professor quatro alunos do Programa Institcional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). “ Os alunos garimpam nomes em listas de dívidas que aparecem nos inventários. Muitas das vezes, conseguimos encontrar cartas trocadas entre esses sujeitos que trabalham em perspectiva atlântica”, completa Paulo Cadena.
O historiador ainda ressalta que sua “maior inspiração é o professor Marcus Joaquim Maciel de Carvalho, um dos maiores pesquisadores da escravidão, na atualidade. Foi meu orientador de mestrado e doutorado. Um investigador com uma sensibilidade incrível para perceber os rastros deixados nos documentos. Ele é inspiração para muitos dos jovens estudantes que temos em formação na área de História. Além de grande historiador, é excelente escritor.”
O pesquisador Paulo Cadena tem outras publicações como o livro Ou há de ser Cavalcanti, ou há de ser Cavalgado – trajetórias políticas dos Cavalcanti de Albuquerque. Pernambuco, 1801 – 1844. Depois, saíram outros artigos, sendo um deles publicado junto com Marcus Carvalho intitulado A política como ‘arte de matar a vergonha’: o desembarque de Sirinhaém em 1855 e os últimos anos do tráfico para o Brasil“, lançado em 2019.
O livro Política e Sociedade no Brasil Oitocentista pode ser encontrado com os autores. a obra será lançada em formato digital em breve.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
Campanhas eleitorais viraram “monólogos” nas redes sociais, aponta estudo internacional com dados...
Com informações do pesquisador Bruno Rafael Gueiros Um estudo internacional elaborado por equipes de pesquisa de 14 universidades ibero-americanas analisou...
Com informações do pesquisador Bruno Rafael Gueiros Um estudo internacional elaborado por equipes de pesquisa de 14...
Um bom dia, repleto de Axé!
Fim de ano é um terreno fértil para duas coisas perigosas: a cobrança e a fantasia. De um lado, você com as suas dores reais. Do outro, um mundo inteiro...
Fim de ano é um terreno fértil para duas coisas perigosas: a cobrança e a fantasia. De um lado, você com as suas...
Exposição Interdisciplinar 2025.2
Produções dos alunos de Fotografia e Jornalismo A Unicap convida você para conhecer uma mostra que conecta imagem, narrativa e olhar criativo. Venha...
Produções dos alunos de Fotografia e Jornalismo A Unicap convida você para conhecer uma mostra que conecta imagem,...





