Seminário na Unicap discute o fim da escala 6×1  - Unicap

Título Notícias

Seminário na Unicap discute o fim da escala 6×1 

Publicado Por: Daniel França

Na tarde da última segunda-feira (1º), a Subcomissão Especial da Escala 6x1 — vinculada à Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados — promoveu, no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), um seminário regional intitulado “Alternativas para o fim da escala de trabalho 6x1”.  

O encontro reuniu parlamentares, representantes sindicais, do setor empresarial, acadêmicos, trabalhadores e empregadores com o objetivo de debater a extinção da escala 6×1 e colher subsídios para os próximos passos legislativos.  

O seminário integra o conjunto de atividades previstas no PEC 8/2025 — proposta que redefine a jornada de trabalho no Brasil, prevendo quatro dias de trabalho e três de descanso, com limite de 36 horas semanais, e prevê o fim da escala 6×1.  

O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE), que coordenou o seminário, afirmou que o momento representa “uma escuta ampla de centrais sindicais, da academia e do setor empresarial” para encontrar “um caminho possível para a redução da jornada de trabalho.” Segundo ele, o fim da escala 6×1 deve ocorrer “sem redução salarial” e com garantia de produtividade para a economia.  

Para o deputado Leo Prates (PDT-BA), presidente da Comissão de Trabalho, o seminário no Recife é parte de uma série de debates regionais — já realizados em outros estados — que visam consolidar o relatório final da subcomissão antes do término do ano legislativo. Ele ressaltou que a proposta visa “compatibilizar trabalho digno com eficiência e prevê a apresentação do parecer nas próximas semanas”.  

Durante o evento, foram colocados à mesa os impactos sociais, sanitários, econômicos e de direitos humanos associados à escala de seis dias consecutivos de trabalho seguidos de apenas um dia de folga. Três grandes frentes ganharam destaque — dignidade do trabalhador, viabilidade econômica e busca por equilíbrio entre produtividade e qualidade de vida. 

O Reitor da Unicap, Pedro Rubens, ressaltou a vulnerabilidade física e mental imposta pela escala 6×1, destacando a exaustão causada pela sobrecarga de trabalho e pelos deslocamentos longos vividos principalmente por trabalhadores periféricos ou de camadas populares por meio do transporte público. Segundo ele, “a discussão … toca a dignidade humana e a Universidade deve assumir seu papel social participando ativamente desse debate” 


Os participantes reconheceram que a transição para uma jornada reduzida implica desafios. A necessidade de avaliar custos e impactos econômicos — especialmente para micro e pequenas empresas — foi mencionada por representantes empresariais presentes. A ideia é construir alternativas viáveis sem comprometer a operação dos setores produtivos. 

A professora Karina Vasconcelos, assessora da Escola de Ciências Jurídicas e Empresariais da Unicap, defendeu a participação da academia no debate. “É extremamente importante que um debate como esse contemple todos os setores da nossa sociedade. E a academia é um espaço importantíssimo, tanto para a maturação do debate como para fazer florescer as suas repercussões”. 

Próximos passos no Legislativo - A expectativa é que os aportes colhidos ao longo dos seminários regionais sirvam de subsídio técnico e social para o relatório final da subcomissão, que deverá ser apresentado ainda neste mês à Comissão de Trabalho da Câmara. Caso aprovado, a proposta poderá seguir para análise da Comissão de Constituição e Justiça e, posteriormente, para votação em Plenário.  

Especialistas presentes destacaram a necessidade de que a transição seja acompanhada de diretrizes específicas para garantir os direitos sociais e a viabilidade econômica, sobretudo em setores essenciais e em micro e pequenas empresas. 

Visualizações:
20
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Concerto de Natal 2025.jpg

Sonetto Vocale e Unicap apresentam: Christmas Concert 2025

Data: 05 | 12 (sexta-feira), às 19h Recital de Natal com Coral e solistas Regente: Jadson Oliveira Pianista: Ericson Cavalcanti Local: Biblioteca da Unicap

Data: 05 | 12 (sexta-feira), às 19h Recital de Natal com Coral e solistas Regente: Jadson Oliveira Pianista:...

manoel-Moraes.jpg

Professor Manoel Moraes participa de agenda oficial da Comissão de Anistia ao lado da Ministra...

O professor Manoel Severino Moraes de Almeida, conselheiro da Comissão de Anistia, recebeu convocação oficial do Ministério dos Direitos Humanos e da...

O professor Manoel Severino Moraes de Almeida, conselheiro da Comissão de Anistia, recebeu convocação oficial do...

WhatsApp Image 2025-12-02 at 19.38.39.jpeg

Unicap concede título de Doutor Honoris Causa a José Paulo Cavalcanti Filho em cerimônia histórica

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realizou, na tarde desta terça-feira (02/12), uma cerimônia solene na Biblioteca Central para conceder o...

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realizou, na tarde desta terça-feira (02/12), uma cerimônia solene na...

Feminicidio_zero.jpg

Feminicídio zero

“A luta pelo reconhecimento é um esforço contínuo e coletivo. A mulher que se levanta por si mesma, sem o saber, se levanta por todas as...

“A luta pelo reconhecimento é um esforço contínuo e coletivo. A mulher que se levanta por si mesma,...