PEC da Blindagem: Professor Manoel Moraes alerta para retrocessos graves em entrevistas à Rede Globo - Unicap
Título Notícias
Notícias
PEC da Blindagem: Professor Manoel Moraes alerta para retrocessos graves em entrevistas à Rede Globo

PEC da Blindagem: Professor Manoel Moraes alerta para retrocessos graves em entrevistas à Rede Globo
O professor Manoel Moraes, docente da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e coordenador da Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara, foi entrevistado por duas vezes pela Rede Globo de Televisão em um intervalo inferior a vinte dias. Ambas as entrevistas abordaram a chamada PEC da Blindagem, proposta que vem sendo duramente criticada por especialistas, instituições e organizações da sociedade civil por representar um retrocesso sério na proteção dos direitos humanos e no funcionamento do sistema de justiça brasileiro.
Reconhecido por sua trajetória acadêmica e pelo comprometimento com a promoção da justiça e da cidadania, o professor Manoel Moraes destacou, nas entrevistas, que a PEC tenta resgatar privilégios já superados na legislação brasileira e que foram afastados da Constituição justamente por pressão da sociedade e de organismos internacionais.
Entenda o que está por trás da PEC da Blindagem
Em suas entrevistas, uma delas à jornalista Luna Markman para a TV Globo, o professor Manoel Moraes contextualizou o tema com um caso emblemático da justiça brasileira: o assassinato de Márcia Barbosa de Souza, uma jovem negra vítima de feminicídio em João Pessoa (PB), em 1998, pelo então deputado estadual Aécio Pereira de Lima. À época, a proteção parlamentar dificultou a responsabilização do autor, o que levou o caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).
A Corte condenou o Brasil pela falta de diligência na investigação, pela negligência do Estado e pela influência de estereótipos de gênero no julgamento do caso. A decisão internacional foi histórica, a primeira condenação do Brasil por feminicídio, e gerou impacto direto no ordenamento jurídico brasileiro.
Como consequência, foi aprovada a Emenda Constitucional nº 35, de 2001, que eliminou a necessidade de autorização da Câmara dos Deputados para o julgamento de crimes comuns cometidos por parlamentares pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Desde então, basta que a Casa Legislativa seja comunicada, podendo solicitar a suspensão do processo, mas não mais bloqueá-lo de início.
A atual PEC da Blindagem representa, portanto, uma grave violação ao princípio do não retrocesso em matéria de Direitos Humanos. Ao tentar reintroduzir exigências que dificultam a responsabilização de parlamentares, a proposta enfraquece o sistema de freios e contrapesos e compromete o funcionamento de instituições essenciais à democracia.
A atuação do professor Manoel Moraes nesse cenário reafirma o papel da Universidade Católica de Pernambuco como instituição comprometida com a formação crítica, a defesa da democracia e a promoção da justiça social, valores centrais de sua missão acadêmica e social.
Por meio da Cátedra Dom Helder Camara, vinculada à UNESCO, a UNICAP segue fortalecendo espaços de reflexão e articulação para a promoção dos direitos humanos em âmbito nacional e internacional. Em tempos de ameaça à ordem democrática, reafirmar esse compromisso é mais do que necessário, é urgente.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
Unicap realiza provas do Vestibular 2026.1 neste domingo
A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realiza, neste domingo (14), das 8h15 às 13h15, as provas do Vestibular 2026.1. Ao todo, estão sendo...
A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realiza, neste domingo (14), das 8h15 às 13h15, as provas do...
Unicap promove ato público no Dia Internacional dos Direitos Humanos para combater feminicídio e...
Na noite do dia 10 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos — instituído pela Organização das...
Na noite do dia 10 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos —...
Lançamento do Livro Lições de História do Direito Canônico e História do Direito em perspectiva
É com grande satisfação que o Instituto Superior de Direito Canônico convida a comunidade acadêmica e o público interessado para o lançamento do...
É com grande satisfação que o Instituto Superior de Direito Canônico convida a comunidade acadêmica e o...
Cátedra Dom Helder celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos
A Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara, celebra, neste 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, reafirmando seu...
A Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara, celebra, neste 10 de dezembro, o Dia Internacional dos...





