#Semana1 debate cenário das Indústrias Criativas em Pernambuco - Unicap
Título Notícias
Notícias

#Semana1 debate cenário das Indústrias Criativas em Pernambuco
O Mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realizou, na noite desta segunda (18/08), a #Semana1, evento que marca a abertura do semestre letivo. Em 2025.2, a iniciativa trouxe como tema “O cenário das Indústrias Criativas em Pernambuco: desafios e oportunidades”, reunindo pesquisadores, representantes de órgãos públicos e especialistas para discutir a realidade do setor a partir de uma perspectiva nacional e local.
A programação contou com a apresentação do estudo “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil”, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A pesquisa foi detalhada por Júlia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan; Oswaldo Neto, analista de Projetos Especiais; e Paulo Vitor, especialista em Economia Criativa.
Os dados da pesquisa revelam um cenário promissor no mercado de trabalho. Em 2023, foram 1,262 milhão de profissionais criativos formalmente empregados. O setor contribui com uma média de 3,59% com o PIB nacional. Segundo Zardo, Pernambuco ocupa posição de destaque no Nordeste: “Pernambuco está aqui com média de 2,5% de contribuição das Indústrias Criativas no PIB estadual, que é um dos maiores da região, só atrás do Ceará”.
Em Pernambuco, são 29 mil profissionais da área, sendo 62% concentrados no Recife. A taxa de crescimento no período foi de 5,9% no estado. Na capital, foram registrados 18 mil empregos criativos, um crescimento de 1,6%, principalmente na música e expressões culturais. Outras participações de destaque são em Tecnologia da Informação e Comunicação, Arquitetura, Publicidade & Marketing.
Outro ponto levantado foi a relevância do setor cultural, marcado pela informalidade e pela predominância de micro e pequenas empresas. “Muitas dessas atividades culturais têm a característica de ter empresas com menos de 100 funcionários, e por isso a quantidade de riqueza que elas geram não necessariamente aparece no mercado de trabalho”, afirmou Zardo.
A pesquisa também mostrou que os profissionais criativos não estão restritos às empresas do setor. “Quase 80% dos profissionais criativos atuam fora da indústria criativa, em áreas como indústria automotiva, atividades financeiras e saúde”, explicou a gerente da Firjan.
Oswaldo Neto ressaltou a importância de observar como outras nações têm fortalecido suas economias criativas. “Desde 2008, a federação traz exemplos de soft power na indústria visual e de entretenimento. A intenção é compartilhar o que pode ser aplicado aqui, como esse poder de ouvir experiências de profissionais internacionais, dos Estados Unidos, Coreia do Sul e vários outros países”.
Mesa redonda - Além da apresentação da Firjan, a Semana #1 contou com a presença de representantes do Governo de Pernambuco, da Prefeitura do Recife, do Sebrae e da sociedade civil, ampliando o debate sobre caminhos e desafios para o desenvolvimento das Indústrias Criativas no Estado.
Num tom informal, os convidados falaram sobre suas trajetórias profissionais. Alguns egressos do Mestrado em Indústrias Criativas contaram como suas carreiras se transformaram a partir da experiência da pós-graduação nessa área.
É o caso de Grinaldo Gadelha, gestor de Núcleo de Promoção de Investimos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife, que tem pesquisas dedicadas ao campo da Propriedade Intelectual. A mesa também contou com a participação de André Lira, estrategista em Economia Criativa; Verônica Ribeiro, representante do Sebrae e egressa do PPGIC; e Isac Filho, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias

Clínica de Fisioterapia oferece tratamentos para celulite, flacidez, gordura localizada e...
A Clínica Escola de Fisioterapia Corpore Sano, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), acaba de ampliar sua oferta de serviços à comunidade por meio...
A Clínica Escola de Fisioterapia Corpore Sano, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), acaba de ampliar sua...

#Semana1 debate cenário das Indústrias Criativas em Pernambuco
O Mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realizou, na noite desta segunda (18/08), a #Semana1, evento que marca a...
O Mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realizou, na noite desta segunda...

MEDITAÇÃO E PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - LÓTUS
O projeto Lótus visa a pesquisa e a disseminação de práticas integrativas e complementares em saúde, com o enfoque da sua correlação com a atividade do SUS....
O projeto Lótus visa a pesquisa e a disseminação de práticas integrativas e complementares em saúde, com o enfoque da...

Projeto LudEduc lança terceiro livro com resultados de oficinas em Saúde e Educação
O Projeto de Extensão LudEduc em Saúde lançou o seu terceiro livro, fruto das oficinas realizadas no início do semestre 2025.1 envolvendo estudantes de três...
O Projeto de Extensão LudEduc em Saúde lançou o seu terceiro livro, fruto das oficinas realizadas no início do...