Apresentação da Campanha Missionária das Pontifícias Obras Missionárias na Unicap aborda universalidade da missão da Igreja - Unicap

Título Notícias

Apresentação da Campanha Missionária das Pontifícias Obras Missionárias na Unicap aborda universalidade da missão da Igreja

Publicado Por: Daniel França

Na tarde desta segunda-feira (7), o auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi cenário da apresentação oficial da Campanha Missionária das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Organizado pelo curso de Teologia da Unicap, o evento contou com a presença do Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens; o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacedo Antônio; a diretora nacional das POM, Irmã Regina da Costa Pedro; o secretário nacional das Pontifícias Obras da Propagação da Fé (POPF), Padre Jenilson Sousa, ex-aluno da Unicap; a secretária nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Irmã Antonia Vania; e o secretário nacional das Pontifícias Obras Missionárias de São Pedro Apóstolo (PUM), Padre Rafael Lopez.

Ao abrir o evento, Padre Pedro Rubens destacou a importância de iniciativas missionárias como as promovidas pelas POM, ressaltando o papel da Unicap no diálogo entre fé e sociedade. "Nos sentimos em missão. Uma universidade é uma missão da Igreja em diálogo com a sociedade em várias áreas do conhecimento", afirmou o Reitor, ao distribuir exemplares do livro 50 anos após o Concílio Vaticano II. Ele também destacou o fato de que, embora existam sete obras pontifícias no Brasil, nenhuma delas está localizada no Nordeste, o que representa uma oportunidade e um desafio para a região: "A vinda de vocês até aqui nos provoca a avançar nesses estudos."


A diretora nacional das POM, Irmã Regina da Costa Pedro, ofereceu uma reflexão sobre a origem das obras missionárias e sua missão espiritual. "Se olharmos para a história das Pontifícias Obras, perceberemos que elas não nasceram pontifícias. Foram obras que surgiram no seio do povo de Deus, por iniciativa de cristãos leigos e religiosas. Essas obras foram posteriormente assumidas pelo Papa, que as reconheceu como instrumentos fortes de animação, formação e cooperação missionária", explicou.

Irmã Regina ressaltou ainda que a espiritualidade das POM está ancorada em dois pilares: a oração e a solidariedade. "Essas obras nasceram com o foco na oração e na solidariedade, e isso continua a guiá-las até hoje", completou.

Padre Jenilson Sousa, secretário nacional das POPF e ex-aluno da Unicap, explicou o objetivo das Pontifícias Obras Missionárias: "As POM´s existem para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo. Sua identidade pode ser resumida em duas palavras: universalidade, isto é, todas as obras para todos os povos; e pontifícias, isto é, são obras do Papa para toda a Igreja."


Segundo Padre Jenilson, as POM constituem uma rede universal presente em 130 países, apoiando o Papa no compromisso missionário com as Igrejas particulares. Ele destacou que a ação das POM se dá por meio da oração e do auxílio material, ajudando a despertar a consciência missionária em diversas comunidades.

Dom Limacedo Antônio, bispo auxiliar de Olinda e Recife, também sublinhou a importância da missão no contexto da Igreja local. "As POM nos lembram que a missão da Igreja não se limita às fronteiras da paróquia. É uma missão ad gentes (decreto do Concílio Vaticano II que trata da atividade missionária da Igreja Católica, e que significa "Para as Nações" em latim), voltada para todos os povos e culturas", disse.


Durante o evento, foi detalhada a estrutura das quatro principais Obras Pontifícias: a Obra da Propagação da Fé, a Obra da Infância e Adolescência Missionária, a Obra de São Pedro Apóstolo e a Pontifícia União Missionária. Essas iniciativas, conforme explicou Irmã Regina, seguem um tripé fundamental de Oração, Sacrifício e Ofertas, onde a oferta da própria vida e a partilha econômica para a missão universal são elementos centrais.

A diretora nacional das POM enfatizou que, apesar de pontifícias, as obras têm uma presença forte nas igrejas locais e são fundamentais para a promoção das vocações missionárias e da formação de clero e leigos.

A Campanha Missionária de 2024 - O segundo bloco do evento foi dedicado à apresentação da Campanha Missionária, que ocorre anualmente no Brasil durante o mês de outubro. A Irmã Antonia Vania, secretária nacional do IAM, apresentou os subsídios da campanha, que incluem a Novena Missionária, vídeos com testemunhos, cartazes e orações. A campanha culmina com a coleta missionária no penúltimo fim de semana de outubro, durante o Dia Mundial das Missões. "Jesus foi missionário e quer que nós sejamos missionários também", afirmou a religiosa.

Em 2023, o Brasil contribuiu com cerca de R$ 10,9 milhões para o Fundo Mundial de Solidariedade, que sustenta mais de mil dioceses em territórios de missão ao redor do mundo. "A oferta do Dia Mundial das Missões ajuda o Papa na obra de evangelização nas Igrejas particulares, na formação do clero local e na educação missionária das crianças e adolescentes", concluiu Irmã Antonia.

Ao encerrar o evento, Padre Pedro Rubens reforçou a relevância do papel missionário da Unicap no contexto atual. "Hoje, o Brasil é um país em missão. O Papa Francisco nos convida a sermos uma Igreja em saída, que vai ao encontro das necessidades das pessoas. A missão não é apenas religiosa; é uma resposta às necessidades humanas, motivada pela fé", afirmou.

O Reitor também destacou a participação de um ex-aluno da Unicap, Padre Jenilson Sousa, no comando nacional das POM e o papel de Irmã Regina da Costa Pedro, uma mulher negra que faz parte do conselho mundial das missões. "Isso é muito significativo para a abertura missionária da Igreja", concluiu.


Com a Campanha Missionária de 2024 em andamento, a Unicap reafirma seu compromisso de atuar como uma Universidade em missão, promovendo o diálogo entre fé, sociedade e o compromisso com os mais necessitados.

O padre Jenilson Sousa da Silva, secretário nacional da Propagação da Fé e pertencente ao clero da Diocese de Nazaré, explicou a escolha da Unicap para a apresentação da Campanha Missionária: "Primeiramente, a Universidade é esse espaço formativo dos seminaristas, em teologia e filosofia. Então, trazer a campanha para este ambiente é fundamental, pois é aqui que se forma a base dos futuros presbíteros da nossa Igreja. É um espaço propício para despertar a reflexão missionária nas lideranças e seminaristas."

Ele destacou ainda a importância da missiologia no contexto acadêmico: "A formação missionária e a disciplina de missiologia no curso de Teologia são essenciais para iluminar e conduzir a reflexão teológica na universidade. Embora a disciplina já exista em muitos seminários e faculdades, é preciso trazê-la não apenas sob uma perspectiva pastoral, mas também como uma reflexão teológica, para pensar a Igreja e a teologia a partir da missão."

Padre Jenilson finalizou reafirmando o papel da Unicap como um ambiente de reflexão e formação: "Aqui na Universidade, já temos a disciplina de missiologia, o que é fundamental para continuar essa reflexão e fortalecer a missão da Igreja."

Visualizações:
237
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2024-12-18 at 15.34.03.jpeg

Seminário: O Passado que Fala ao Futuro

No mês em que se celebraram os 76 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência...

No mês em que se celebraram os 76 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Secretaria de Justiça,...

carta~o natal 2024 arte  SITE SEXTA 20.jpg

Feliz Natal e próspero ano novo !

Que a magia do Natal encha nossos corações de luz, inspiração e alegria! Desejamos a todos um Natal cheio de paz e um Ano Novo repleto de saúde e amor!

Que a magia do Natal encha nossos corações de luz, inspiração e alegria! Desejamos a todos um Natal cheio de paz e...

WhatsApp Image 2024-09-10 at 20.50.09.jpeg

Nova Informação - Edital de Seleção de Bolsas de Extensão da Pós-graduação

NOVA INFORMAÇÃO - Edital retificado  As Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Graduação da Universidade Católica de Pernambuco lançam o edital...

NOVA INFORMAÇÃO - Edital retificado  As Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Graduação da...

Natal padres.jpeg

Missa de Natal na Unicap: União, Gratidão e Esperança

Nesta quarta-feira, a Biblioteca Central da Unicap foi palco de um momento especial: a tradicional Missa de Natal. Gestores, professores, funcionários e...

Nesta quarta-feira, a Biblioteca Central da Unicap foi palco de um momento especial: a tradicional Missa de Natal....