Apresentação da Campanha Missionária das Pontifícias Obras Missionárias na Unicap aborda universalidade da missão da Igreja - Unicap
Título Notícias
Notícias
Apresentação da Campanha Missionária das Pontifícias Obras Missionárias na Unicap aborda universalidade da missão da Igreja
Apresentação da Campanha Missionária das Pontifícias Obras Missionárias na Unicap aborda universalidade da missão da Igreja
Na tarde desta segunda-feira (7), o auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi cenário da apresentação oficial da Campanha Missionária das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Organizado pelo curso de Teologia da Unicap, o evento contou com a presença do Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens; o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacedo Antônio; a diretora nacional das POM, Irmã Regina da Costa Pedro; o secretário nacional das Pontifícias Obras da Propagação da Fé (POPF), Padre Jenilson Sousa, ex-aluno da Unicap; a secretária nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Irmã Antonia Vania; e o secretário nacional das Pontifícias Obras Missionárias de São Pedro Apóstolo (PUM), Padre Rafael Lopez.
Ao abrir o evento, Padre Pedro Rubens destacou a importância de iniciativas missionárias como as promovidas pelas POM, ressaltando o papel da Unicap no diálogo entre fé e sociedade. "Nos sentimos em missão. Uma universidade é uma missão da Igreja em diálogo com a sociedade em várias áreas do conhecimento", afirmou o Reitor, ao distribuir exemplares do livro 50 anos após o Concílio Vaticano II. Ele também destacou o fato de que, embora existam sete obras pontifícias no Brasil, nenhuma delas está localizada no Nordeste, o que representa uma oportunidade e um desafio para a região: "A vinda de vocês até aqui nos provoca a avançar nesses estudos."
A diretora nacional das POM, Irmã Regina da Costa Pedro, ofereceu uma reflexão sobre a origem das obras missionárias e sua missão espiritual. "Se olharmos para a história das Pontifícias Obras, perceberemos que elas não nasceram pontifícias. Foram obras que surgiram no seio do povo de Deus, por iniciativa de cristãos leigos e religiosas. Essas obras foram posteriormente assumidas pelo Papa, que as reconheceu como instrumentos fortes de animação, formação e cooperação missionária", explicou.
Irmã Regina ressaltou ainda que a espiritualidade das POM está ancorada em dois pilares: a oração e a solidariedade. "Essas obras nasceram com o foco na oração e na solidariedade, e isso continua a guiá-las até hoje", completou.
Padre Jenilson Sousa, secretário nacional das POPF e ex-aluno da Unicap, explicou o objetivo das Pontifícias Obras Missionárias: "As POM´s existem para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo. Sua identidade pode ser resumida em duas palavras: universalidade, isto é, todas as obras para todos os povos; e pontifícias, isto é, são obras do Papa para toda a Igreja."
Segundo Padre Jenilson, as POM constituem uma rede universal presente em 130 países, apoiando o Papa no compromisso missionário com as Igrejas particulares. Ele destacou que a ação das POM se dá por meio da oração e do auxílio material, ajudando a despertar a consciência missionária em diversas comunidades.
Dom Limacedo Antônio, bispo auxiliar de Olinda e Recife, também sublinhou a importância da missão no contexto da Igreja local. "As POM nos lembram que a missão da Igreja não se limita às fronteiras da paróquia. É uma missão ad gentes (decreto do Concílio Vaticano II que trata da atividade missionária da Igreja Católica, e que significa "Para as Nações" em latim), voltada para todos os povos e culturas", disse.
Durante o evento, foi detalhada a estrutura das quatro principais Obras Pontifícias: a Obra da Propagação da Fé, a Obra da Infância e Adolescência Missionária, a Obra de São Pedro Apóstolo e a Pontifícia União Missionária. Essas iniciativas, conforme explicou Irmã Regina, seguem um tripé fundamental de Oração, Sacrifício e Ofertas, onde a oferta da própria vida e a partilha econômica para a missão universal são elementos centrais.
A diretora nacional das POM enfatizou que, apesar de pontifícias, as obras têm uma presença forte nas igrejas locais e são fundamentais para a promoção das vocações missionárias e da formação de clero e leigos.
A Campanha Missionária de 2024 - O segundo bloco do evento foi dedicado à apresentação da Campanha Missionária, que ocorre anualmente no Brasil durante o mês de outubro. A Irmã Antonia Vania, secretária nacional do IAM, apresentou os subsídios da campanha, que incluem a Novena Missionária, vídeos com testemunhos, cartazes e orações. A campanha culmina com a coleta missionária no penúltimo fim de semana de outubro, durante o Dia Mundial das Missões. "Jesus foi missionário e quer que nós sejamos missionários também", afirmou a religiosa.
Em 2023, o Brasil contribuiu com cerca de R$ 10,9 milhões para o Fundo Mundial de Solidariedade, que sustenta mais de mil dioceses em territórios de missão ao redor do mundo. "A oferta do Dia Mundial das Missões ajuda o Papa na obra de evangelização nas Igrejas particulares, na formação do clero local e na educação missionária das crianças e adolescentes", concluiu Irmã Antonia.
Ao encerrar o evento, Padre Pedro Rubens reforçou a relevância do papel missionário da Unicap no contexto atual. "Hoje, o Brasil é um país em missão. O Papa Francisco nos convida a sermos uma Igreja em saída, que vai ao encontro das necessidades das pessoas. A missão não é apenas religiosa; é uma resposta às necessidades humanas, motivada pela fé", afirmou.
O Reitor também destacou a participação de um ex-aluno da Unicap, Padre Jenilson Sousa, no comando nacional das POM e o papel de Irmã Regina da Costa Pedro, uma mulher negra que faz parte do conselho mundial das missões. "Isso é muito significativo para a abertura missionária da Igreja", concluiu.
Com a Campanha Missionária de 2024 em andamento, a Unicap reafirma seu compromisso de atuar como uma Universidade em missão, promovendo o diálogo entre fé, sociedade e o compromisso com os mais necessitados.
O padre Jenilson Sousa da Silva, secretário nacional da Propagação da Fé e pertencente ao clero da Diocese de Nazaré, explicou a escolha da Unicap para a apresentação da Campanha Missionária: "Primeiramente, a Universidade é esse espaço formativo dos seminaristas, em teologia e filosofia. Então, trazer a campanha para este ambiente é fundamental, pois é aqui que se forma a base dos futuros presbíteros da nossa Igreja. É um espaço propício para despertar a reflexão missionária nas lideranças e seminaristas."
Ele destacou ainda a importância da missiologia no contexto acadêmico: "A formação missionária e a disciplina de missiologia no curso de Teologia são essenciais para iluminar e conduzir a reflexão teológica na universidade. Embora a disciplina já exista em muitos seminários e faculdades, é preciso trazê-la não apenas sob uma perspectiva pastoral, mas também como uma reflexão teológica, para pensar a Igreja e a teologia a partir da missão."
Padre Jenilson finalizou reafirmando o papel da Unicap como um ambiente de reflexão e formação: "Aqui na Universidade, já temos a disciplina de missiologia, o que é fundamental para continuar essa reflexão e fortalecer a missão da Igreja."
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
Seminário: O Passado que Fala ao Futuro
No mês em que se celebraram os 76 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência...
No mês em que se celebraram os 76 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Secretaria de Justiça,...
Feliz Natal e próspero ano novo !
Que a magia do Natal encha nossos corações de luz, inspiração e alegria! Desejamos a todos um Natal cheio de paz e um Ano Novo repleto de saúde e amor!
Que a magia do Natal encha nossos corações de luz, inspiração e alegria! Desejamos a todos um Natal cheio de paz e...
Nova Informação - Edital de Seleção de Bolsas de Extensão da Pós-graduação
NOVA INFORMAÇÃO - Edital retificado As Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Graduação da Universidade Católica de Pernambuco lançam o edital...
NOVA INFORMAÇÃO - Edital retificado As Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Graduação da...
Missa de Natal na Unicap: União, Gratidão e Esperança
Nesta quarta-feira, a Biblioteca Central da Unicap foi palco de um momento especial: a tradicional Missa de Natal. Gestores, professores, funcionários e...
Nesta quarta-feira, a Biblioteca Central da Unicap foi palco de um momento especial: a tradicional Missa de Natal....