Semana da Mulher discute insegurança alimentar na população LGBTQQIAPN+ - Unicap

Título Notícias

Semana da Mulher discute insegurança alimentar na população LGBTQQIAPN+

Publicado Por: Daniel França

A Insegurança Alimentar da Travestilidade na Contextualização Brasileira foi tema de mesa redonda da 21ª Semana da Mulher na Unicap. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (16), no auditório Dom Helder Camara, e foi fruto de parceria com a União Brasileira de Mulheres (UBM) e o departamento LGBTTQIAPN+ do Diretório Central dos Estudantes (DCE Unicap).

Com mediação de Ari Xavier, a conversa girou em torno da relação entre a violência, discriminação e como isso provoca insegurança alimentar na população feminina trans. A primeira a falar foi Joana Casotti. Ela abordou o contexto histórico de agressão às mulheres trans no Brasil a partir dos tempos da Ditadura Militar.

De acordo com ela, o Regime trouxe um processo de higienização social com aumento da violência e assassinato de mulheres trans. Joana mostrou reportagens antigas, do início dos anos 80, que mostram a polícia civil “combatendo a Aids ao prender travestis”, como se elas fossem as culpadas pela disseminação da doença. A pesquisadora explicou que foi nesse contexto que surgiu o uso de lâminas embaixo da língua. “A gilete era usada para elas se cortarem e evitar que a polícia chegasse perto”

Joana ainda deu uma explicação antropológica para a origem do preconceito e violência. “A única motivação desses assassinatos é a existência desses corpos baseada na moral e ética embranquecidas da Europa. Os povos indígenas não tinham esses conceitos de gênero, binaridade”.  

Ainda de acordo com Joana, o peso da discriminação reflete na insegurança alimentar dessa população, o que foi agravado nos últimos anos com redução do acesso ao SUS. Há ainda as dificuldades de inclusão no campo da Educação.

“Muitas pessoas trans acabam abandonando os estudos por conta da discriminação. Será que as universidades estão preparadas para acolher esses públicos? Por isso é importante criar um ambiente seguro para essas populações”, disse ela ressaltando que sem apoio familiar, sem conclusão dos estudos, essas mulheres passam a ocupar funções com menores salários.

Logo depois, Jani Barros, que atua na Secretaria da Mulher do Recife, falou sobre as ações do poder público no acolhimento e assistência social às mulheres cis e trans. Ela defendeu a retomada de programas sociais no Brasil que garantam alimentos.

Em outro momento, ela falou sobre o acolhimento que recebeu da Unicap quando fez o mestrado em Ciências da Religião. Com uma filha recém-nascida, ela assistia às aulas com a bebê no colo. “Padre Libório chegou para mim e disse: ‘sua criança não pode ficar com fome. Pode amamentar’. Isso é uma prova da abertura dessa Universidade, a contar também com este evento”.

Quem também falou sobre a importância da discussão do tema foi a presidente da UBM-PE, Lau Domingos. “Parabenizo a Unicap por discutir um tema de forma tão assertiva. A gente precisa reagir agora porque a fome não espera. A Universidade ser lugar desse nível de debate é muito importante para a sociedade brasileira e para as mulheres e suas famílias. Quanto ao desafio de realizar um debate olhando para essa população feminina LGBTTQIAPN+ e as barreiras e as dificuldades de acessar direitos humanos, é extremamente relevante. Podemos fazer dessa experiência, algo que se propague para que a gente possa evoluir, desenvolver e enfrentar as desigualdades”.  

Visualizações:
933
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

PPGPSI (2).png

PPGPSI - Resultado do Edital de Bolsa para Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o resultado do Edital de Seleção para Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE. Resultado...

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o resultado do Edital de Seleção para Bolsa de Doutorado...

Retiro-inaciano-2024.1.jpg

Experiência humana e espiritual para jovens e universitários - Retiro Inaciano

O Instituto Humanitas Unicap promove, de 17 a 19 de maio, a EXPERIÊNCIA Humana e Espiritual para JOVENS e UNIVERSITÁRIOS, oferecendo a 1a, a 2a e a 3a etapas...

O Instituto Humanitas Unicap promove, de 17 a 19 de maio, a EXPERIÊNCIA Humana e Espiritual para JOVENS e...

Aditamento-FIES.jpg

Prazo Final para o Aditamento do Fies 2024.1

Atenção, estudantes! O prazo final para o aditamento do Fies referente ao primeiro semestre de 2024 é até o dia 31 de maio. É crucial acessar o SifesCaixa e...

Atenção, estudantes! O prazo final para o aditamento do Fies referente ao primeiro semestre de 2024 é até o dia 31 de...

Souc-2024.png

Semana de Oração pela Unidade Cristã 2024

O Instituto Humanitas Unicap e o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs no Brasil (CONIC), em consonância com a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos,...

O Instituto Humanitas Unicap e o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs no Brasil (CONIC), em consonância com a Semana...