Unicap retoma colação de grau presencial numa cerimônia inesquecível - Unicap

Título Notícias

null Unicap retoma colação de grau presencial numa cerimônia inesquecível

Publicado Por: Francisco Ribeiro

Ver os sorrisos nos rostos, as lágrimas nos olhos, os abraços e beijos e ouvir os aplausos novamente foi emocionante e inesquecível. Após dois anos realizando as colações de grau virtualmente em decorrência da pandemia da Covid-19, a Universidade Católica de Pernambuco voltou a promover a cerimônia de forma presencial, na tarde e noite da última segunda-feira (05/09). O Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, ficou lotado com os formandos e formandas e seus familiares, além de gestores, professores e funcionários da Unicap.

À tarde, foi realizada a colação de grau de 160 concluintes do curso de Direito e, à noite, ocorreu a solenidade para os 220 formandos (as) dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fotografia, História, Jogos Digitais, Jornalismo, Letras Protuguês/Inglês e Letras Português/Espanhol, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química, Serviço Social, Sistemas para Internet e Teologia 

A mesa foi formada pelo Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens; pelo Pró-reitor de Graduação, Degislando Nóbrega, pelo Pró-reitor Comunitário e de Extensão, Padre Delmar Cardoso, e pelos diretores e diretoras das Escolas de Ciências Jurídicas, Karina Vasconcelos; Comunicação, Carol Monteiro; Educação e Humanidades, Danilo Vaz-Curado;  Gestão, Economia e Política, Silas Pacheco, que foi representando na ocasião pela professora Ana Cristina Guimarães; Saúde e Ciências da Vida, Luiz Vital; e a Unicap Icam-Tech, Andréa Câmara, além dos coordenadores e coordenadoras de cada curso.

A cerimônia teve início com um momento ecumênico com a participação de Padre Delmar Cardoso, do Pastor Gerson Arruda e de Karol Menezes. Prosseguiu com homenagem às famílias, discurso dos oradores, pronunciamento dos coordenadores, entrega da láurea acadêmica aos laureados de cada curso e a outorga do grau aos formandos e formandas. Teve ainda apresentação do MPB Unicap em várias ocasiões da solenidade e um momento muito bonito e especial: aquele em que os capelos são jogados para o alto pelos concluintes.

Em seu discurso, o Reitor enfatizou como a colação de grau presencial foi tão esperada por todos (as). "Essa colação de grau é a primeira  na forma presencial, desde o início da pandemia. Nossa alegria não poderia ser maior, com todos os cuidados necessários e as novas lições que precisamos incorporar em um novo estilo de vida", frisou. Padre Pedro ressaltou que "temos o orgulho de dizer que a Unicap não atrasou nenhum de seus compromissos acadêmicos. A Católica foi a única universidade de Pernambuco a manter o ano letivo, fazendo uma virada de chave do presencial para o remoto em apenas uma semana, não atrasando nenhuma conclusão de curso".

De acordo com o Reitor,  a pandemia  revelou as antigas mazelas de uma sociedade globalizada e injusta, além de evidenciar questionamentos sobre o nosso estilo de vida: convivíamos, quase naturalmente, com desigualdades sociais, violências históricas e exploração degradante do meio ambiente. "Por isso, não podemos simplesmente voltar à antiga normalidade. O mundo está em risco, a humanidade está ameaçada e o nosso país não está bem", destacou.

Padre Pedro disse ainda que "mais do que responder perguntas, nossa missão de educadores é contribuir no desenvolvimento da liberdade e da autonomia de cada pessoa para que ela possa construir o sentido da sua vida, mediante a elaboração de novas perguntas, em diálogo aberto às diversas mentalidades e questionamentos". Ele ressaltou também que concluir um curso universitário atravessando uma crise sanitária como a da Covid-19 significa uma experiência de superação que marcará as vidas dos formandos e formandas. Lembrou também que os concluintes serão os primeiros profissionais  de um mundo pós-pandemia, de um mundo pós-guerra, de outro mundo possível. 

O Reitor finalizou agradecendo aos pais e familiares, que investiram nos sonhos de cada um dos formandos e formandas e que confiaram à Unicap essa missão que agora se cumpre com a colação de grau e convidando os concluintes para voltar à universidade nem que seja para visitar os pavões e patos, que ficarão com saudades deles.

A cerimônia foi encerrada com os diretores (as) das escolas e coordenadores (as) dos curso entregando os diplomas a cada formando (a).

Visualizações:
570
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2023-02-03 at 15.52.36.jpeg

Padre Carlos Fritzen: saiba quem é o novo Pró-reitor administrativo da Unicap

O início da Jornada Comunitária da Unicap vai ser marcado também pela apresentação oficial do novo Pró-reitor Administrativo da Universidade. A comunidade...

O início da Jornada Comunitária da Unicap vai ser marcado também pela apresentação oficial do novo Pró-reitor...

2023_DESENVOLVIMENTO DE -PROCESSOS AMBIENTAIS.jpg

Processo Seletivo 2023 - PPGDPA - Prorrogação de Prazo - Novas Bolsas da CAPES

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais prorrogou o prazo para as inscrições para Seleção do Mestrado da...

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais prorrogou o prazo para as inscrições...

WhatsApp Image 2023-02-02 at 10.56.48.jpeg

Aniversariantes do mês de fevereiro

Parabéns!

Parabéns!

WhatsApp Image 2023-02-02 at 17.19.17.jpeg

Instituto Arqueológico Pernambucano comemorou 161 anos com palestra do professor Flávio Cabral

Com informações da Assessoria de Comunicação do IAHGP | Fotos: Keila Castro O professor da Licenciatura em História, Flávio Cabral, foi o convidado especial...

Com informações da Assessoria de Comunicação do IAHGP | Fotos: Keila Castro O professor da Licenciatura em História,...