Festa de Nossa Senhora de Fátima 2022 - Unicap

Título Notícias

Festa de Nossa Senhora de Fátima 2022

Publicado Por: Redação
De 10 a 13 de maio de 2022.

“Uma programação feita para agradar o coração de Maria Santíssima”. Assim pensou o reitor do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, padre Antônio Mota, na elaboração da festa que acontecerá de 10 a 13 de maio para a Virgem dos Pastorinhos. Ainda que sem muitos recursos financeiros, o reitor garante proporcionar aos fiéis momentos de grande devoção e de rica liturgia para marcar o retorno do povo às celebrações – que foram impactadas por decretos governamentais nos últimos dois anos, em vista do controle da pandemia de Covid-19.

De 10 a 12 de maio, haverá novena, terço, conferências e celebrações à noite. No grande dia 13, dedicado a Nossa Senhora de Fátima, a programação no Santuário começa cedinho pela manhã (às sete horas) e vai até a noite, com atividades convidativas: três missas pela manhã, recitação do terço, conferência sobre a Eucaristia, louvor musical no período da tarde com os padres Damião Silva e João Carlos, e missa solene à noite, celebrada pelo coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, padre Josenildo Tavares.

“Este ano, os bispos não poderão participar de nossa festa pois estarão, juntamente com os bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB (estados do RN, PB, PE e AL) na Visita Ad Limina Apostolorum, quando visitam o túmulo do Apóstolo Pedro e o Papa recebe-os em audiência conjunta, no Vaticano”, explicou o padre Mota.

A beleza da festa será, certamente, a volta da participação do povo nas celebrações eucarísticas e na procissão programada para as 20h30 do dia 13. O povo vai acompanhar a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima sobre um andor, num roteiro relativamente curto: Rua do Príncipe, Rua Gervásio Pires, Avenida Conde da Boa Vista, Rua da Soledade e Rua Oliveira Lima, retornando ao Santuário.

Para o padre reitor, será uma festa de extrema gratidão a Maria e a seu Filho pelo avanço no controle da pandemia. “Será também oportunidade de pedirmos a graça da paz no mundo e de um Congresso Eucarístico frutuoso”, acrescentou. O tema “Mãe da Eucaristia” faz alusão à realização do congresso de que fala o padre Mota, o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que vai ser realizado na Arquidiocese de Olinda e Recife de 11 a 15 de novembro próximo, com presença de fiéis, bispos, padres e diáconos de todo o Brasil.

Devoção – O mundo inteiro celebra o dia 13 de maio, data da primeira aparição de Nossa Senhora a três pequenos pastores na cidade de Fátima, em Portugal, no ano de 1917. Na segunda aparição, em 13 de junho, os pastores não estavam sozinhos – mais 50 pessoas queriam ver a Virgem. Na terceira vez, eram duas mil, e a devoção foi crescendo, principalmente após o dia do “milagre do sol”, quando mais de 50 mil pessoas viram, aterrorizadas, o sol fazer zigue-zague sobre eles, em 13 de outubro daquele ano. Nossa Senhora apareceu outras vezes, individualmente, aos três pequenos pastores.

Pastores – Dos três pastores de Fátima, dois já são considerados santos: Jacinta e Francisco adoeceram e morreram ainda crianças. Foram canonizados pelo Papa Francisco em 13 de maio de 2017, diante de cerca de meio milhão de fiéis de todas as partes do mundo, na esplanada do Santuário de Fátima. São as primeiras crianças não mártires santificadas pela Igreja e foi a primeira vez que um Papa presidiu uma canonização em Portugal. A pastora mais velha, Lúcia, entrou para o Carmelo e viveu até o ano de 2005. Em fevereiro de 2017, a igreja do Carmelo de Coimbra acolheu a sessão solene de clausura do inquérito diocesano para a sua canonização.

Programação:

Conheça a programação da festa de Nossa Senhora de Fátima no santuário arquidiocesano – que está localizado no antigo Colégio Nóbrega, à rua Oliveira Lima, s/n, no bairro da Soledade, no Recife.

Dia 10 de maio (terça-feira)

18h – Novena (conferência sobre ser Mariano e terço)

19h – Missa presidida pelo Padre Venilson

Dia 11 de maio (quarta-feira)

18h – Novena (conferência sobre ser Mariano e terço)

19h – Missa presidida pelo Padre Antônio Mota, reitor do Santuário

Dia 12 de maio (quinta-feira)

18h – Novena (conferência sobre ser Mariano e terço)

19h – Missa presidida pelo Padre Damião Silva

Dia 13 de maio (sexta-feira)

07h00 – Missa presidida pelo Padre Paulo Sérgio Monteiro, pároco da Soledade

09h00 – Missa presidida pelo Padre Rodolfo Cabral, do gabinete da Cúria

11h00 – Missa presidida pelo Padre Delmar Cardoso, pró-reitor Comunitário da Unicap

12h30 – Recitação do terço (Movimento Terço dos Homens)

13h30 – Conferência sobre a Eucaristia

14h30 – Louvor musical com o padre Damião Silva

16h30 – Padre João Carlos interpretando Padre Zezinho (lançamento do CD)

18h30 – Missa solene presidida pelo padre Josenildo Tavares, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife (presença do Prefeito do Recife trazendo a imagem peregrina de Nossa Senhora em ação de graças pelo avanço do controle da pandemia)

20h30 – Procissão com a imagem peregrina (Rua do Príncipe, Rua Gervásio Pires, Av. Conde da Boa Vista, Rua da Soledade e Rua Oliveira Lima, retornando ao Santuário)

Por Pascom AOR | abr 27, 2022

Visualizações:
12504
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

PPGPSI (2).png

PPGPSI - Resultado do Edital de Bolsa para Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o resultado do Edital de Seleção para Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE. Resultado...

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o resultado do Edital de Seleção para Bolsa de Doutorado...

Retiro-inaciano-2024.1.jpg

Experiência humana e espiritual para jovens e universitários - Retiro Inaciano

O Instituto Humanitas Unicap promove, de 17 a 19 de maio, a EXPERIÊNCIA Humana e Espiritual para JOVENS e UNIVERSITÁRIOS, oferecendo a 1a, a 2a e a 3a etapas...

O Instituto Humanitas Unicap promove, de 17 a 19 de maio, a EXPERIÊNCIA Humana e Espiritual para JOVENS e...

Aditamento-FIES.jpg

Prazo Final para o Aditamento do Fies 2024.1

Atenção, estudantes! O prazo final para o aditamento do Fies referente ao primeiro semestre de 2024 é até o dia 31 de maio. É crucial acessar o SifesCaixa e...

Atenção, estudantes! O prazo final para o aditamento do Fies referente ao primeiro semestre de 2024 é até o dia 31 de...

Souc-2024.png

Semana de Oração pela Unidade Cristã 2024

O Instituto Humanitas Unicap e o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs no Brasil (CONIC), em consonância com a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos,...

O Instituto Humanitas Unicap e o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs no Brasil (CONIC), em consonância com a Semana...