MPF e Unicap promovem seminários virtuais sobre o procurador Pedro Jorge - Unicap

Título Notícias

MPF e Unicap promovem seminários virtuais sobre o procurador Pedro Jorge

Publicado Por: Francisco Secchim Ribeiro

21, 22 e 23 de março de 2022

 

Luta por direitos humanos, combate à corrupção e a importância do Ministério Público para a sociedade. Esses serão alguns assuntos abordados nos seminários virtuais “Vida por Justiça: 40 anos sem Pedro Jorge”, que acontecerão nos dias 21, 22 e 23 deste mês, sempre a partir das 10h. Os encontros, promovidos pelo Ministério Público Federal (MPF) na 5ª Região e pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), integram a série de homenagens à memória do procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva, assassinado em 3 de março de 1982, após denunciar o episódio que ficou conhecido como “Escândalo da Mandioca”, esquema de desvio de recursos públicos ocorrido em Floresta, no Sertão de Pernambuco. Para participar, basta acessar a plataforma YouTube no canal da Unicap (youtube.com/unicapvideo). Não é preciso realizar inscrição.

A abertura do evento, no dia 21, será realizada pelo procurador-chefe do MPF na 5ª Região, Rafael Ribeiro Nogueira Filho, e pelo reitor da Unicap, padre Pedro Rubens de Oliveira. Logo depois, haverá debate sobre o tema “O legado de Pedro Jorge para o Ministério Público e a sociedade”. Participarão como palestrantes Aristides Junqueira, ex-procurador-geral da República, atuou no processo contra os assassinos de Pedro Jorge; Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, conviveu com o procurador na época em que ele atuava como advogado do Mosteiro de São Bento de Olinda e Roberta Viegas, filha de Pedro Jorge.

No dia 22, o tema será “O documentário Pedro Jorge: uma vida pela justiça e a promoção do debate sobre direitos humanos”. Durante o seminário, serão relatados os bastidores da produção do filme, o reflexo do assassinato dentro e fora do MPF e como o episódio instigou a discussão sobre direitos humanos na época da Ditadura Militar. O debate contará com os palestrantes professor Manoel Moraes, da Cátedra de Direitos Humanos Unesco/Unicap Dom Hélder Câmara; Letícia Lins, jornalista que cobriu o Escândalo da Mandioca e o assassinato de Pedro Jorge; e Frei Marcelo Barros, monge beneditino que foi colega de seminário de Pedro Jorge. A mediadora do encontro será Ana Cláudia Dolores, diretora técnica e roteirista do documentário.

Já no dia 23, será discutida “A tecnologia e o combate à corrupção na atualidade – ferramentas e instrumentos que auxiliam o trabalho do procurador”. O painel pretende debater como era o trabalho do procurador na época em que ele investigou o Escândalo da Mandioca e como é hoje, com as ferramentas tecnológicas disponíveis e as garantias legais. Os palestrantes serão Dalva Almeida, subprocuradora-geral da República aposentada e autora do livro “O Escândalo da Mandioca”; Tiago Misael Martins, procurador da República e secretário adjunto da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (Sppea) da Procuradoria-Geral da República; e Alexandre Pimentel, juiz e professor de Direito da Unicap.

O caso - Pedro Jorge de Melo e Silva foi assassinado a tiros quando saía de uma padaria no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda. O crime ocorreu após o procurador da República denunciar políticos e autoridades envolvidos em um dos maiores esquemas de desvio de recursos do Banco do Brasil para financiamento agrícola em Pernambuco, em valores atuais, de quase R$ 34 milhões.

Os empréstimos foram concedidos pela agência do Banco do Brasil no município de Floresta, no Sertão pernambucano, entre 1979 e 1981. Além de não plantar, os beneficiados pelo esquema forjavam que as safras tinham sido perdidas e recebiam os valores do seguro. Mesmo sofrendo ameaças de envolvidos na fraude, Pedro Jorge denunciou o crime. Ele também foi pressionado a abandonar o trabalho, tendo sido, inclusive, afastado por decisão superior, o que, naquele momento, era permitido na instituição.

O assassinato chocou o país e contribuiu para que fosse iniciado um amplo debate sobre a importância do Ministério Público para a sociedade e sobre as garantias necessárias para que os membros da instituição pudessem desenvolver um trabalho livre de pressões. Anos depois, com a Constituição Federal de 1988, foi estabelecida a garantia de independência funcional e a inamovibilidade aos membros do Ministério Público.

Confira aqui a programação completa dos seminários virtuais.

 

Visualizações:
2143
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2024-05-02 at 20.00.47.jpeg

03 de maio: dia do Pau-Brasil

A data homenageia a árvore que deu origem ao nome do país: o Pau-Brasil. O objetivo é organizar ações de reflorestamento e conscientização em escolas e nas...

A data homenageia a árvore que deu origem ao nome do país: o Pau-Brasil. O objetivo é organizar ações de...

WhatsApp Image 2024-04-11 at 16.35.10.jpeg

Pesquisadoras da Unicap participam do 3º Encontro Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos –...

No próximo mês de julho um time de pesquisadoras da Universidade Católica de Pernambuco – Lídia Rafaela, Valdenice Raimundo e Carla Teixeira - estará...

No próximo mês de julho um time de pesquisadoras da Universidade Católica de Pernambuco – Lídia Rafaela, Valdenice...

logo liga fenomenologia 2024.1.jpg

CLÍNICA FENOMENOLÓGICA E DEMANDAS CONTEMPORÂNEAS

O projeto se propõe a fornecer uma articulação entre teoria e práxis psicológica, sustentada em reflexões e diálogo entre o campo da fenomenologia e as...

O projeto se propõe a fornecer uma articulação entre teoria e práxis psicológica, sustentada em reflexões e diálogo...

Inovacao 360.jpeg

Inovação 360º Navegando pelos Desafios e Oportunidades do Mundo Digital

08 a 10 de maio de 2204 A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Unicap vai realizar, a 3ª Semana de Inovação, com o tema " Inovação 360º:...

08 a 10 de maio de 2204 A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Unicap vai realizar, a 3ª Semana de...