Justificativa

O conhecimento é fundamental para promover a resiliência, no entanto,  há pouca informação, principalmente entre jovens da periferia e de escolas públicas, sobre os problemas socioambientais e das mudanças climáticas, tendo em vista que essas temáticas, embora relevantes para o contexto atual, não são obrigatórias nos currículos escolares da rede pública. Ademais, não basta somente saber dos problemas socioambientais, é necessário, pensar em soluções e utilizar os saberes e criatividade das comunidades para que projetos e protótipos de impacto socioambiental sejam promovidos e criados pela própria comunidade a partir de uma formação e aplicação de ferramentas adequadas.

Objetivo

Oferecer para jovens estudantes de escolas públicas, acesso à educação transformadora e ferramentas para o desenvolvimento de projetos de impacto que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas:

Objetivos Específicos:
  • Oferecer fundamentação teórica sobre os conceitos relativos à crise climática, sustentabilidade e inovação socioambiental;
  • Formar “agentes transformadores” por meio do desenvolvimento de  competências de liderança e comunicação;
  • Oferecer instrumentos e ferramentas para o desenvolvimento de projetos de impacto socioambiental;
  • Acompanhar e orientar a criação e implantação de projetos pilotos de impacto socioambiental;
  • Oferecer espaço de discussão e divulgação dos problemas e soluções climáticos e socioambientais vivenciados em comunidades em situação de vulnerabilidade.
 
 

Fotos


Depoimentos

“A jornada foi uma experiência enriquecedora. Esse momento de prática com a população me possibilitou ter insights para conhecer mais sobre os negócios de impactos socioambientais. Creio que essa experiência aguçou a minha vontade em trabalhar tanto em inovação social como em impacto socioambiental”.

Diego Ricardo Amaral de Macedo
Estudante de Direito, Unicap
“Aprendi muitas coisas que, além de levar paro o meu futuro profissional, eu vou poder repassar para outras pessoas”

Renan de Melo Santos
Estudante do Ensino Médio
“Ao abordar a temática das mudanças climáticas no ambiente educacional, estabelecemos um compromisso em preparar nossos estudantes a serem protagonistas de um mundo melhor, além de prepará-los para enfrentar os desafios globais contemporâneos."
“A formação a fez enxergar que a meta por uma cidade resiliente é sim um ótimo caminho a seguir e que juntos devemos diminuir o impacto das mudanças climáticas”

Wanessa Alves de Lima, 18 anos
Estudante do Ensino Médio