Título Notícias Humanitas

A oração do Papa Francisco para o mês de novembro é por todas as crianças abandonadas - Vídeo do Papa

Publicado Por: José Maria

"Cada criança marginalizada, abandonada por sua família, sem escolaridade, sem cuidados médicos, é um grito! Um grito que se eleva a Deus e acusa o sistema que nós, adultos, construímos", diz o Papa na mensagem de vídeo.

A reportagem é de Adriana Masotti, publicada por Vatican News, 31-10-2022.

 

Papa Francisco: rezemos pelas crianças que vivem na pobreza e no abandono por causa de nós adultos

Na mensagem em vídeo de novembro com a intenção de oração, o Papa reivindica os direitos fundamentais dos pequenos e pede que rezem para que possam ter acesso à educação básica e aos serviços e experimentar o amor de uma família: "Seu clamor eleva-se a Deus e não podemos mais permitir que se sintam sozinhos e abandonados”, expostos à violência e à exploração

"Ainda há milhões de meninos e meninas que sofrem e vivem em condições muito semelhantes à escravidão." Esta é a dolorosa observação com a qual o Papa Francisco inicia sua mensagem em vídeo que, através da Rede Mundial de Oração do Papa, indica a toda a Igreja Católica a intenção particular sobre a qual concentrar a oração no mês de novembro.

Cartaz com a intenção de oração de novembro

Foto: divulgação

Os pequeninos não são números, são seres humanos

“Não são números: são seres humanos com nome, com rosto próprio, com uma identidade que Deus lhes deu - continua Francisco -. Muitas vezes esquecemos nossa responsabilidade e fechamos os olhos para a exploração dessas crianças, que não têm o direito de brincar, estudar, sonhar. Não têm nem o aconchego de uma família”.

Um grito que sobe a Deus

O Papa Francisco destaca que há responsabilidades precisas por trás da dramática situação dessas crianças esquecidas, que vivem diariamente a rejeição, pobreza, pobreza e conflitos de todos os tipos, sem ter a possibilidade de crescimento e desenvolvimento e sem acesso aos direitos mais básicos:

"Cada criança marginalizada, abandonada pela família, sem educação, sem assistência médica, é um grito! Um grito que se eleva a Deus e denuncia o sistema que nós, adultos, construímos. Uma criança abandonada é nossa culpa"

O direito de estudar, sonhar e sentir o carinho de uma família

Francisco faz um forte apelo para que haja uma consciência real das condições extremas em que esses meninos e meninas vivem no mundo. “Não podemos mais permitir que se sintam sozinhos e abandonados: devem receber educação e sentir o amor de uma família, para saber que Deus não os esquece”. Eis então o convite à oração:

Rezemos para que os meninos e meninas sofredores - os que vivem nas ruas, as vítimas das guerras, os órfãos - tenham acesso à educação e redescubram o afeto de uma família.

Fonte: https://www.ihu.unisinos.br/623544-a-oracao-do-papa-francisco-para-o-mes-de-novembro-e-por-todas-as-criancas-abandonadas-video-do-papa (01/11/2022)

Visualizações:
1871
Compartilhar:

Título Notícias Humanitas

Publicador de Conteúdos e Mídias

latim_2026.1.png

Latim para iniciantes 2026.1

Este curso de extensão, promovido pelo Instituto Humanitas Unicap, tem como objetivo introduzir no estudo da língua latina, no propósito de atender as...

Este curso de extensão, promovido pelo Instituto Humanitas Unicap, tem como objetivo introduzir no estudo da língua...

nuclear.png

Dissuasão nuclear, a quem interessa?

“A paz não pode ser mantida pela força; só pode ser alcançada pela compreensão" (Atribuído a Albert Einstein, físico teórico alemão, um dos maiores gênios da...

“A paz não pode ser mantida pela força; só pode ser alcançada pela compreensão" (Atribuído a Albert Einstein, físico...

armadilha.png

A armadilha dos contratos de concessão do setor elétrico

“Não se opor ao erro é aprová-lo. Não defender a verdade é negá-la”. Tomás de Aquino (filósofo e padre italiano da Idade Média, considerado Doutor da...

“Não se opor ao erro é aprová-lo. Não defender a verdade é negá-la”. Tomás de Aquino (filósofo e padre italiano...

reestatizacao.png

Reestatização-já do setor elétrico!

São Paulo pode ser considerada como uma das 10 cidades de maior PIB do planeta.  Nos últimos anos, a falta de energia elétrica prolongada se tornou um...

São Paulo pode ser considerada como uma das 10 cidades de maior PIB do planeta.  Nos últimos anos, a falta de...