Unicap celebra 25 anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Unicap

Título Notícias

Unicap celebra 25 anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Publicado Por: Daniel França

O Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unicap (Pibic) está celebrando 25 anos. E para marcar a data, a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação prestou uma homenagem aos coordenadores que estiveram à frente do Programa ao longo desse tempo.

  • Galba Maria de Campos Takaki;
  • Edilene Freire de Queiroz;
  • Dario Brito da Rocha Júnior.

Em função de compromissos previamente agendados e por estar morando fora do Recife, algumas homenageadas não puderam comparecer:

  • Arminda Saconi Messias;
  • Maria da Graça de Vasconcelos Xavier Ferreira;
  • Carmem Lúcia Brito Tavares Barreto;

A solenidade de abertura aconteceu no anfiteatro do bloco G4 e contou com as presenças da Pró-reitora da área, Valdenice José Raimundo; do Pró-reitor Comunitário e de Extensão, Padre Delmar Cardoso; da coordenadora de Pesquisa, Marina Barros; e da assessora da coordenação de Pesquisa, Érica Uchôa.

Valdenice abriu a solenidade fazendo questão de agradecer às gerações que contribuíram para a consolidação da Pesquisa na Unicap. “Quando a gente agradece, a gente também tem que reconhecer a contribuição do outro e da outra no processo. E reconhecer também é marcar na história, deixar o legado. Cada um tem um legado aqui na história da Universidade Católica de Pernambuco”.

Padre Delmar ressaltou que o Pibic representa o link entre a graduação e a pós-graduação. “Uma universidade não é universidade se não tiver a pesquisa, se não tiver a pós-graduação, se não tiver a investigação, a iniciação, a investigação científica. Então, esse trabalho que parece simples, na verdade, é muito importante, porque é uma espécie de seiva. A seiva a gente não vê na árvore, não é? Mas é isso que faz a árvore estar livre, ou seja, faz a árvore produzir seus frutos”.

A pioneira do Pibic na Unicap, Galba Takaki, historiou o processo que deu origem ao Programa e os procedimentos instalados para a concessão de bolsas. Ela explicou que o Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Científica (Pibic) é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que faz parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Suas principais missões incluem impulsionar a pesquisa científica e tecnológica e estimular a formação de pesquisadores no Brasil.

Este programa teve origem em 1987, quando o CNPq se deparou com um grande número de bolsas de iniciação científica não utilizadas devido a excessiva burocracia. A Universidade de São Paulo (USP) recebeu, em 1991, cerca de 563 dessas bolsas, ampliando as oportunidades de pesquisa na instituição.

Para avaliar o programa, a Pró-reitoria de Pesquisa deveria realizar um evento anual de Iniciação Científica, onde os bolsistas apresentariam seus trabalhos. Representantes do CNPq também participariam para revisar e renovar o programa.

Na Unicap, o Pibic foi implementado como base para a pesquisa. E o ponta pé inicial se deu quando a Católica sediou a Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) em 1998. “Isso estimulou docentes, discentes e a liderança acadêmica”, relembrou Galba.

Nesse mesmo ano, a Assessoria de Pesquisa e Iniciação Científica preparou o primeiro edital de bolsas, que contemplou cerca de 100 bolsas a partir de agosto de 1998, com o apoio de comitês designados pelo então Reitor da Unicap Padre Theodoro Peters. “Eu havia pedido 15 bolsas e fui surpreendida quando Padre Peters autorizou 100. Corri como uma louca para implantar, mas estava muito feliz”, recorda Galba.

Em 1999, a Unicap iniciou programas de pós-graduação em diversas áreas, como Psicologia Clínica, Linguagem, Direito, Engenharia Civil e Processos Ambientais. Essas iniciativas buscavam fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico da Universidade. Atualmente são doze programas de pós-graduação entre mestrados e doutorados.

A professora Edilene foi a terceira coordenadora de pesquisa da Unicap. Ela relembrou o Projeto de Desenvolvimento Sustentável de Rio Formoso, em parceria com a ONG suíça Avina e que envolveu toda as áreas da Universidade. Outros feitos destacados por Edilene foram o registro de patentes e a implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Na sequência, Dario Brito, que foi sucedido por Marina Barros, relacionou seu período de oito anos entre assessor e coordenador ao contexto histórico: impeachment, governos Temer e Bolsonaro e pandemia. “Não foi fácil”, disse ao se referir aos sucessivos cortes de bolsas. Apesar dos desafios, o professor apresentou números que representam o fortalecimento da pesquisa na Unicap.

Alunos fazendo Iniciação Científica

206Gráfico de barras com tendência ascendente com preenchimento sólido600

Professores orientadores

81Gráfico de barras com tendência ascendente com preenchimento sólido179

Grupos de pesquisa cadastrados no CNPq

42Gráfico de barras com tendência ascendente com preenchimento sólido53

Projetos cadastrados no banco de dados da Universidade

155Gráfico de barras com tendência ascendente com preenchimento sólido211

Professores envolvidos com pesquisa

160Gráfico de barras com tendência ascendente com preenchimento sólido253

Projetos em equipe

5Gráfico de barras com tendência ascendente com preenchimento sólido49

Projetos em rede (não existiam no início da gestão)

0Gráfico de barras com tendência ascendente com preenchimento sólido 7

“Esses números não cabem somente a Dario, cabem a Marina, cabem a todos os comitês, cabe a Sarah, cabe a Nanda, a Roberto, a todo mundo que trabalha com pesquisa, a todos os professores da Universidade e a todos os alunos”, disse Dario ao fazer um agradecimento coletivo às equipes envolvidas nas conquistas.

 

Visualizações:
2008
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

oficina Marina 1.jpg

14° Fotovídeo - Oficina com Marina Feldhues

Foram dois dias incríveis com Marina Feldhues, dando a oficina de "Self, colagem e a criação de outros eus" Criação, experimentação e descobertas sobre novos...

Foram dois dias incríveis com Marina Feldhues, dando a oficina de "Self, colagem e a criação de outros eus" Criação,...

instagram_photo_20251119_181617.jpg

14° Fotovídeo - Leitura de portifólio, com Ivan Alecrim

Mais uma edição do Fotovídeo com a presença de Ivan Alecrim, dando a sua contribuição intelectual na leitura de portfólio. Momento de mentoria generosa,...

Mais uma edição do Fotovídeo com a presença de Ivan Alecrim, dando a sua contribuição intelectual na leitura de...

instagram_photo_20251119_140640.jpg

14º Fotovídeo - Oficina com Paulo Romão e Rafael Cacau

Quem se inscreveu na oficina 'retrato em estúdio - dois pontos de luz e suas possibilidades" tiveram dois dias de trocas incríveis com Paulo Romão e Rafael...

Quem se inscreveu na oficina 'retrato em estúdio - dois pontos de luz e suas possibilidades" tiveram dois dias de...

DIRcor (6).jpg

PPGD - Edital de Seleção de Mobilidade Acadêmica Internacional – Universidade de Pisa - Itália

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção para Mobilidade Acadêmica Internacional - Universidade Pisa - Itália. ...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção para Mobilidade Acadêmica Internacional -...