Unicap celebra 25 anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Unicap
Título Notícias
Notícias
null Unicap celebra 25 anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Unicap celebra 25 anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
O Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unicap (Pibic) está celebrando 25 anos. E para marcar a data, a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação prestou uma homenagem aos coordenadores que estiveram à frente do Programa ao longo desse tempo.
- Galba Maria de Campos Takaki;
- Edilene Freire de Queiroz;
- Dario Brito da Rocha Júnior.
Em função de compromissos previamente agendados e por estar morando fora do Recife, algumas homenageadas não puderam comparecer:
- Arminda Saconi Messias;
- Maria da Graça de Vasconcelos Xavier Ferreira;
- Carmem Lúcia Brito Tavares Barreto;
A solenidade de abertura aconteceu no anfiteatro do bloco G4 e contou com as presenças da Pró-reitora da área, Valdenice José Raimundo; do Pró-reitor Comunitário e de Extensão, Padre Delmar Cardoso; da coordenadora de Pesquisa, Marina Barros; e da assessora da coordenação de Pesquisa, Érica Uchôa.
Valdenice abriu a solenidade fazendo questão de agradecer às gerações que contribuíram para a consolidação da Pesquisa na Unicap. “Quando a gente agradece, a gente também tem que reconhecer a contribuição do outro e da outra no processo. E reconhecer também é marcar na história, deixar o legado. Cada um tem um legado aqui na história da Universidade Católica de Pernambuco”.
Padre Delmar ressaltou que o Pibic representa o link entre a graduação e a pós-graduação. “Uma universidade não é universidade se não tiver a pesquisa, se não tiver a pós-graduação, se não tiver a investigação, a iniciação, a investigação científica. Então, esse trabalho que parece simples, na verdade, é muito importante, porque é uma espécie de seiva. A seiva a gente não vê na árvore, não é? Mas é isso que faz a árvore estar livre, ou seja, faz a árvore produzir seus frutos”.
A pioneira do Pibic na Unicap, Galba Takaki, historiou o processo que deu origem ao Programa e os procedimentos instalados para a concessão de bolsas. Ela explicou que o Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Científica (Pibic) é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que faz parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Suas principais missões incluem impulsionar a pesquisa científica e tecnológica e estimular a formação de pesquisadores no Brasil.
Este programa teve origem em 1987, quando o CNPq se deparou com um grande número de bolsas de iniciação científica não utilizadas devido a excessiva burocracia. A Universidade de São Paulo (USP) recebeu, em 1991, cerca de 563 dessas bolsas, ampliando as oportunidades de pesquisa na instituição.
Para avaliar o programa, a Pró-reitoria de Pesquisa deveria realizar um evento anual de Iniciação Científica, onde os bolsistas apresentariam seus trabalhos. Representantes do CNPq também participariam para revisar e renovar o programa.
Na Unicap, o Pibic foi implementado como base para a pesquisa. E o ponta pé inicial se deu quando a Católica sediou a Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) em 1998. “Isso estimulou docentes, discentes e a liderança acadêmica”, relembrou Galba.
Nesse mesmo ano, a Assessoria de Pesquisa e Iniciação Científica preparou o primeiro edital de bolsas, que contemplou cerca de 100 bolsas a partir de agosto de 1998, com o apoio de comitês designados pelo então Reitor da Unicap Padre Theodoro Peters. “Eu havia pedido 15 bolsas e fui surpreendida quando Padre Peters autorizou 100. Corri como uma louca para implantar, mas estava muito feliz”, recorda Galba.
Em 1999, a Unicap iniciou programas de pós-graduação em diversas áreas, como Psicologia Clínica, Linguagem, Direito, Engenharia Civil e Processos Ambientais. Essas iniciativas buscavam fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico da Universidade. Atualmente são doze programas de pós-graduação entre mestrados e doutorados.
A professora Edilene foi a terceira coordenadora de pesquisa da Unicap. Ela relembrou o Projeto de Desenvolvimento Sustentável de Rio Formoso, em parceria com a ONG suíça Avina e que envolveu toda as áreas da Universidade. Outros feitos destacados por Edilene foram o registro de patentes e a implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
Na sequência, Dario Brito, que foi sucedido por Marina Barros, relacionou seu período de oito anos entre assessor e coordenador ao contexto histórico: impeachment, governos Temer e Bolsonaro e pandemia. “Não foi fácil”, disse ao se referir aos sucessivos cortes de bolsas. Apesar dos desafios, o professor apresentou números que representam o fortalecimento da pesquisa na Unicap.
Alunos fazendo Iniciação Científica |
206 |
Professores orientadores |
81 |
Grupos de pesquisa cadastrados no CNPq
|
42 |
Projetos cadastrados no banco de dados da Universidade |
155 |
Professores envolvidos com pesquisa
|
160 |
Projetos em equipe
|
5 |
Projetos em rede (não existiam no início da gestão) |
0 |
“Esses números não cabem somente a Dario, cabem a Marina, cabem a todos os comitês, cabe a Sarah, cabe a Nanda, a Roberto, a todo mundo que trabalha com pesquisa, a todos os professores da Universidade e a todos os alunos”, disse Dario ao fazer um agradecimento coletivo às equipes envolvidas nas conquistas.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias

Atletas de Tênis de Mesa realizam doação de alimentos
Na manhã desta terça-feira (05) foi realizada a entrega dos alimentos doados pela Federação Pernambucana de Tênis de Mesa e pelos mesatenistas da UNICAP ao...
Na manhã desta terça-feira (05) foi realizada a entrega dos alimentos doados pela Federação Pernambucana de Tênis de...

Conversando com Lucas Carvalho
Atleta paraolímpico, que jogou por dez anos na UNICAP, irá bater um papo na próxima terça-feira (05), a partir das 19h na quadra do Bloco "A". O...
Atleta paraolímpico, que jogou por dez anos na UNICAP, irá bater um papo na próxima terça-feira (05), a partir das...
.jpeg/43bd7c0a-83d3-f897-951d-2a7b34d13971)
DIÁLOGOS DE JUSTIÇA E PAZ: 4 DE DEZEMBRO, 19H, NO CENTRO CULTURAL DE BRASÍLIA (CCB).
DIREITOS HUMANOS O próximo Diálogos de Justiça e Paz (DJP) será realizado em 04/dez, segunda-feira, às 19h no auditório o Centro Cultural de Brasília (CCB)...
DIREITOS HUMANOS O próximo Diálogos de Justiça e Paz (DJP) será realizado em 04/dez, segunda-feira, às 19h no...
.png/7f3ca7f4-33bd-ccb7-14d4-94126caf0e5d)
PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL
O Projeto de Extensão em Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSAM) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), fundado em 2018, é orientado pelo Prof. Dr....
O Projeto de Extensão em Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSAM) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), fundado...