Painel aborda troca de experiências entre laboratórios de mudanças climáticas - Unicap

Título Notícias

Painel aborda troca de experiências entre laboratórios de mudanças climáticas

Publicado Por: Daniel França

As experiências dos laboratórios dedicados aos estudos de mudanças climáticas das universidades Católica de Pernambuco (Unicap) e das pontifícias do Paraná (PUC-PR) e do Rio Grande do Sul (PUC-RS) foram tema de painel da 10ª Semana Socioambiental da Unicap. O evento reuniu especialistas presencialmente e por meio remoto no auditório Dom Helder Camara. A mediação da Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Unicap, Profª Drª Valdenice José Raimundo. O encontro foi transmitido na íntegra pelo Youtube da Unicap na noite desta quinta-feira (21).  

Pela PUC-RS, a professora Edimara Mezzomo mostrou as ações do Laboratório de Capacidade e Inovação Social (Lens) que tem uma característica peculiar por estar instalado na escola de negócios da universidade. De acordo com ela, uma das metas é expandir a capacidade de empreendedorismo e articulação dos cidadãos para gerar autonomia, conhecimento e colaboração e audácia. Ao citar o cliclone que atingiu o Interior do estado, ela defendeu o uso do “empreendedorismo social para enfrentar as consequências do evento climático extremo”.

A equipe da PUC-RS também relatou o projeto piloto na Ilha Grande dos Marinheiros, área de vulnerabilidade social, onde é desenvolvida separação do lixo. A comunidade já recebeu vários cursos que abordam temas como análise de mercado, estratégia de preço, negócios digitais e empreendedorismo e mudanças climáticas. Novos projetos vão tratar de Direitos Humanos, resiliência à desastres e jornadas de empreendedorismo.

Já pela PUC-PR, o professor André Turbay contou como aconteceram os processos de incubação do Climate Labs iniciados em 2020. O laboratório atua na bacia do Rio Belém, área onde são registrados maior incidência de eventos climáticos e onde, curiosamente está a universidade. Um dos destaques é um projeto de formação de agentes socioambientais entre adolescentes.

Também foi apresentada a adaptação da experiência do Campus da Universidade de Princeton (EUA) com criação de micro florestas e tratamento de água. “Essas micro florestas têm a capacidade de proporcionar no seu entorno solo mais permeável e regulação de clima. Para vocês terem ideias, a ilha de calor de Curitiba é mais quente do que a de São Paulo porque tem menos área verde”, explicou.

A última parte do painel contou com explanações dos professores Cynthia Suassuna e Fábio Pedroso. Eles relembraram que o projeto de Climate Labs da Católica contou com financiamento da plataforma Erasmus +, da União Europeia, e que deu origem ao Laboratório de Inovação para Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (Limcs).

Dados apresentados por eles revelam que 1/3 da população vive em áreas de risco (encosta ou inundação). O Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima indica que a Região Metropolitana do Recife ocupa o 16° no ranking das cidades mais vulneráveis à mudanças climática em todo o planeta.

Os especialistas apontaram seis riscos críticos para a cidade:

1.    Inundações,

2.    Deslizamentos,

4.    Doenças Transmissíveis,

5.  Ondas de calor e seca meteorológica

6. Aumento do Nível Médio do Mar.

O território a ter as ações do Limcs fica entre Recife e Olinda, mais precisamente nos bairros de Beberibe e Caixa D`Água, respectivamente. Atuando junto as comunidades, a professora Cynthia disse “buscar potencialidades já existentes através da inovação”.

O professor Fábio finalizou o painel mostrando as ações do Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) que forma agentes socioeducativos em parceria com a Defesa Cilvil de Pernambuco (Codecipe) para atuar em caso de desastres.

Visualizações:
1440
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

II Seminario Pesquisa.jpeg

Inscrições abertas: II Encontro da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia...

12 a 14 de agosto de 2024 O II Seminário da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e Literatura da Escola Abba acontecerá de 12 a 14...

12 a 14 de agosto de 2024 O II Seminário da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e...

ASDFG.png

OTORRINOLARINGOLOGIA - LAOTO

O projeto de Otorrinolaringologia atua em diversas atividades de extensão na área de otorrinolaringologia que é uma especialidade médica capaz de...

O projeto de Otorrinolaringologia atua em diversas atividades de extensão na área de otorrinolaringologia que é uma...

FILOSOFIA.CORTADA.jpg

PPGFIL - Processo Seletivo 2024.2

O Programa de Pós-graduação em Filosofia divulga o Edital para o processo seletivo para turma de 2024.2. Edital 2024 - Seleção Complementar Critério de...

O Programa de Pós-graduação em Filosofia divulga o Edital para o processo seletivo para turma de 2024.2. Edital...

PSICOLOGIA CORTADA.jpg

PPGPSI - Processo Seletivo 2024.2

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o Edital para processo seletivo para turmas complementares de 2024.2 do Mestrado e Doutorado. ...

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o Edital para processo seletivo para turmas complementares...