Transformações tecnológicas impulsionam debate sobre novos modelos de avaliação do ensino superior - Unicap

Título Notícias

Transformações tecnológicas impulsionam debate sobre novos modelos de avaliação do ensino superior

Publicado Por: Daniel França

Palestra da professora doutora Ester Pereira Neves de Macedo, do Inep, destacou a urgência de inovação nas instituições de ensino diante dos desafios contemporâneos. Atividade integrou a programação da Jornada Unicap Comunitária.

Com uma análise dos desafios atuais do ensino superior brasileiro, a professora doutora Ester Pereira Neves de Macedo, assessora de pesquisa e inovação na diretoria de avaliação da educação superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), conduziu a palestra “Enade, Enamed e Novas Políticas EAD”, realizada durante a Jornada Unicap Comunitária, na manhã desta terça-feira (5). A atividade foi mediada pelo Prof. Dr. Carlos Jahn, assessor da Unicap Digital e docente da Escola de Tecnologia e Comunicação.

O ponto central da fala de Ester Macedo foi a necessidade urgente de reformulação nos processos de avaliação da educação superior, especialmente diante das transformações provocadas por tecnologias como a inteligência artificial. “O fato é que a gente não está conseguindo atrair e, pior ainda, reter nossos estudantes pra que eles saiam com sucesso, com diploma na mão”, afirmou.

A palestrante enfatizou que as instituições de ensino precisam se adaptar rapidamente para não se tornarem obsoletas: “Se as instituições de educação superior não se reinventarem, em época de Inteligência Artificial, de ChatGPT e de próprio YouTube, a gente fecha as portas”.

Panorama dos cursos presenciais

Com base nos dados do Enade 2023, Ester apresentou um diagnóstico preocupante: do total de 1.624.866 vagas ofertadas nas áreas avaliadas, apenas 32% foram ocupadas por ingressantes (520.151 estudantes), e somente 19% resultaram em concluintes (302.879 alunos). Os números reforçam, segundo ela, a urgência de revisar os métodos de ensino, avaliação e permanência estudantil.

Entre os avanços apresentados, destaca-se o desenvolvimento de novos instrumentos de avaliação para os cursos da área da Saúde. Segundo a professora, “começamos lá em 2023 a desenvolver os novos instrumentos a partir de consultas públicas”. Ela explicou que, nas comissões de avaliação, haverá uma composição interdisciplinar: “um médico, um enfermeiro e um radiologista”, o que, segundo ela, “ajuda a dar uma homogeneizada na percepção”.

A proposta também prevê a realização da avaliação e da autoavaliação no mesmo ciclo: “De forma que, no mesmo ano, todas as áreas estejam sendo avaliadas por nossos instrumentos”.

A palestra também abordou as mudanças nos indicadores de qualidade da educação superior, estruturadas a partir de cinco dimensões:

  1. Condições de Oferta e Organização Didático-Pedagógica
    (Infraestrutura, corpo docente, organização curricular)
  2. Pesquisa e Desenvolvimento
    (Doutorandos, patentes, internacionalização)
  3. Extensão e Participação Social
    (Impacto social e engajamento)
  4. Resultados: Formação e Empregabilidade
    (Desempenho dos estudantes, empregabilidade e pós-graduação)
  5. Eficiência: Acesso, Permanência e Conclusão
    (Vagas ociosas, taxas de evasão e conclusão)

Essas dimensões estão sendo aprimoradas com o apoio de universidades federais parceiras que colaboram na proposição de indicadores de trajetória estudantil, desempenho em cursos EAD, inserção laboral e avaliação institucional.

Além disso, há iniciativas internacionais em construção, envolvendo a Unesco (SET4HEI), o bloco Brics, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Arcu-Sul e Riaces, numa tentativa do Inep em alinhar as práticas avaliativas brasileiras com referenciais globais.

Encontros regionais e oficinas

Outra frente de trabalho destacada por Ester Macedo são os seminários e oficinas regionais, como os realizados na Universidade Federal do Pará (UFPA) e no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Essas oficinas têm abordado temas como avaliação in loco, visibilidade da extensão, engajamento discente e articulação entre teoria e prática.

A pesquisadora reafirmou a necessidade de que as instituições de ensino superior pensem suas práticas de forma mais sistêmica, multidimensional e integrada à sociedade e ao mundo do trabalho. Ao final, Ester Macedo destacou os benefícios das melhorias propostas: “Indicadores mais sensíveis à diversidade institucional e mais transparentes, que ampliem a cobertura avaliativa e induzam melhorias efetivas nos cursos”.

 

Visualizações:
28
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Inep recortada.jpg

Transformações tecnológicas impulsionam debate sobre novos modelos de avaliação do ensino superior

Palestra da professora doutora Ester Pereira Neves de Macedo, do Inep, destacou a urgência de inovação nas instituições de ensino diante dos desafios...

Palestra da professora doutora Ester Pereira Neves de Macedo, do Inep, destacou a urgência de inovação nas...

abre (3).jpeg

I Colóquio Internacional Interdisciplinar História, Direito,Filosofia

16 a 19 de setembro | Modalidade Virtual | Evento Gratúito  

16 a 19 de setembro | Modalidade Virtual | Evento Gratúito  

WhatsApp Image 2025-08-04 at 09.42.55.jpeg

"Inteligência Artificial e o Futuro das Universidades" é tema de conferência na abertura da...

Com provocações sobre ética, inovação e transformação digital, evento marca o início do semestre letivo com foco em planejamento e desenvolvimento...

Com provocações sobre ética, inovação e transformação digital, evento marca o início do semestre letivo com foco em...

MATRICULA.bmp

Mestrados e Doutorados - Matrícula 2025.2

Dias 07 e 08 de agosto é o período de matrícula 2025.2 dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Unicap. O processo é bem simples e deve ser feito no...

Dias 07 e 08 de agosto é o período de matrícula 2025.2 dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Unicap. O...