Socióloga portuguesa discute antirracismo na docência do Ensino Superior - Unicap
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Socióloga portuguesa discute antirracismo na docência do Ensino Superior
O anfiteatro do bloco G4 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) recebeu, na última semana, a Profª Drª Cristina Roldão, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), para a conferência “A docência no Ensino Superior e o antirracismo”. O evento foi promovido pelo Instituto Ubuntu de Estudos Africanos e Diaspóricos e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi/Unicap).
A mesa dos trabalhos contou com a presença da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unicap e coordenadora do Instituto Ubuntu, Profª Drª Valdenice José Raimundo, e da Profª Drª Flávia Clemente, do curso de Serviço Social da UFPE.
Durante sua fala, Roldão destacou a importância de contextualizar o racismo em Portugal e a invisibilização histórica do movimento negro no país. Ela lembrou que o Estatuto do Indigenato, aplicado nas colônias portuguesas africanas, institucionalizou hierarquias raciais e a exploração:
“A boa parte da população negra na colônia podia ser forçada a trabalhar. Não é só trabalho processado numa lógica doméstica; é mesmo um sistema cuja produção dependia dos braços disponíveis para que o império se construísse”.
A docente também compartilhou sua experiência pessoal como mulher negra no ensino superior português: “Cresci em Lisboa, em um bairro negro, filha de uma cabo-verdiana e numa casa de mulher. O que era esperado era que eu fizesse até o sexto ano mais ou menos e pouco mais do que isso”, lembrou.
Ela relatou que, apesar das políticas de expansão do ensino com a entrada de Portugal na União Europeia em 1986, o acesso das populações negras à universidade continuava limitado: “O movimento negro começou a desafiar cada vez mais o ensino superior e outros setores da sociedade para que a academia fosse, do ponto de vista racial, mais inclusiva”.
Roldão criticou a narrativa oficial sobre o colonialismo português: “Portugal apresentava-se como um país continental multirracial, um colonialismo sem racismo. Na propaganda, crianças negras estudavam ao lado de crianças brancas para criar essa ideia, mas as desigualdades estruturais persistiam”. Ela reforçou a necessidade de abordagens pedagógicas críticas: “Temos a responsabilidade de abrir a porta e deixar a porta bem aberta. É uma responsabilidade que as nossas comunidades nos colocam”.
O evento também abordou impactos da segregação habitacional, desigualdades educacionais e violência policial sobre populações negras e ciganas em Portugal, bem como a importância da coleta de dados étnico-raciais para subsidiar políticas de reparação histórica.
A conferência reafirmou o papel do ensino superior na produção de conhecimento crítico e na promoção da justiça social, ao mesmo tempo em que destacou os desafios enfrentados por docentes e estudantes negras em contextos historicamente excludentes.
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