Socióloga portuguesa discute antirracismo na docência do Ensino Superior - Unicap

Título Notícias

Socióloga portuguesa discute antirracismo na docência do Ensino Superior

Publicado Por: Daniel França

O anfiteatro do bloco G4 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) recebeu, na última semana, a Profª Drª Cristina Roldão, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), para a conferência “A docência no Ensino Superior e o antirracismo”. O evento foi promovido pelo Instituto Ubuntu de Estudos Africanos e Diaspóricos e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi/Unicap).


A mesa dos trabalhos contou com a presença da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unicap e coordenadora do Instituto Ubuntu, Profª Drª Valdenice José Raimundo, e da Profª Drª Flávia Clemente, do curso de Serviço Social da UFPE.

Durante sua fala, Roldão destacou a importância de contextualizar o racismo em Portugal e a invisibilização histórica do movimento negro no país. Ela lembrou que o Estatuto do Indigenato, aplicado nas colônias portuguesas africanas, institucionalizou hierarquias raciais e a exploração:


“A boa parte da população negra na colônia podia ser forçada a trabalhar. Não é só trabalho processado numa lógica doméstica; é mesmo um sistema cuja produção dependia dos braços disponíveis para que o império se construísse”.

A docente também compartilhou sua experiência pessoal como mulher negra no ensino superior português: “Cresci em Lisboa, em um bairro negro, filha de uma cabo-verdiana e numa casa de mulher. O que era esperado era que eu fizesse até o sexto ano mais ou menos e pouco mais do que isso”, lembrou. 


Ela relatou que, apesar das políticas de expansão do ensino com a entrada de Portugal na União Europeia em 1986, o acesso das populações negras à universidade continuava limitado: “O movimento negro começou a desafiar cada vez mais o ensino superior e outros setores da sociedade para que a academia fosse, do ponto de vista racial, mais inclusiva”.

Roldão criticou a narrativa oficial sobre o colonialismo português: “Portugal apresentava-se como um país continental multirracial, um colonialismo sem racismo. Na propaganda, crianças negras estudavam ao lado de crianças brancas para criar essa ideia, mas as desigualdades estruturais persistiam”. Ela reforçou a necessidade de abordagens pedagógicas críticas: “Temos a responsabilidade de abrir a porta e deixar a porta bem aberta. É uma responsabilidade que as nossas comunidades nos colocam”.

O evento também abordou impactos da segregação habitacional, desigualdades educacionais e violência policial sobre populações negras e ciganas em Portugal, bem como a importância da coleta de dados étnico-raciais para subsidiar políticas de reparação histórica.

A conferência reafirmou o papel do ensino superior na produção de conhecimento crítico e na promoção da justiça social, ao mesmo tempo em que destacou os desafios enfrentados por docentes e estudantes negras em contextos historicamente excludentes.

Visualizações:
123
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2025-12-05 at 14.57.46 (2).jpeg

Professora da Unicap conquista Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025 na categoria Personalidade...

A professora da Escola de Tecnologia e Comunicação da Unicap, Leonie Asfora Sarubbo, conquistou o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025 na categoria...

A professora da Escola de Tecnologia e Comunicação da Unicap, Leonie Asfora Sarubbo, conquistou o Prêmio ANP de...

covite.jpg

Outorga do título de Doutora Honoris Causa

18 de dezembro de 2025, às 11h - Auditório Pe. José de Anchieta - G1 Convite O Magnífico Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Prof. Dr....

18 de dezembro de 2025, às 11h - Auditório Pe. José de Anchieta - G1 Convite O Magnífico Reitor da...

download (1).png

JORNADA UNICAP COMUNITÁRIA 2026.1 DNA UNICAP

2 a 4 de fevereiro de 2026 Evoluindo para ser mais O DNA Unicap representa a essência que compartilhamos como comunidade: nossos valores jesuítas,...

2 a 4 de fevereiro de 2026 Evoluindo para ser mais O DNA Unicap representa a essência que compartilhamos como...

Concerto de Natal 2025.jpg

Sonetto Vocale e Unicap apresentam: Christmas Concert 2025

Data: 05 | 12 (sexta-feira), às 19h Recital de Natal com Coral e solistas Regente: Jadson Oliveira Pianista: Ericson Cavalcanti Local: Biblioteca da Unicap

Data: 05 | 12 (sexta-feira), às 19h Recital de Natal com Coral e solistas Regente: Jadson Oliveira Pianista:...