Publicado Por: Alessandro Douglas

Devido aos impactos da pandemia do Coronavírus, o projeto Rede Tumulto, por meio da Campanha Enche Panela, está arrecadando alimentos, materiais de higiene pessoal e dinheiro através de doação online ou presencial, para distribuição cestas básicas para famílias periféricas da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Os protagonistas da Rede Tumulto são jovens periféricos, que produzem ações provocativas em diferentes favelas da cidade, tendo uma unificação das comunidades do Totó, Arruda, CDD, Santo Amaro, Jardim Brasil, Coque, Jaboatão, Vasco da Gama, Água fria, Alto José do Pinho,Favela do Papelão e do Detran.

Essas 12 comunidades vêm fazendo um movimento necessário para cuidar uns dos outros, tendo em vista a negligencia do governo que coloca em situação de mais vulnerabilidade a maioria dessas comunidades.

A integrante da Rede Tumulto e cineasta periférica, Yane Mendes, explicou que o nome da ação Enche Panela é uma provocação ao panelaço. Afirmando que não tem tempo para bater panelas, optou em encher a panela um do outro salvando vidas e cobrando ação individual das pessoas, sem deixar de cobrar a responsabilidade dos governantes.

Yane afirma ainda que o Enche Panela atualmente ajuda 85 famílias das 12 comunidades. Segundo ela, existem cerca de 25 famílias na lista de espera e esse número não para de crescer. É importante ressaltar que a iniciativa ajuda as pessoas vulnerabilizadas devido à Covid-19. Yane explica que trata-se de comunidades fortes, unidas para combater uma crise que se agrava a cada dia. A cineasta afirma também que existem outros objetivos na ação e que um deles é o combate às fake news e a democratização da comunicação.

O coletivo promove ações de comunicação com a linguagem da periferia. Os conteúdos promovem o debate para que as pessoas não se culpem pelo que estão passando, e alertam para a responsabilidade dos governos. Você também pode fazer sua parte para contribuir com o Enche Panela. As doações podem ser feitas presencialmente, na Rua Custódia, na comunidade do Totó ou através de vakinha virtual acessando: Link da Vakinha: http://vaka.me/997637

Para quem tem dificuldade em doar através do site e está respeitando o isolamento social, a Rede também está aceitando transferência bancária, para informações sobre os dados, entrar em contato com Yane Mendes (81) 9.86082376 ou pelo Instagram @redetumulto e @eu_sou_yane.

Matéria: Wilma Santos

Visualizações:
155
Compartilhar