Pedagogia do quilombo como alternativa à necropolítica - Unicap

Título Notícias

null Pedagogia do quilombo como alternativa à necropolítica

Publicado Por: Daniel França

A Escola de Educação e Humanidades promoveu, na noite desta terça-feira (29), no auditório G2, uma conferência com o coordenador do Núcleo Unicap de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi), Padre Clóvis Cabral. O evento contou com a participação de alunas e alunos dos cursos de Filosofia, Teologia, Pedagogia e Serviço Social. A mesa dos trabalhos foi composta pelas professoras Graziela Brito e Shalimar Reis.

A partir do lema “Fala com sabedoria, ensina com o amor”, da Campanha da Fraternidade, ele falou sobre o que chama de “invisibilização de estudantes intercambistas, refugiados e refugiadas, quilombolas e povos da floresta”. Padre Clóvis abordou ainda a estratégia de dominação dessas minorias a partir do conceito de necropolítica.

Citando o filósofo camaronês Joseph-Achille Mbembe, Padre Clóvis elencou quatro pontos de operação da necropolítica que consiste na tentativa de eliminar os grupos julgados diferentes dos padrões impostos. Um desses pontos seria a redefinição do outro a partir do uso do poder político, econômico, religioso e cultural.

O segundo ponto seria a evasão da presença do outro. "Temos ilhas de apartação! Afinal, o que são esses condomínios contemporâneos, se não for isso?" O terceiro modo de operação da necropolítica será etiquetar o outro como perigoso ou subversivo. "Quando chamamos alguém de vermelho, comunista", explicou. E o quarto ponto seria a execução propriamente dita. De acordo com ele, além dos assassinatos, a transfobia e o negacionismo seriam exemplos dessas "mortes organizadas". 

Padre Clóvis propôs uma ação político-pedagógica como alternativa a este quadro. Ele explicou o seu ponto de vista a partir de três características da "pedagogia do quilombo". Uma delas seria a comunidade de inclusão. "Os quilombos eram espaços para outras pessoas não negras como indígenas e brancos empobrecidos".

Outra característica dessa pedagogia vinda das comunidades quilombolas é o trabalho, "diferente dessa percepção, dessa ideologia de que o povo pobre mestiço do Brasil, do Nordeste, é preguiçoso, as comunidades quilombolas são locais onde se trabalha muito".

Padre Clóvis salientou que a diferença entre o trabalho na 'Casa Grande' e o do quilombo é que neste último, "o fruto do trabalho de todos era dividido para todos, não havia apropriação pessoal, individual". A terceira característica seria a festa. "Depois da colheita, depois que o trabalho era repartido, as comunidades quilombolas faziam festa, dançavam, cantavam, bailavam!"     

Ele destacou também a importância da ancestralidade na construção e manutenção do conhecimento dessas comunidades. “Sem as memórias dos mais velhos, não há futuro. Elas são guardiãs das memórias ancestrais”, afirmou o Doutor Honoris Causa da Unicap.

Visualizações:
163
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

comnicado24-05-atualizado.jpeg

MANUTENÇÃO DAS AULAS REMOTAS

24/05/2020 - atualização A Universidade Católica de Pernambuco comunica que, diante da previsão da APAC de chuvas moderadas fortes à tarde e à noite...

24/05/2020 - atualização A Universidade Católica de Pernambuco comunica que, diante da previsão da APAC de chuvas...

WhatsApp Image 2022-05-23 at 19.44.54.jpeg

Egressos do MBA Digital Strategy publicam artigos no Brand Trends Journal

Dois alunos do MBA em Digital Strategy tiveram artigos veiculados na Revista Brand Trends Journal, publicação científica digital do Observatório das Marcas....

Dois alunos do MBA em Digital Strategy tiveram artigos veiculados na Revista Brand Trends Journal, publicação...

WhatsApp Image 2022-05-09 at 13.58.22.jpeg

Coordenador do PPGH recebe a visita do idealizador do Projeto História da Ditadura

O Coordenador do PPGH, Professor Helder Remigio, recebeu a visita de cortesia do historiador e idealizador do Projeto História da Ditadura, Paulo César Gomes...

O Coordenador do PPGH, Professor Helder Remigio, recebeu a visita de cortesia do historiador e idealizador do Projeto...

IMG_9426.jpg

Professor do curso de História escreve 12 verbetes para Dicionário sobre a Independência

O professor Flávio Cabral, da graduação e pós-graduação em História da Unicap, é um dos 276 pesquisadores de 11 países que escreveram 765 verbetes do...

O professor Flávio Cabral, da graduação e pós-graduação em História da Unicap, é um dos 276 pesquisadores de 11...