Pedagogia do quilombo como alternativa à necropolítica - Unicap

Título Notícias

Pedagogia do quilombo como alternativa à necropolítica

Publicado Por: Daniel França

A Escola de Educação e Humanidades promoveu, na noite desta terça-feira (29), no auditório G2, uma conferência com o coordenador do Núcleo Unicap de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi), Padre Clóvis Cabral. O evento contou com a participação de alunas e alunos dos cursos de Filosofia, Teologia, Pedagogia e Serviço Social. A mesa dos trabalhos foi composta pelas professoras Graziela Brito e Shalimar Reis.

A partir do lema “Fala com sabedoria, ensina com o amor”, da Campanha da Fraternidade, ele falou sobre o que chama de “invisibilização de estudantes intercambistas, refugiados e refugiadas, quilombolas e povos da floresta”. Padre Clóvis abordou ainda a estratégia de dominação dessas minorias a partir do conceito de necropolítica.

Citando o filósofo camaronês Joseph-Achille Mbembe, Padre Clóvis elencou quatro pontos de operação da necropolítica que consiste na tentativa de eliminar os grupos julgados diferentes dos padrões impostos. Um desses pontos seria a redefinição do outro a partir do uso do poder político, econômico, religioso e cultural.

O segundo ponto seria a evasão da presença do outro. "Temos ilhas de apartação! Afinal, o que são esses condomínios contemporâneos, se não for isso?" O terceiro modo de operação da necropolítica será etiquetar o outro como perigoso ou subversivo. "Quando chamamos alguém de vermelho, comunista", explicou. E o quarto ponto seria a execução propriamente dita. De acordo com ele, além dos assassinatos, a transfobia e o negacionismo seriam exemplos dessas "mortes organizadas". 

Padre Clóvis propôs uma ação político-pedagógica como alternativa a este quadro. Ele explicou o seu ponto de vista a partir de três características da "pedagogia do quilombo". Uma delas seria a comunidade de inclusão. "Os quilombos eram espaços para outras pessoas não negras como indígenas e brancos empobrecidos".

Outra característica dessa pedagogia vinda das comunidades quilombolas é o trabalho, "diferente dessa percepção, dessa ideologia de que o povo pobre mestiço do Brasil, do Nordeste, é preguiçoso, as comunidades quilombolas são locais onde se trabalha muito".

Padre Clóvis salientou que a diferença entre o trabalho na 'Casa Grande' e o do quilombo é que neste último, "o fruto do trabalho de todos era dividido para todos, não havia apropriação pessoal, individual". A terceira característica seria a festa. "Depois da colheita, depois que o trabalho era repartido, as comunidades quilombolas faziam festa, dançavam, cantavam, bailavam!"     

Ele destacou também a importância da ancestralidade na construção e manutenção do conhecimento dessas comunidades. “Sem as memórias dos mais velhos, não há futuro. Elas são guardiãs das memórias ancestrais”, afirmou o Doutor Honoris Causa da Unicap.

Visualizações:
2699
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

biblioteca.jpeg

Unicap realiza provas do Vestibular 2026.1 neste domingo

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realiza, neste domingo (14), das 8h15 às 13h15, as provas do Vestibular 2026.1. Ao todo, estão sendo...

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realiza, neste domingo (14), das 8h15 às 13h15, as provas do...

Ato vermelho.jpg

Unicap promove ato público no Dia Internacional dos Direitos Humanos para combater feminicídio e...

Na noite do dia 10 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos — instituído pela Organização das...

Na noite do dia 10 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos —...

lancamento.jpg

Lançamento do Livro Lições de História do Direito Canônico e História do Direito em perspectiva

É com grande satisfação que o Instituto Superior de Direito Canônico convida a comunidade acadêmica e o público interessado para o lançamento do...

É com grande satisfação que o Instituto Superior de Direito Canônico convida a comunidade acadêmica e o...

Captura de tela 2025-12-10 162836.png

Cátedra Dom Helder celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos

A Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara, celebra, neste 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, reafirmando seu...

A Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara, celebra, neste 10 de dezembro, o Dia Internacional dos...