Núcleo de Desenvolvimento Profissional e Justiça Socioambiental busca inovar em qualificação - Unicap

Título Notícias

Núcleo de Desenvolvimento Profissional e Justiça Socioambiental busca inovar em qualificação

Publicado Por: Daniel França

As transformações do mercado de trabalho exigem um aperfeiçoamento constante com aquisição de novas habilidades e demonstração de competências, além das questões técnicas. Uma tendência que mexe com todas as áreas do conhecimento, inclusive com quem lida com Direito. Conectada a esta realidade, a Escola de Ciências Jurídicas da Unicap inova com a criação do Núcleo de Desenvolvimento Profissional e de Justiça Socioambiental (NDPJUS).

A proposta é ampliar o portfólio de cursos com atividades que visam a formação técnica e prática de forma rápida e que atenda as demandas urgentes do mercado de trabalho. O público-alvo vai além dos estudantes de graduação ou bacharéis em Direito. Profissionais de outras áreas ou estudantes interessados em desenvolver sua formação visando determinados objetivos de carreira poderão participar das atividades e obter um certificado emitido pela Universidade, por meio do NDPJUS.

Cursos de curta e média duração, seminários, capacitações, mentorias ou projetos de extensão estão entre as várias opções. Para isso, a  Universidade investiu não só num corpo docente qualificado, mas numa estrutura física de ponta com oito novas salas e um Espaço Multiuso no 8º andar do bloco G. Nesta entrevista abaixo, o coordenador do NDPJUS, professor Rodrigo Deodato, explica os detalhes de como o novo núcleo vai funcionar.

Os profissionais estão procurando cada vez mais se qualificar em temas práticos ou que tenham uma aplicação concreta na solução de problemas da sociedade. O que o NDPJUS vai oferecer de qualificação prática?

Rodrigo Deodato - O modelo da Escola de Ciências Jurídicas da UNICAP se estrutura por meio de instâncias integrativas de pesquisa, extensão clínica e formação profissional na área jurídica, no fortalecimento dos laços de interação, tanto com as comunidades, como com as esferas do setor público, privado e não governamental. Desse modo, o NDPJUS surge como um mecanismo, no âmbito interno, de articulação da formação técnica e prática profissionais e da
produção de tecnologias jurídico-sociais com viés humanista e socioambiental.

Além disso, no âmbito externo, o NDPJUS é o espaço de interlocução com atores sociais, governamentais e econômicos, com o objetivo de promover a elaboração e implementação de projetos e parcerias, visando contribuir para profissionalização e inserção, sobretudo na área jurídica. Assim, a proposta de qualificação ofertada pelo NDPJUS está pautada na oferta de formações, capacitações, certificações, eventos e produções técnicas e acadêmicas. O objetivo é também promover o desenvolvimento de uma formação voltada para uma prática não-litigiosa e de fortalecimento de uma cultura de diálogo, somada a ações concretas e direcionadas à uma advocacia empreendedora e à profissionais que se integrem com as novas tecnologias e
demandas no mundo digital.

A Unicap é pioneira no Brasil na prestação de serviços à comunidade por meio do Núcleo de Prática Jurídica-Astepi. O que diferencia o NDPJUS e como será a atuação junto ao NPJ-Astepi?  

É importante, inicialmente, reconhecer o esforço histórico e o espírito de pioneirismo da formação e da prática jurídicas da Unicap. Somado a isso, a necessidade de consolidar o processo de inovação da prática jurídica, com base no modelo estruturador da ECJUR, é um papel importante que vem sendo desenvolvido pelo NDPJUS. O Núcleo de Prática Jurídica – Astepi é uma parte do todo que é o NDPJUS. Desse modo, a amplitude de atuação do NDPJUS permitirá a reformulação da prática jurídica na Unicap, por meio de trilhas integradas que possibilitam a expansão da proposta pedagógica e o aprofundamento da produção técnico-profissional.

Essa reformulação da prática jurídica se expressa pelo seu lugar de protagonista na formação do profissional que queremos ofertar, não apenas ao mercado, mas à sociedade. O estabelecimento e sistematização de procedimentos e fluxos de atendimento à comunidade e às organizações da Sociedade Civil, empoderando esses atores, juntamente com a ampliação de convênios com o poder público e privado, é uma realidade já vivida neste momento de transição para uma nova forma de condução da Prática Jurídica, no âmbito do NDPJUS.

O NPDJUS está ligado à Escola de Ciências Jurídicas, o que pode remeter, em um primeiro momento, a algo específico do curso de Direito, mas a proposta do NPDJUS tem caráter transdisciplinar, ou seja, profissionais de outras áreas podem se qualificar por meio das atividades do Núcleo. O senhor poderia explicar em quais áreas o NPDJUS vai oferecer qualificação?

Como o NPDJUS vai alcançar outros públicos, além dos profissionais do Direito? 

Buscando proporcionar uma abordagem transdisciplinar e conectada com as exigências do mercado e à superação dos desafios da sociedade do Século XXI, é importante reconhecer que, independente da área de especialização e  atuação, o profissional necessita ampliar o seu repertório de competências e de habilidades profissionais e interpessoais. O NDPJUS surge com esse propósito de promover o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais a
partir da área jurídica e para além dela, direcionando a trilha formativa de seu corpo discente para novas oportunidades de carreira e melhores escolhas que contribuam para o seu futuro, enquanto ser transformador de sua realidade à luz da justiça socioambiental.

Importa notar ainda que com a expansão da ECJUR, por meio de novas graduações e um novo tecnólogo, o NDPJUS estará atuando também com esses novos cursos, além do curso de Direito, tanto nas atividades práticas, como no portfólio de cursos de desenvolvimento e aprimoramento profissional. 

Quais habilidades profissionais poderão ser desenvolvidas no NPDJUS?

Dentre as atribuições do NDPJUS, está a promoção de ações de internacionalização no âmbito da Escola de Ciências Jurídicas. O Núcleo deve sediar e gerir as atividades práticas dos cursos de graduação vinculados à ECJUR, além de integrar ações entre a Graduação e a Pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Todas essas atribuições, junto com a promoção e intensificação das ações de extensão – também atribuição do Núcleo – nos oferta uma oportunidade ímpar de atuação para o desenvolvimento de softs skills (habilidades interpessoais do profissional do Século XXI).

Segundo o Fórum Econômico Mundial, pensamento analítico, crítico e inovador; aprendizagem ativa e estratégica; resolução de problemas complexos; resiliência; trabalho em equipe; flexibilidade e inteligência emocional; comunicação assertiva, dentre outras, estão entre as principais habilidades profissionais exigidas pelo mercado do futuro. O NDJUS já surge pautado na lógica de desenvolvimento dessas softs skills, buscando ofertar ao seu público, formas rápidas e de impacto para as escolhas profissionais.

Como será a atuação do NPDJUS no que se refere à Justiça Socioambiental e qual a dimensão que o tema ocupará no novo Núcleo?

O NDPJUS, estrategicamente localizado no âmbito da ECJUR, traz em seu bojo dois vieses importantes: o compromisso social com respeito à casa comum e a inovação profissional. O primeiro viés transversal foi inspirado nas reflexões proporcionadas pelas Encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti, bem como nas Preferências Apostólicas e no Projeto Apostólico Comum 2021-2027, da Companhia de Jesus para América Latina e Caribe. Foi neste contexto que a justiça Socioambiental se estabeleceu para o NDPJUS como uma vertente de importância. Ademais, o tema do Meio ambiente também é marcado pela inovação, haja vista os debates sobre mercado de carbono, energias renováveis e resíduos sólidos.

Todos esses elementos garantem que, em tempos de uma Advocacia 4.0, o diálogo entre o mercado e as necessidades da Casa Comum perpasse também pela formação do alunado. O NDPJUS fortalece o próprio sentido humanista e pioneiro da ECJUR e, por conseguinte, da Unicap, assumindo, no dizeres de Pe. Arrupe, SJ, que "Se há capacidade e oportunidade, há também responsabilidade”.

Fotos: Alex Costa

Serviço

NPDJUS - sala 802, bloco G

Horário de atendimento: 8h às 17h

Email: ndpjus@unicap.br 

Fonte: (81) 2119.4379

Visualizações:
1498
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

II Seminario Pesquisa.jpeg

Inscrições abertas: II Encontro da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia...

12 a 14 de agosto de 2024 O II Seminário da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e Literatura da Escola Abba acontecerá de 12 a 14...

12 a 14 de agosto de 2024 O II Seminário da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e...

ASDFG.png

OTORRINOLARINGOLOGIA - LAOTO

O projeto de Otorrinolaringologia atua em diversas atividades de extensão na área de otorrinolaringologia que é uma especialidade médica capaz de...

O projeto de Otorrinolaringologia atua em diversas atividades de extensão na área de otorrinolaringologia que é uma...

FILOSOFIA.CORTADA.jpg

PPGFIL - Processo Seletivo 2024.2

O Programa de Pós-graduação em Filosofia divulga o Edital para o processo seletivo para turma de 2024.2. Edital 2024 - Seleção Complementar Critério de...

O Programa de Pós-graduação em Filosofia divulga o Edital para o processo seletivo para turma de 2024.2. Edital...

PSICOLOGIA CORTADA.jpg

PPGPSI - Processo Seletivo 2024.2

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o Edital para processo seletivo para turmas complementares de 2024.2 do Mestrado e Doutorado. ...

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o Edital para processo seletivo para turmas complementares...