Índice global revela pesquisadores da Unicap entre melhores da América Latina - Unicap

Título Notícias

null Índice global revela pesquisadores da Unicap entre melhores da América Latina

Publicado Por: Daniel França

A produção científica da Universidade Católica de Pernambuco se destaca internacionalmente. Dessa vez, o reconhecimento veio por meio do Ad Scientific Index 2021. A plataforma global faz um minucioso levantamento em base de dados no mundo todo e constatou que a Unicap tem oito pesquisadores entre mais de 53 mil cientistas em 32 países da América Latina com mais publicações e citações. Isso inclui 1.348 universidades públicas e privadas.

O grupo tem professores da Unicap Icam Tech International School e das escolas de Ciências Jurídicas, Comunicação, Saúde, Educação e Humanidades e Ciências da Vida da Católica. Quando se levado em conta apenas os docentes da Unicap, eles aparecem na seguinte ordem:

  1. Leonie Asfora Sarubbo (Engenharias)

  2. Alex Sandro Rolland Souza (Medicina)

  3. Cristina Maria De Souza Brito Dias (Psicologia)

  4. Maria Cristina Lopes De Almeida Amazonas (Psicologia)

  5. Glauco Salomão Leite (Direito)

  6. Anthony Lins (Jogos Digitais)

  7. Moab Acioli (Medicina e Ciências da Linguagem)

  8. Raphael Fonseca do Nascimento (Engenharias)

O “AD Scientific Index” é o primeiro e único estudo que mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos de cientistas com base nas pontuações e citações do H Index e I10 no Google Scholar. “Em outras palavras, o " AD Scientific Index " fornece tanto a classificação acadêmica quanto os resultados da análise”, diz um trecho do documento oficial de apresentação em tradução livre. Vale destacar que o AD Scientific Index é independente, não recebe apoio de nenhuma instituição, organização, país ou fundo.

A nossa reportagem conversou com cada um dos pesquisadores sobre essa conquista e o que ela revela sobre os desafios de se dedicar à Ciência. Veja os depoimentos:

1 - Leonie Asfora

“Fiquei muito surpresa e lisonjeada. São indicadores importantes na carreira. A escolha pela pesquisa, pela ciência faz a gente abrir mão de muita coisa, de convívios. Mas eu vejo isso como algo além dos números. O maior valor é fazer retrospectiva de quantos jovens em consegui formar, mudar de vida, fazê-los acreditar no futuro, proporcionar conhecimento, fazer gostar de aprender, isso tem impacto na vida de muita gente! Esse é o maior legado”, disse Leonie Asfora que atualmente tem 30 orientandos entre alunos da graduação, mestrado e doutorado.  

2 – Alex Rolland

"Quero agradecer a oportunidade de expressar meu pensamento sobre a pesquisa. Assim, inicialmente venho esclarecer que fui "imaginado" por meus pais a ser um médico apenas da assistência médica, mas fui além: pensei em ajudar a população trazendo evidências científicas, por meio de pesquisas, para ajudar a todos, em especial, a nossa população nordestina e brasileira. Ser professor e conseguir associar a assistência médica aos pacientes, além da pesquisa, não é uma tarefa fácil, particularmente no Brasil e na época em que vivemos.

Entretanto, com o apoio das Universidades e Instituições, destaco as que trabalho, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), as quais reconhecem a pesquisa como um pilar importante do desenvolvimento do país, as pesquisas são realizadas com o apoio dos alunos e a concordância dos participantes. Nossa missão como pesquisador é o bem-estar da comunidade, trazendo respostas a questões que necessitam serem esclarecidas e, consequente, uma melhor qualidade de vida a população. Infelizmente, muitos desafios necessitam serem vencidos, particularmente as políticas públicas federais atuais, mas que estão sendo contornadas pelo apoio universitário. Obrigado”.  

3 - Maria Cristina Brito

 

“Essa conquista é fruto de muitos anos de dedicação, de estudos, de pesquisas que eu venhoa fazendo com os meus orientandos nas linhas de família, interação social e saúde no Programa de Pós-graduação em Psicologia. Minhas temáticas versam sobre adoção, envelhecimento e relacionamento intergeracional, principalmente entre avós e netos, que é a minha paixão. Me formei em 1975, na própria Católica. Sou muito grata à Unicap pela minha formação. Estudei com profissionais de altíssimo nível. Muito desses trabalhos são publicados com alunos do Pibic e vários enveredaram pela pós. Hoje tenho ex-alunos da USP, Federal da Paraíba, da Facho (Olinda). Tenho muito orgulho de ter seguido por esse caminho”.

4 – Cristina Amazonas

“Dediquei toda a minha vida profissional ao ensino e à pesquisa, funções que exerço com muita alegria.  Durante toda a minha trajetória, sempre recebi todo o apoio necessário por parte da Unicap, universidade onde eu construí a minha trajetória profissional.  Ser um pesquisador, em nosso país nunca foi uma tarefa fácil, e na atual conjuntura tem se tornado ainda mais difícil, como é do conhecimento de todos.  O apoio dos órgãos de fomento tem sido cada vez mais escasso principalmente quando os temas de nossas pesquisas envolvem questões que se relacionam com direitos humanos dos grupos mais vulneráveis. Receber esse reconhecimento é um grande alento que me anima a seguir com o meu trabalho”. 

5 – Glauco Salomão

“Existem problemas que podemos dizer que são estruturais no modelo de ensino jurídico adotado no país e que se refletem nas atividades de pesquisa. O aumento expressivo dos Cursos de Direito não veio acompanhado de uma maior preocupação com a sua qualidade. Em muitas instituições privadas, notamos a prevalência de um modelo marcantemente empresarial. Isso tem consequências negativas em vários aspectos da educação jurídica, tais como sobrecarga de aulas para os professores, desestímulo à formação continuada em Programas de Pós-Graduação e a concepção das atividades de pesquisa como uma despesa desnecessária e não uma importante dimensão da formação acadêmica do discente.  Nesse contexto, a pesquisa acadêmica acaba ficando relegada às universidades públicas e a algumas instituições particulares, sobretudo as comunitárias, como é o caso da Católica.

Como ex-aluno e hoje professor da Unicap, observo como são importantes na formação profissional os programas de Monitoria e de Iniciação Científica, que existem há décadas. A implementação do Programa de Pós-Graduação em Direito representou, nessa perspectiva, mais um passo em uma trajetória de evidente compromisso da instituição com uma efetiva valorização da pesquisa científica e do pesquisador, razão pela qual tem se destacado na região atraindo alunos de diversos Estados. Com isso, cria-se um ambiente acadêmico muito rico, com abordagens as mais diversas, resultando em contribuições valiosas para a área. Isso, contudo, não nos livra dos antigos e novos desafios. É preciso continuar os esforços por um marco regulatório que valorize as instituições que efetivamente possuem um compromisso com uma educação jurídica de qualidade, coibindo sua mercantilização.  Além disso, é fundamental refletir sobre os impactos das novas tecnologias na área. Não me refiro apenas à utilização de plataformas e novas ferramentas, mas à necessidade de repensarmos o próprio modelo de curso que se pretende daqui em diante”.

6 – Anthony Lins

“Primeiramente muita surpresa em estar neste ranking, tenho amigos e colegas da academia que estão, com toda certeza, num alto patamar de pesquisas e excelência acadêmica, os quais deveriam estar nesta lista também. Fico feliz por estar neste grupo seleto e representando a nossa Universidade Católica de Pernambuco de maneira positiva. A Unicap é uma instituição extremamente atuante na pesquisa acadêmica em diversas áreas, fomentando iniciativas que buscam estimular o jovem pesquisador, bem como fortalecer as pesquisas nos diferentes níveis, através dos seus grupos de pesquisas e ações de extensão e inovação. Ser um pesquisador/professor no momento atual do nosso país é por si uma missão de vida, como diria Benjamin Franklin: “Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença.”, é assim que penso como a gente que faz pesquisa acaba por seguir neste caminho, buscando sempre fazer o melhor possível. Obrigado aos colegas que de alguma forma contribuíram para estarmos aqui falando uma menção positiva, por ser um pesquisador brasileiro”.

7 - Moabi Acioli

“O resultado do Ad Scientist Index é extremamente gratificante para um professor e pesquisador que compreende ser o produto do seu trabalho resultado de uma articulação coletiva, envolvendo outros colegas professores e pesquisadores, junto a alunos de graduação e de pós-graduação. Além disso, a relevância da Ciência não se encontra circunscrita tão somente aos méritos internos ou epistêmicos, ela é principalmente justificável pelos seus méritos externos de retorno social. Em um momento histórico do Brasil, de retrocessos políticos, econômicos, sanitários, educacionais e ético-morais, a Universidade Católica de Pernambuco representa uma importante trincheira em nome dos valores que enaltecem a produção do conhecimento e permite que nós professores e pesquisadores possamos contribuir para uma melhoria ininterrupta da qualidade de vida de nossa sociedade”.

8 – Raphael Nascimento

“Estou muito feliz com a classificação, principalmente por ser um pesquisador iniciante. A infraestrutura laboratorial do curso de Química e do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Unicap, o qual sou Jovem Docente Permanente, tem fornecido o suporte necessário para a produção dos trabalhos científicos. Infelizmente, com a diminuição dos fomentos pelo Governo Federal, essa tarefa vem se tornando cada vez mais difícil, mas a missão persiste. Trabalhar com ensino e pesquisa é altamente recompensador. São atividades que escolhi para minha perspectiva de desenvolvimento profissional e tenho prazer em exercê-las”.

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

DGE-INFORMA.jpg

Mudança de curso, turno e readmissão de curso 2022.1

Baixe a Portaria Portaria Prograd nº 013/2021

Baixe a Portaria Portaria Prograd nº 013/2021

WhatsApp Image 2021-12-06 at 15.26.24.jpeg

Webinar aborda Política de Integridade do Governo de PE

A Católica Business School vai promover o webinar intitulado Política de Integridade do Governo do Estado de Pernambuco. O tema vai ser abordado pelo...

A Católica Business School vai promover o webinar intitulado Política de Integridade do Governo do Estado de...

Apresentação1 (1).jpg

DIALOGANDO COM CUIDADORES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

O projeto se destina a realizar assistência aos cuidadores de crianças com deficiência, enquanto as mesmas são atendidas na sessão de Fisioterapia nos...

O projeto se destina a realizar assistência aos cuidadores de crianças com deficiência, enquanto as mesmas são...

Apresentação1.jpg

PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS

O projeto se destina a realizar assistência às idosas, residentes no Convento das Irmãs Doroteias, na Rua Soledade. São oferecidas atividades que abordam...

O projeto se destina a realizar assistência às idosas, residentes no Convento das Irmãs Doroteias, na Rua Soledade....