Estágio Social como diferencial do curso de Engenharia da Complexidade - Unicap

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Estágio Social como diferencial do curso de Engenharia da Complexidade

Publicado Por: Daniel França

A formação de profissionais socialmente responsáveis faz parte do rol de inovações trazidas pelo curso de Engenharia da Complexidade da Unicap Icam International School, pioneiro no Brasil. Entre disciplinas de tecnologia, inovação e empreendedorismo, a grade curricular tem parte de sua carga horária voltada para o voluntariado. É o chamado Estágio Social.

Ludmila Maranhão, aluna do 3º período, dedicou parte de suas férias em janeiro ao projeto Unificados, plataforma que reúne várias instituições no atendimento a pessoas em situação de rua no prédio do antigo Liceu e conta com o apoio da Unicap. Lá ela ajudou na separação de roupas, organização do estoque entre outras atividades durante três finais de semana.

Ela ainda participou de três ‘rondas noturnas’, que distribui sopa a quem vive nas ruas do centro do Recife. As vivências no Estágio Social surpreenderam a aluna que destacou ter amadurecido enquanto profissional humanista. “Não esperava por ser um curso de engenharia, não sabia que seria assim. O curso incentiva para que sejamos engenheiros mais humanos. Achei muito top!”, disse a jovem de 19 anos.

O colega dela, Augusto Vinícius Oliveira Silva, 18 anos, fez parte de outra ação: a de limpeza do mangue organizada pelo Cabanga Iate Clube. “Foi uma experiência impactante para ver uma realidade que não é vista. Mudou meu pensamento! Nunca pensei que um curso de engenharia teria tanta coisa para ver em humanidades. É um curso que pensa no ambiente e nas pessoas”.  

O Estágio Social foi desenvolvido para proporcionar a formação integral dos alunos de Engenharia da Complexidade. A carga horária é de 80 horas. O professor João Elton de Jesus conversou com a reportagem e deu detalhes de como ele funciona.

Como foram organizadas as vivências dessas primeiras turmas?

João Elton de Jesus - O Curso de Engenharia da Complexidade busca a formação integral dos alunos. Logo, além da formação técnica para serem excelentes engenheiros generalistas, há no próprio currículo do curso uma série de conteúdos que visam desenvolver competências e conhecimentos na área de humanidades.

Por ser um curso prático, em que o aluno parte de questões reais para promover soluções e ações concretas, levando em consideração os grandes problemas do mundo contemporâneo, que traz desafios complexos, está previsto no currículo do curso (além dos estágios técnicos em empresas) o estágio social. Com uma carga horária de 80h, dividida em 4 horas diárias, durante 4 semanas completas, os estudantes foram convidados a vivenciarem dois grandes desafios da área metropolitana de Recife, a poluição dos mangues e rios e todas as consequências socioambientais causadas por isso e a questão das pessoas em situação de rua.

Que tipo de reflexão essas experiências podem proporcionar?

J.E.J - Dessa maneira, com parceiros que já realizam trabalhos nessas áreas, os estudantes puderam "colocar a mão na massa", retirando os resíduos sólidos descartados inadequadamente no Rio Capibaribe e acolhendo, conversando e oferecendo serviços a quem tanto tem sentido os impactos das desigualdades sociais, ampliadas com a pandemia.

Durante as experiências os alunos são convidados a refletirem os problemas e desafios vivenciados, por meio de relatórios, e após o estágio há um momento de partilha, em que além de contarem o que viram, são convidados a refletirem sobre soluções e até projetos (dentro da Engenharia) que poderiam ajudar a dar uma resposta ao problema. É como se fosse um grande PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) que os estudantes já realizam cotidianamente no curso, mas, agora, podem experimentar e aprender a partir de um contato direto e profundo com a realidade. Assim, a formação é integral, acontece na prática, no serviço, no contato com a realidade e no despertar de ideias e sonhos para propostas de intervenção e busca por um mundo melhor.


Fotos: redes sociais

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