E-book propõe ações “Em Defesa dos Pobres: Espiritualidade, Justiça e Libertação” - Unicap

Título Notícias

null E-book propõe ações “Em Defesa dos Pobres: Espiritualidade, Justiça e Libertação”

Publicado Por: Daniel França

Em tempos de aumento da desigualdade devido às crises socioambientais e, mais recentemente, sanitária imposta pela pandemia de Covid-19, as lógicas centradas no compartilhamento e atuação em rede são o ponto de partida das discussões propostas pelo livro Em Defesa dos Pobres: Espiritualidade, Justiça e Libertação. O e-book é uma publicação da Editora Universidade de Pernambuco (Edupe).

A obra reúne artigos de pesquisadores das áreas da Filosofia, Teologia, Ciências da Religião, Sociologia, História, Antropologia entre outras que se propõem a discutir ações de justiça socioambiental. “Reconhece que não podemos nos livrar do tormento atual ou quaisquer tormentos ignorando-os, por isso se faz necessário que cada um, cada uma, acredite na possibilidade da dignidade da pessoa humana, e se engaje na construção de sociedades fraternas, superando e livrando-nos das opressões e divisões. Por isso, apostar na qualidade de vida da população ao invés de dar ênfase à rentabilidade econômica dos mercados, é repensar os critérios obsoletos que regem a lógica predatória da vida moderna” diz um trecho da apresentação.

O livro que tem como organizadores o Prof. Dr. Drance Elias, da Escola de Educação e Humanidades da Unicap; e do Prof. Dr. José Ivamilson Silva Barbalho, da Universidade Federal de Alagoas. “Planejamos o livro dentro do contexto de pandemia. Esse contexto nos inspirou a buscar organizar algo assim”, explica Drance que ressalta: “O livro no conjunto dos seus textos quer alimentar um debate, uma reflexão e, por que não, provocar um espírito de ação nos leitores, já que o contexto de desmonte das politizadas públicas desse atual governo, provoca certo aprofundamento da pobreza. Basta de palavra, ação!”

Vale destacar que a coletânea segue direções propostas pelo Papa Francisco. “Em sintonia com a caminhada da libertação dos oprimidos, anelada pelo Papa Francisco em sua Carta Encíclica Fratelli Tutti, essa coletânea também aspira, neste instante que nos cabe viver, reconhecendo a dignidade de cada pessoa humana, que ‘possamos fazer renascer, entre todos/as, um anseio mundial de fraternidade. Ninguém pode enfrentar a vida isoladamente’”, diz outro trecho da apresentação.

“A Encíclica do Papa não está diretamente colocada como exigência para os autores, mas, nós que organizamos estávamos sim, também, inspirados pelas preocupações do Papa quanto aos pobres, sua defesa e direitos”, pontua o professor Drance.

Ao todo, são 24 textos organizados em duas partes em 177 páginas. Assina o prefácio o biblista e Bispo Emérito da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil Dom Sebastião Armando Gameleira Soares.

O livro pode ser baixado gratuitamente pelo site da Edupe.

Sobre os organizadores

Drance Elias da Silva - Doutorado (2006) e Mestrado (2000) em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharelado em Filosofia (1989) pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Bacharelado em Teologia (1989) pelo Instituto de Teologia do Recife (ITER). Atualmente é professor da Uni[1]versidade Católica de Pernambuco, atuando no Bacharelado em Teologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.

José Ivamilson Silva Barbalho - Doutorado e Mestrado em Educação pela UFPE. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas - UFAL campus Delmiro Gouveia; graduado em História pela Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns; Especialização em História, FFPG.

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2021-06-16 at 11.15.34.jpeg

VII Mostra Curta Vazantes aborda uso pedagógico do audiovisual

A produtora cultural e cine educadora Andréa Mota vai proferir palestra intitulada Cinema e Educação: o uso do audiovisual na prática pedagógica. O evento,...

A produtora cultural e cine educadora Andréa Mota vai proferir palestra intitulada Cinema e Educação: o uso do...

refugiado_live.jpeg

Live: O papel da universidade na questão da migração e refúgio

O Dia Mundial do Refugiado será celebrado no próximo 20 de junho e o Instituto Humanitas Unicap e o GT Migração e Refúgio da Unicap, em parceria com Cáritas...

O Dia Mundial do Refugiado será celebrado no próximo 20 de junho e o Instituto Humanitas Unicap e o GT Migração e...

luz.jpg

O que o governo não fez (e não fará) para evitar o racionamento de energia?

Em recente “comunicado” na página do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico – Ilumina –, o profundo conhecedor do setor, Roberto Pereira...

Em recente “comunicado” na página do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico – Ilumina –, o...

WhatsApp Image 2021-06-14 at 13.36.14.jpeg

II Circuito Pedagógico da GRE tem participação de professores da Unicap

O II Circuito Pedagógico da Gerência Regional de Educação – Recife Norte promoveu uma live, na tarde desta segunda-feira (14), sobre os Novos Paradigmas de...

O II Circuito Pedagógico da Gerência Regional de Educação – Recife Norte promoveu uma live, na tarde desta...