Unicap concede título de Doutor Honoris Causa ao ministro Camilo Santana - Unicap

Título Notícias

Unicap concede título de Doutor Honoris Causa ao ministro Camilo Santana

Publicado Por: Daniel França

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realizou, no auditório G1, uma sessão solene para a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao ministro da Educação, Camilo Santana. A honraria, a mais elevada concedida por uma instituição universitária, reconhece a trajetória pública do homenageado e sua contribuição para a educação brasileira, especialmente no fortalecimento de políticas de inclusão, equidade e qualidade do ensino. 


A mesa de honra dos trabalhos foi composta por Padre Pedro Rubens Ferreira, Reitor da Unicap; Teresa Leitão, senadora da República; Degislando Nóbrega, Pró-reitor de Graduação; Victor Marques, vice-prefeito do Recife representando o prefeito João Campos; Gilson José Monteiro Filho, secretário estadual de Educação representando a governadora Raquel Lyra; Márcia Ângela Aguiar, presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj); Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti, reitora da Universidade de Pernambuco (UPE); Maria José de Sena, reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 


Na abertura da solenidade, o Reitor Padre Pedro Rubens destacou o significado institucional e simbólico do momento ao registrar a satisfação pessoal por concluir sua missão de 20 anos à frente da Reitoria com atos dessa natureza. Segundo ele, a Unicap reafirma, com a homenagem a Camilo Santana, a centralidade da articulação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, em diálogo permanente com o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Para a nossa região o momento histórico não poderia ser mais expressivo, pois Camilo e Luciana apoiam, participam e reforçam o projeto político liderado pelo nosso presidente Lula. Três nordestinos a serviço do Brasil”, disse ele relembrando que no dia anterior a honraria foi concedida à ministra Luciana Santos. 

Em um discurso de tom narrativo e autobiográfico, Padre Pedro Rubens situou a trajetória do ministro no contexto das transformações educacionais do país, com especial atenção ao Nordeste. Ao lembrar sua própria experiência como educador e gestor universitário, afirmou que a consolidação das universidades comunitárias, reconhecidas pela Lei nº 12.881/2013, representa uma invenção brasileira que complementa o sistema público estatal e contribui para ampliar o acesso ao ensino superior. “Nós temos uma invenção: a invenção comunitária. Não existe em lugar nenhum do mundo. A gente fez o terceiro setor da educação superior que só existe no Brasil”, afirmou, defendendo a valorização desse modelo pelo Estado. 

O Reitor também destacou a experiência cearense na educação básica como exemplo concreto do impacto das políticas públicas lideradas por Camilo Santana enquanto governador. Ao relatar a transformação de comunidades do interior, ressaltou a expansão das escolas de tempo integral, a valorização dos educadores e a articulação federativa com os municípios. “Trata-se aqui sobretudo de reconhecer, em nome dessa pequena comunidade, a grandiosidade da gestão do então governador Camilo Santana, que transformou o Ceará de ponta a ponta”, afirmou. 


O panegírico do homenageado foi proferido pelo Pró-reitor de Graduação, Degislando Nóbrega, que ressaltou que o título de Doutor Honoris Causa “ultrapassa a cronologia de uma carreira e penetra o campo do legado”. Para ele, a trajetória de Camilo Santana se confunde com a história recente da educação cearense e brasileira, marcada por planejamento, diálogo e compromisso com a dignidade humana. “No parlamento, na administração pública e sobretudo como governador do Ceará, sua biografia se confundiu com a própria história recente da educação daquele estado”, afirmou. 

Degislando Nóbrega destacou quatro dimensões centrais da atuação do ministro: a transformação estrutural da educação básica no Ceará, com políticas de alfabetização e escolas de tempo integral; a convergência entre rigor técnico e sensibilidade social na gestão pública; a reconstrução institucional do Ministério da Educação a partir do diálogo federativo e da valorização do conhecimento científico; e o papel de Camilo Santana como intelectual público, articulador de pactos educacionais. “Em tempos de polarização, sua trajetória reafirma a educação como espaço de encontro, diálogo e construção coletiva do futuro”, disse. 


Nos momentos finais da solenidade, o ministro Camilo Santana imprimiu ao discurso um tom ao mesmo tempo pessoal e programático, conectando a honraria recebida ao sentido mais amplo de sua trajetória na vida pública. Ao agradecer à Unicap, ele afirmou receber o título “com a clara compreensão de que ele transcende a minha trajetória individual” e ressaltou que via naquela distinção “um reconhecimento ao trabalho coletivo que vem sendo realizado à frente do Ministério da Educação, em diálogo permanente com as universidades públicas e privadas, institutos federais, educadores, estudantes e gestores comprometidos com a reconstrução e o fortalecimento da educação brasileira”.  

Para o ministro, a homenagem reforça uma escolha feita ainda cedo em sua vida: “Eu sempre digo que aprendi com meu pai que, na vida, ou a gente é construtor ou é espectador. Eu decidi ajudar a construir o melhor, porque não há outra forma de construir um país mais solidário, mais humano e mais justo se não for através da política, porque tudo é decisão política na vida”. 


Ao refletir sobre os desafios enfrentados desde que assumiu o Ministério da Educação, Camilo Santana destacou o processo de reconstrução institucional após um período de forte fragilização da pasta. “É impressionante como desconstruíram aquele ministério em todos os aspectos: orçamentário, de pessoal, de formação e, acima de tudo, no aspecto do diálogo federativo”, afirmou.  

Segundo ele, a recomposição do MEC exigiu restabelecer o regime de colaboração entre União, estados e municípios, uma vez que “eu não acredito em nenhuma política pública que seja construída de cima para baixo; ela precisa ser construída coletivamente, ouvindo os entes federados, a sociedade, os professores e os alunos”. O ministro lembrou que as universidades federais enfrentaram “os piores orçamentos da história” no período anterior e citou avanços recentes, como a autorização de novos cargos após anos, a retomada de contratações e o enfrentamento de obras paralisadas há mais de uma década. “Destruir é muito fácil. Reconstruir é tijolinho por tijolinho”, sintetizou. 


Encerrando sua fala, Camilo Santana associou a responsabilidade do título recebido ao compromisso renovado com a redução das desigualdades e com a centralidade da educação como projeto nacional. “Assumir a missão de conduzir o Ministério da Educação é assumir o compromisso com a redução das desigualdades, com a valorização dos professores, com o acesso, a permanência e a qualidade, com equidade em todos os níveis de ensino. É acreditar que a educação é, antes de tudo, um projeto de país”, declarou.  

Ele afirmou que a outorga do Doutor Honoris Causa amplia sua responsabilidade pública: “Essa homenagem eu vou guardar com muito carinho, mas ela aumenta ainda mais a minha responsabilidade, porque nós estamos aqui de passagem pela vida para dar uma contribuição”. Ao reafirmar a importância das universidades comunitárias, anunciou que o decreto de regulamentação do setor já estava com o Presidente da República, após mais de uma década de espera, e concluiu renovando o compromisso com instituições “fortes, críticas, inclusivas e socialmente comprometidas” como condição para a construção “de um país mais justo, democrático e solidário”. 


A solenidade – O homenageado Camilo Santana entrou acompanhado do coordenador do curso de Ciências da Religião, Prof. Dr. Luis Carlos de Lima Pacheco; da coordenadora do curso de História, Profª Drª Maria do Rosário da Silva; da coordenadora dos cursos de Física, Matemática e Química, Profª Drª Edjane Oliveira dos Santos Cavalcanti; da coordenadora dos cursos de Letras e Pedagogia, Profª Drª Flávia Tavares da Costa Ramos; e do coordenador do curso de Filosofia, Prof. Dr. Padre Marcos Gomes.  

O público foi recebido ao som do grupo MPB Unicap e, ao final da solenidade, uma orquestra de frevo regida por Gil Amâncio animou a todos com muito frevo.   

?? Registro de presenças 

  1. Sérgio Torres – Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) 

  1. Cecília Cruz – Secretária de Educação do Recife 

  1. Liana Cirne – Vereadora da Cidade do Recife 

  1. Marcelo Santa Cruz – Ex-vereador de Olinda - irmão de Fernando Santa Cruz, que dá nome ao Diretório Acadêmico de Direito 

  1. Ivete Caetano – Presidente do Sintep / Confederação Nacional dos Trabalhadores 

  1. Padre Delmar Cardoso – Vice-reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) 

  1. Padre Carlos Fritzen – Pró-reitor Administrativo da Unicap e futuro Reitor 

  1. Padre Lúcio Flávio – Coordenador do Instituto Humanitas da Unicap 

  1. Padre Fábio Potiguar – Capelão da Igreja das Fronteiras 

  1. Gildo Galindo – Coordenador-geral das Pós-graduações, Pesquisa e Extensão da UNIFAFIRE 

  1. Ana Abrantes – Diretora de Formação Profissional da Fundaj 

  1. José Amaro Barbosa – Chefe de Gabinete da Fundaj 

  1. Carla Veloso – Coordenadora-geral de Comunicação e Mídia da Fundaj 

  1. Danilo Vaz Curado – Assessor da Escola de Educação e Humanidades da Unicap 

 

Visualizações:
286
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Visita Reitor recortada.jpg

Reitor da Unicap recebe visita do novo bispo da Diocese de Baturité

Na manhã desta quinta-feira (8), o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, recebeu a visita de Dom Luís Gonzaga Pepeu, Bispo da recém-criada Diocese de...

Na manhã desta quinta-feira (8), o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, recebeu a visita de Dom Luís Gonzaga Pepeu,...

DAS-INFORMA.jpg

Reintegração FIES, PROUNI e BOLSA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2026.1

Prazo: 22 de dezembro de 2025 à 16 de janeiro de 2026. Através do Portal do Aluno, via Requerimento. *Reintegração: para quem não obteve 75% de...

Prazo: 22 de dezembro de 2025 à 16 de janeiro de 2026. Através do Portal do Aluno, via Requerimento. *Reintegração:...

Roda de conversa PPGPSI 2026.png

PPGPSI - Roda de Conversa: O Processo Seletivo e a Construção do Projeto de Pesquisa

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica está promovendo a Roda de Conversa: "O Processo Seletivo e a Construção do Projeto de Pesquisa", para...

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica está promovendo a Roda de Conversa: "O Processo Seletivo e a...

WhatsApp Image 2025-12-29 at 16.03.45.jpeg

Campanhas eleitorais viraram “monólogos” nas redes sociais, aponta estudo internacional com dados...

Com informações do pesquisador Bruno Rafael Gueiros Um estudo internacional elaborado por equipes de pesquisa de 14 universidades ibero-americanas analisou...

Com informações do pesquisador Bruno Rafael Gueiros Um estudo internacional elaborado por equipes de pesquisa de 14...