Católica recebe pavão branco do Parque Estadual de Dois Irmãos - Unicap
Título Notícias
Notícias
null Católica recebe pavão branco do Parque Estadual de Dois Irmãos

Católica recebe pavão branco do Parque Estadual de Dois Irmãos
Os jardins da Universidade Católica de Pernambuco receberam, na manhã desta quinta-feira (16), um novo morador: um pavão branco. Doado pelo Parque Estadual de Dois Irmãos, o animal raro foi entregue ao Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, pelo secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Antônio Bertotti Júnior.
A transferência faz parte do novo plano diretor do Zoológico do Recife – instituição conservacionista administrada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE). Com o novo plano diretor, que foca na preservação da biodiversidade local, o zoo visa desempenhar um papel estratégico na proteção e preservação da fauna nativa dos biomas da Mata Atlântica e Caatinga, além das zonas de transição da Mata Atlântica.
Segundo o gerente técnico de Manejo de Fauna do Parque, o veterinário Márcio Silva, o pavão branco (Pavo cristatus) é, na verdade, o ‘pavão azul’. “Eles têm a mesma origem asiática e são da mesma espécie. O que o animal exótico do zoo apresenta apenas uma variante genética que é o albinismo”, explica o gestor.
A ave de origem indiana, também conhecida como pavão-azul ou pavão-comum, veio de uma fazenda em Sairé e foi doada ao zoológico em 2010, quando já era um macho adulto (com idade entre 3 e 5 anos). Como são animais onívoros, se alimentam de frutas, sementes, insetos e pequenos vertebrados como lagartixas.
Os machos têm uma cauda comprida, com uma exuberante plumagem em leque, que abre na fase reprodutiva para conquistar a atenção da fêmea e poder reproduzir. No zoológico, ao longo do tempo, o pavão branco conviveu com três fêmeas, mas hoje está só.
"Na Unicap, ele terá uma boa qualidade de vida. Vai conviver com outros pavões e aves de diferentes espécies, tendo mais oportunidades de interagir. Vale lembrar que, por ser uma espécie exótica, já não está mais no plano de populações do zoológico, mas tivemos todo o cuidado na escolha da nova casa, onde será muito bem acolhido e tratado”, concluiu Márcio Silva.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias

Programa de Educação Indígena é pauta do TV Direitos Humanos deste sábado (28)
Alcilene Bezerra, Coordenadora Regional do Conselho Indigenista Missionário, é a convidada da semana “O ensino fundamental regular será ministrado em língua...
Alcilene Bezerra, Coordenadora Regional do Conselho Indigenista Missionário, é a convidada da semana “O ensino...

Debate sobre a pesquisa em Jornalismo encerra Mês da Liberdade de Imprensa
A Cátedra Luiz Beltrão recebe o diretor científico da SBPJor A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) recebe nesta sexta-feira (27) o diretor...
A Cátedra Luiz Beltrão recebe o diretor científico da SBPJor A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) recebe...

Humanitas em diálogo: Participação da mulher na política
O Instituto Humanitas Unicap, em parceria com o Curso de Direito, o Curso de Jornalismo da Unicap e a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco (RMNP),...
O Instituto Humanitas Unicap, em parceria com o Curso de Direito, o Curso de Jornalismo da Unicap e a Rede de...

PROGRAMA TVDH: A PRESENÇA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO 28/05 ÀS 20H
“O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos...
“O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização...