Católica entra na rota do Circuito da Poesia - Unicap

Título Notícias

null Católica entra na rota do Circuito da Poesia

Publicado Por: Daniel França

Uma das artistas mais importantes do Movimento Armorial ganhou uma homenagem no dia em que o Recife celebra 485 anos. Uma estátua em concreto da poeta e ilustradora paraibana Janice Japiassu (1939-2019) foi instalada na Rua do Príncipe, em frente ao Liceu Nóbrega e à Universidade Católica de Pernambuco. A iniciativa, que faz parte do projeto Circuito da Poesia, da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife, marcou o encerramento da 22ª Semana da Mulher na Unicap.

O monumento foi inaugurado no começo da tarde deste sábado (12) com as presenças do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens; do prefeito do Recife, João Campos; do secretário de Cultura, Ricardo Mello; da secretária de Infraestrurtura, Marília Dantas; e da presidente do Diretório Central dos Estudantes da Unicap, Stephannye Vilela. Na ocasião, o poeta Antônio Marinho e a professora do curso de Letras Haideè Camelo recitaram poesias da escritora que iniciou sua carreira incentivada por Ariano Suassuna, quando ela ainda era estudante da UFPE, em 1964. 

“Quem passar por aqui agora vai conhecer mais sobre aquela mulher que deixava a alma falar, que cantava, que escrevia, aquela multiartista. Janice é uma representante máxima da feminilidade e do que importa. Quando ela diz: a vontade de Deus sou eu, então não venham me ditar a forma de ser. A vontade de Deus é essa liberdade”, afirmou Haideè citando versos da escritora. 

Janice é a terceira mulher de um grupo de 19 escritores a receber esse tipo de homenagem do Recife. O prefeito João Campos ressaltou a importância da representatividade feminina. “Nós temos uma história, um passivo, um caminho desafiador. Temos que ter muita intensidade para corrigir isso, daí essa grande ação no dia de hoje”, disse ele ao se referir ao aniversário do Recife e à Semana da Mulher. 

Ainda sobre representatividade, o secretário Ricardo Mello destacou a intenção de “fazer um reequilíbrio de representação de algo tão importante para a nossa cidade. A poesia faz parte da identidade recifense, uma cidade cultural, criativa (reconhecida pela Unesco) e a poesia, a literatura fazem parte disso”. 

Ele disse ainda que a escolha para a instalação na Rua do Príncipe também se deve à intenção de criar uma nova rota do Circuito da Poesia. “Há uma grande circulação de estudantes e certamente acontecerá aqui muitas atividades promovidas pela Prefeitura em parceria com a Universidade, levando a mais pessoas esse contato com a poesia porque a gente tem certeza que esse contato com a cultura é transformador”. 

Quem também se mostrou entusiasta da ideia foi Padre Pedro, que relembrou outra parceria com a Prefeitura e que resultou no recuo do muro, a troca por grades e na ampliação da área para pedestres, “criando um espaço de cidadania”. Sobre a inclusão da Unicap no Circuito, ele afirmou, em tom de agradecimento, que “não esperava receber um presente no dia do aniversário da cidade”.

A instalação foi elaborada pelo artista plástico Demétrio Albuquerque e é composta por uma estátua da escritora sentada com um livro aberto entre duas pedras. No local, as pessoas podem sentar ao lado da imagem de Janice e fazer fotos. Demétrio explicou que o processo criativo foi fruto de uma ampla pesquisa sobre a trajetória de Janice e que a escolha por fazer a composição com pedras tem a ver com a obra da escritora. 

“Um dos poemas dela fala dessas pedras fundamentais, que significam pensamento, poesia. Ela falava: se colocam essas pedras, convidam as pessoas a aproveitar”, disse ele ao ressaltar que o Circuito visa “não só criar a estátua, mas criar um ambiente no entorno”.

Visualizações:
219
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

comnicado24-05-atualizado.jpeg

MANUTENÇÃO DAS AULAS REMOTAS

24/05/2020 - atualização A Universidade Católica de Pernambuco comunica que, diante da previsão da APAC de chuvas moderadas fortes à tarde e à noite...

24/05/2020 - atualização A Universidade Católica de Pernambuco comunica que, diante da previsão da APAC de chuvas...

WhatsApp Image 2022-05-23 at 19.44.54.jpeg

Egressos do MBA Digital Strategy publicam artigos no Brand Trends Journal

Dois alunos do MBA em Digital Strategy tiveram artigos veiculados na Revista Brand Trends Journal, publicação científica digital do Observatório das Marcas....

Dois alunos do MBA em Digital Strategy tiveram artigos veiculados na Revista Brand Trends Journal, publicação...

WhatsApp Image 2022-05-09 at 13.58.22.jpeg

Coordenador do PPGH recebe a visita do idealizador do Projeto História da Ditadura

O Coordenador do PPGH, Professor Helder Remigio, recebeu a visita de cortesia do historiador e idealizador do Projeto História da Ditadura, Paulo César Gomes...

O Coordenador do PPGH, Professor Helder Remigio, recebeu a visita de cortesia do historiador e idealizador do Projeto...

IMG_9426.jpg

Professor do curso de História escreve 12 verbetes para Dicionário sobre a Independência

O professor Flávio Cabral, da graduação e pós-graduação em História da Unicap, é um dos 276 pesquisadores de 11 países que escreveram 765 verbetes do...

O professor Flávio Cabral, da graduação e pós-graduação em História da Unicap, é um dos 276 pesquisadores de 11...