Católica entra na rota do Circuito da Poesia - Unicap

Título Notícias

Católica entra na rota do Circuito da Poesia

Publicado Por: Daniel França

Uma das artistas mais importantes do Movimento Armorial ganhou uma homenagem no dia em que o Recife celebra 485 anos. Uma estátua em concreto da poeta e ilustradora paraibana Janice Japiassu (1939-2019) foi instalada na Rua do Príncipe, em frente ao Liceu Nóbrega e à Universidade Católica de Pernambuco. A iniciativa, que faz parte do projeto Circuito da Poesia, da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife, marcou o encerramento da 22ª Semana da Mulher na Unicap.

O monumento foi inaugurado no começo da tarde deste sábado (12) com as presenças do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens; do prefeito do Recife, João Campos; do secretário de Cultura, Ricardo Mello; da secretária de Infraestrurtura, Marília Dantas; e da presidente do Diretório Central dos Estudantes da Unicap, Stephannye Vilela. Na ocasião, o poeta Antônio Marinho e a professora do curso de Letras Haideè Camelo recitaram poesias da escritora que iniciou sua carreira incentivada por Ariano Suassuna, quando ela ainda era estudante da UFPE, em 1964. 

“Quem passar por aqui agora vai conhecer mais sobre aquela mulher que deixava a alma falar, que cantava, que escrevia, aquela multiartista. Janice é uma representante máxima da feminilidade e do que importa. Quando ela diz: a vontade de Deus sou eu, então não venham me ditar a forma de ser. A vontade de Deus é essa liberdade”, afirmou Haideè citando versos da escritora. 

Janice é a terceira mulher de um grupo de 19 escritores a receber esse tipo de homenagem do Recife. O prefeito João Campos ressaltou a importância da representatividade feminina. “Nós temos uma história, um passivo, um caminho desafiador. Temos que ter muita intensidade para corrigir isso, daí essa grande ação no dia de hoje”, disse ele ao se referir ao aniversário do Recife e à Semana da Mulher. 

Ainda sobre representatividade, o secretário Ricardo Mello destacou a intenção de “fazer um reequilíbrio de representação de algo tão importante para a nossa cidade. A poesia faz parte da identidade recifense, uma cidade cultural, criativa (reconhecida pela Unesco) e a poesia, a literatura fazem parte disso”. 

Ele disse ainda que a escolha para a instalação na Rua do Príncipe também se deve à intenção de criar uma nova rota do Circuito da Poesia. “Há uma grande circulação de estudantes e certamente acontecerá aqui muitas atividades promovidas pela Prefeitura em parceria com a Universidade, levando a mais pessoas esse contato com a poesia porque a gente tem certeza que esse contato com a cultura é transformador”. 

Quem também se mostrou entusiasta da ideia foi Padre Pedro, que relembrou outra parceria com a Prefeitura e que resultou no recuo do muro, a troca por grades e na ampliação da área para pedestres, “criando um espaço de cidadania”. Sobre a inclusão da Unicap no Circuito, ele afirmou, em tom de agradecimento, que “não esperava receber um presente no dia do aniversário da cidade”.

A instalação foi elaborada pelo artista plástico Demétrio Albuquerque e é composta por uma estátua da escritora sentada com um livro aberto entre duas pedras. No local, as pessoas podem sentar ao lado da imagem de Janice e fazer fotos. Demétrio explicou que o processo criativo foi fruto de uma ampla pesquisa sobre a trajetória de Janice e que a escolha por fazer a composição com pedras tem a ver com a obra da escritora. 

“Um dos poemas dela fala dessas pedras fundamentais, que significam pensamento, poesia. Ela falava: se colocam essas pedras, convidam as pessoas a aproveitar”, disse ele ao ressaltar que o Circuito visa “não só criar a estátua, mas criar um ambiente no entorno”.

Visualizações:
4017
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

2_recfil.jpg

2º Encontro Recifense de Filosofia

16 e 17 de maio de 2024 Recife possi grande e reconhecida tradição intelectual e artística no Brasil. E temos também muita filosofia de qualidade sendo...

16 e 17 de maio de 2024 Recife possi grande e reconhecida tradição intelectual e artística no Brasil. E temos também...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 09.30.34.jpeg

TORNEIO DE INVERNO MOVIMENTA MESATENISTA DA UNICAP

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de Tênis de Mesa. O evento contou com a...

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 08.13.16.jpeg

UNICAP CONQUISTA SEGUNDO LUGAR GERAL NO CIRCUITO BRASILEIRO DE TÊNIS DE MESA

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge Plus. Participaram do Evento 14 Estados...

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge...

LINGUA.png

Professoras e doutorandas do PPGCL participam de projeto de extensão em parceria com o curso de...

Na última semana, os alunos do 3º período de Letras participaram da culminância do projeto interdisciplinar: Letras em Inter(ação). A atividade foi...

Na última semana, os alunos do 3º período de Letras participaram da culminância do projeto interdisciplinar: Letras...