Publicado Por: Alessandro Douglas

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) junto com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), lançaram uma campanha chamada “Se cuida, parente” que visa reforçar a importância da prevenção a covid-19 através das doações de testes para coronavírus, produtos de higiene e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para comunidades indígenas. 

A cerimônia que firmou essa ação contou com a participação de José Patriota, presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Igazeira, de Sarapo Pankararu, coordenador executivo da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), de Vladimir Teixeira, representante da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), de Valda Santana, coordenadora substituta do Distrito Sanitário Especial Indígena de Pernambuco (DSEI/PE) e do professor Alfredo Gomes, reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

A UFPE se juntou como parceira dessa campanha ao lado das comunidades indígenas, fornecendo testes RT-PCR para diagnosticar casos da covid-19. O professor da Universidade e membro da Rede de Monitoramento dos Direitos Indígenas em Pernambuco (REMDIPE), Renato Athias, falou sobre a iniciativa da instituição em colaborar com a ação “A Universidade junto com o nosso reitor desde o início da pandemia tem buscado formas de botar a Universidade a disposição dos diversos serviços relacionados a pandemia. Em relação aos testes, já havia uma necessidade dos laboratórios da Universidade apoiarem a iniciativa da realização dos mesmos”. Ele finalizou reforçando a importância dessa campanha para dar visibilidade às populações indígenas e fazer com que a população perceba a existência delas. 

Para todos os interessados em doar, a arrecadação está aberta a população, empresas e instituições públicas e privadas. Para mais informações, a Amupe pede para que entrem em contato com o email da Associação secretariaexecutiva@amupe.org e pelo telefone (81) 9.9842-0023. As redes sociais da Amupe @amupeoficial também se encontram abertas para tirar dúvidas e sua sede localizada na Av.Recife em Jardim São Paulo foi colocada como ponto de arrecadação de materiais. 

Ilustração: Amupe

Texto: Deborah Amanda

Gostei.
Compartilhar