Cadeirante realiza sonho ao se formar em Jornalismo - Unicap

Título Notícias

null Cadeirante realiza sonho ao se formar em Jornalismo

Publicado Por: Daniel França

As colações de grau da Universidade Católica de Pernambuco passaram a ser realizadas de forma remota devido à pandemia e desde então a solenidade apresenta ares inovadores com a participação de cada um dos concluintes. Ao final da solenidade, durante a chamada nominal, os microfones são abertos para eles expressarem o que estão sentindo no momento.  

E na noite desta quarta-feira (1º) não será diferente. O público vai conhecer a saga de Pâmela Melo dos Santos, que cola grau hoje como concluinte do curso de Jornalismo. Ela tem Osteogênese Imperfeita, doença conhecida como Ossos de Vidro. A condição faz Pâmela ser cadeirante, mas não a impediu de realizar o sonho de ser jornalista.  

Ela conta que na época em que prestou vestibular foi aprovada em outra universidade, mas preferiu a Católica. “Eu tinha passado na UFPE, mas escolhi a Unicap por ser mais perto da minha casa e por ser mais acessível. Na época não havia tantos ônibus adaptados na cidade. Também optei pela Unicap por ter um dos melhores cursos de Jornalismo”, relembra.  

Pâmela concluiu o curso em cinco anos porque precisou trancar devido a um acidente que sofreu no qual teve as duas pernas fraturadas, em julho de 2020. Na volta, ela acabou transformando as dificuldades enfrentadas no dia a dia em tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado Empoderamento Sexual da Mulher com Deficiência. A orientação foi da Profª. Drª Andréa Trigueiro. A pesquisa rendeu nota dez e algumas descobertas inquietantes.  

De acordo com dados coletados por Pâmela durante o TCC, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que pouco mais de 0,5% da população brasileira com algum tipo de deficiência física chega ao Ensino Superior. “Apenas 0,54% conseguem chegar ao nível superior e a Unicap me proporcionou isso”.  

Uma proeza em que Pâmela Melo dos Santos atribui também ao que ela chamou de “paciência dos professores”. A agora jornalista fez questão de registrar a acolhida que recebeu da Universidade ao longo dos últimos cinco anos numa visita de agradecimento ao Vice-reitor Padre Lúcio Flávio Ribeiro Cirne na última segunda-feira (29).

“Foram os melhores anos da minha vida”, frisou ela. E outros anos maravilhosos poderão vir já que Pâmela emendou os estudos, foi aprovada pelo Fies, e já está no 2º período do curso de Direito da Unicap.

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Seminário.jpeg

III Seminário “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo”

Desafios dos Fundamentalismos Recife – 17 a 19 de novembro de 2021   OBJETIVOS O III Seminário “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade...

Desafios dos Fundamentalismos Recife – 17 a 19 de novembro de 2021   OBJETIVOS O III Seminário...

MESTRADOS-DOUTORADOS.jpg

Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito

No dia 25/09/2021, às 14h, será realizada a Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito, promovida pela Abralin. Acesso:...

No dia 25/09/2021, às 14h, será realizada a Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito, promovida...

DOCUMENTÁRIO EDITADA 3.jpg

DOCUMENTÁRIO

Objetivos: Geral: Situar o documentário, em sua historicidade, como um campo de práticas definido pela relação com a alteridade e fundado sobre preocupações...

Objetivos: Geral: Situar o documentário, em sua historicidade, como um campo de práticas definido pela relação com a...

curso videoclipe.jpg

VAMOS FAZER UM VIDEOCLIPE EXPERIMENTAL SOBRE O AMOR EM PORTUÑOL

Objetivos: Geral: - Experimentar o fazer artístico coletivo transdisciplinar com música e visualidade. Específicos: - Realizar um videoclipe experimental...

Objetivos: Geral: - Experimentar o fazer artístico coletivo transdisciplinar com música e visualidade. Específicos:...