Estudantes do curso de Jornalismo da Unicap apresentam trabalhos no Intercom 2020 - Unicap

Título Notícias

null Estudantes do curso de Jornalismo da Unicap apresentam trabalhos no Intercom 2020

Publicado Por: Daniel França

O 43o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que se encerra nesse dia 10 de Dezembro, contou com vários trabalhos oriundos de pesquisas realizadas por estudantes do curso de Jornalismo. Também foram objeto de artigos apresentados no encontro trabalhos desenvolvidos em disciplinas diversas do curso. Em sua primeira versão exclusivamente online, o tema do evento “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”, convidou pesquisadores e pesquisadoras a refletirem sobre a realidade mundial vivida entre extremos. O Congresso da Intercom teve uma extensa programação, que se iniciou no dia 1 deste mês.  Além das apresentações de trabalhos, o evento conta com minicursos, oficinas e palestras.

Um dos grupos de estudantes (Giovanna Camargo, Maria Eduarda Costa Oliveira, Dayana Shakra   e Armando Holanda) apresentou resultados de suas pesquisas foi orientado pelo professor Juliano Domingues. Juntos, os quatro alunos trabalharam na mesma investigação, que originou quatro diferentes artigos. Através de um levantamento qualitativo e quantitativo, os artigos responderam à seguinte pergunta: “O que os números de audiência dizem sobre concentração da mídia e da democracia na América Latina?”. Cada aluno analisou dois países latino-americanos, fazendo uma análise histórica, levantando dados e utilizando técnicas de mensuração de mercado para entender o quão concentrada é a rede televisiva aberta de cada um desses países. Além de todos os cálculos e resultados, as pesquisas mostraram a relação da concentração com a qualidade da democracia e quais as consequências podem surgir e quais já surgiram; sempre à luz de pesquisadores do tema, como o próprio professor orientador.

Disciplinas como Práticas de Pesquisa, coordenada pela professora Carla Teixeira produziu alguns dos trabalhos dessa edição do Congresso. O caso de Gabriela Passos e João Gabriel da Silva (também aluno de PIBIC), que apresentaram o artigo "Vetos na Ancine: uma análise dos casos de editais LGBT e Marighella a partir dos comentários do Instagram do Jornal Folha de São Paulo".

"Participar do Intercom pela segunda vez foi muito especial! Na primeira, presencialmente, pude entender a importância do congresso. Um espaço de muito aprendizado, uma troca gigante de conhecimento, contato e experiências!", afirmou Gabriela.  "Foi a primeira vez que participei do Intercom. Junto com Gabi, pude expor como a tentativa de censura contra nossa cultura, através de um órgão regulador, é vista pela sociedade através de um dos mais importantes jornais brasileiros. Espero que estejamos sempre de olho nisso. A Ancine tem um papel fundamental, que não pode envolver questões ideológicas", declarou João Gabriel.

A mesma disciplina também produziu o artigo “Cultura do Cancelamento: punição e controle das redes sociais a partir da análise do caso Pugliesi" desenvolvido pelas estudantes Ana Carolina Nunes da Cunha e Lívia Nardi Baroni, também sob a orientação da professora Carla Teixeira. “Eu estou muito feliz e orgulhosa, descobrir meu amor por pesquisa e, ao mesmo tempo, ter meu primeiro artigo selecionado, é uma honra”, afirma Ana Carolina.

“Mídia e Envelhecimento Feminino: uma análise dos padrões da mídia a partir de entrevistas com Xuxa Meneghel” foi outro trabalho orientado pela professora Carla Teixeira. Escrito pelas estudantes Isadora Melo, Natalia Aguiar e Raíssa Moura no âmbito da disciplina Práticas de Pesquisa: "Me sinto muito orgulhosa de ter feito um bom trabalho e com um tema muito relevante para a sociedade em que vivemos, principalmente como forma de chamar atenção e relembrar sempre que nós mulheres somos muito mais do que a aparência”, afirma Natália.

Para Isadora, o jornalismo permite tratar temas até então invisibilizados. “Como mulher, foi gratificante trabalhar em um tema importante e que precisa de relevância na sociedade. Obrigada às meninas e a Carla, que nos acompanhou durante todo o processo!”, afirma.

“Fico muito feliz de ter nosso trabalho reconhecido. Foi prazeroso em fazer porque gostamos do tema e vemos a necessidade dele ser abordado na sociedade afinal nós somos muitos mais que apenas nosso exterior. Agradeço às meninas e a Carla, que sempre nos deu todo suporte!”, complementa Raissa.

Já  Lorena Aguiar, Maria Letícia Sarinho e Tereza Ferraz produziram o artigo “Interpretação do Discurso na Primeira Temporada da Série Friends: Abordagens Avançadas ou Retrógradas para a Época?”. Também orientado pela professora Carla Teixeira, o artigo foi produzido na disciplina Práticas de Pesquisa. “É muito gratificante poder participar do Intercom depois de tanto esforço e dedicação na realização do artigo. A sensação é de dever cumprido e também me inspira a continuar me dedicando em outros trabalhos”, afirma Lorena Aguiar.

A professora Aline Grego também teve alunos de PIBIC entre os que apresentaram trabalhos, o caso de João Gabriel da Silva, Lorena Aguiar e Maria Letícia Sarinho, que analisam o uso do audiovisual nos jornais Diario de Pernambuco, Folha de Pernambuco e Jornal do Commercio no Instagram.

Ex-alunos do curso de Jornalismo, como Maria Eduarda Alves de Andrade, hoje mestranda do Programa em Pós-graduação em Ciências da Linguagem, também apresentaram resultados. No caso de Maria Eduarda, o artigo  ‘Políticas públicas de desenvolvimento tecnológico no bairro do Recife: uma análise sobre a inclusão social da comunidade em torno do Porto Digital’, orientada pelos professores João Guilherme Peixoto e Lula Pinto, fruto de sua pesquisa atual e continuidade de suas investigações como aluna do PIBIC, ainda durante a graduação.

Outra ex-aluna do curso, Rebecka Santos, apresentou o trabalho ‘Afetividade Lésbica Negra: A falta de representatividade do relacionamento entre mulheres negras nas telenovelas da Globo na década de 2010”, resulotado de seu Trabalho de Conclusão de Curso feito sob orientação da professora Adriana Dória.

Comunicação e redução de riscos: uma análise das ações governamentais perante desastres naturais no Brasil e no Japão a partir das metas do Marco de Sendai” é o nome do trabalho defendido pelos estudantes Andressa Carolina da Silva Lira e Ricardo Bezerra de Oliveira Filho, sob orientação do professor Dario Brito.

Gostei.
Compartilhar
Média (0 Votos)

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2021-01-15 at 17.55.44.jpeg

Unicap tem novo Pró-reitor Comunitário

O novo Pró-reitor Comunitário e de Extensão da Universidade Católica de Pernambuco é o Prof. Dr. Pe. Delmar Araujo Cardoso. O jesuíta está na Unicap desde o...

O novo Pró-reitor Comunitário e de Extensão da Universidade Católica de Pernambuco é o Prof. Dr. Pe. Delmar Araujo...

Panorâmica Unicap.jpg

Mudanças na administração superior da Unicap

O ano de 2021 começa com novidades na administração superior da Universidade Católica de Pernambuco. A estrutura organizacional passa a contar com uma...

O ano de 2021 começa com novidades na administração superior da Universidade Católica de Pernambuco. A estrutura...

IMG-20201222-WA0011.jpg

Dilatação dos prazos de inscrições para Programas de Pós-graduação "Stricto Sensu"

Informamos as dilatações dos prazos de inscrições para os Programas de Pós-graduação: - Mestrado em Ciências da Linguagem (até o dia 22/01/2021) -...

Informamos as dilatações dos prazos de inscrições para os Programas de Pós-graduação: - Mestrado em Ciências da...

banner_topo.jpg

Saiu o listão do Vestibular 2021!

A Universidade Católica de Pernambuco antecipou a divulgação do listão dos aprovados no Vestibular 2021. O resultado foi disponibilizado no fim da manhã...

A Universidade Católica de Pernambuco antecipou a divulgação do listão dos aprovados no Vestibular 2021. O resultado...