Alunos da Unicap com formação na área de saúde são vacinados contra coronavírus - Unicap

Título Notícias

null Alunos da Unicap com formação na área de saúde são vacinados contra coronavírus

Publicado Por: André Amorim

No dia 19 de janeiro, os primeiros profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do combate à Covid-19 em Pernambuco começaram a ser imunizados com as doses da vacina CoronaVac que foram distribuídas pelo Ministério da Saúde. Nós mostramos aqui no Boletim Unicap que, naquele momento, pelo menos cinco professores do curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco que atuam em serviços de urgência da capital pernambucana já tinham recebido a primeira dose da vacina

Entre os profissionais de saúde vacinados neste primeiro momento também estão alguns alunos de cursos de graduação da Unicap que já possuem formação na área de saúde. É o caso de Erika Gonçalves Telles, de 43 anos, formada em Enfermagem e que, atualmente, é estudante do 3º período do curso de Medicina. Ela atua na atenção básica no município de Jabotatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e foi vacinada no dia 29 de janeiro. 

"Recebemos a equipe de vacinação com muito entusiasmo e euforia. Uns se emocionaram e choraram lembrando dos que se foram, entre eles alguns entes queridos. Ao receber a vacina CoronaVac a sensação foi de alívio e certeza de dias melhores. Estou rezando para que logo os demais grupos também sejam vacinados. Isso nos dá mais disposição para trabalhar no enfrentamento ao novo coronavírus", diz Erika Telles. 

Com 18 anos de experiência, a enfermeira conta que nunca tinha vivenciado um momento tão complicado na saúde. "Na estratégia de Equipe de Saúde da Família (ESF) tivemos que mudar quase tudo em relação ao contato com os pacientes e com os colegas. Chegar para trabalhar e sair abraçando a todos já não é possível. Tivemos que diminuir os atendimentos, mantendo apenas a assistência a quadros gripais - todos são casos suspeitos de Covid-19 - gestantes e pacientes com doenças crônicas", explica a estudante do 3º período de Medicina.

Outra aluna que já recebeu a vacina foi a fisioterapeuta Aline Souto Maior Florêncio, de 30 anos. A profissional, que é formada em Fisioterapia pela Unicap, também é estudante do 3º período do curso de Medicina e atua em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 desde o início da pandemia.

"No começo foi muito difícil. A equipe ainda não tinha familiaridade com a doença e tudo era muito novo para nós. Tínhamos medo de nos contaminar e contaminar nossos familiares. Agora continua sendo um desafio, mas já sabemos manejar melhor a doença, o que torna a assistência um pouco mais fácil", conta Aline Florêncio.

Ao receber a primeira dose da vacina CoronaVac, a profissional fala sobre ânimo para continuar o trabalho de salvar vidas. "A sensação é de alívio, esperança de que dias melhores estão por vir e energias renovadas para continuar nessa luta. Com certeza, a vacina é uma injeção de ânimo para todos nós que estamos vivendo intensamente essa pandemia. Estou ansiosa pela vacinação de toda a população e pelo retorno à nossa antiga rotina", diz a fisioterapeuta.

Andreik da Silva Inda, de 39 anos, está no 2º período do curso de Filosofia (Bacharelado) e já possui formação como técnico de enfermagem. Desde 2006 ele trabalha no Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, onde recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac. Atualmente ele atua na área de descontaminação e limpeza de materiais usados em procedimentos cirúrgicos. 

"Desde 2019, quando tivemos a notícia da pandemia, tem sido muito difícil. Vi muitos colegas ficarem doentes e até perderem a vida. Mas tivemos líderes no setor que nos ajudaram a não perder a calma. Vivenciar este momento tem sido difícil. Temos a precaução de estar sempre paramentado no serviço e ter muito cuidado na desparamentação, pois é aí que o profissional se contamina. É uma situação muito tensa", explica Andreik.

Assim como os outros estudantes da Unicap que possuem formação na área de saúde e já foram imunizados, o técnico de enfermagem fala sobre a sensação de renovação de energia para continuar o trabalho. "Passamos por muitas perdas nesta pandemia e saber que podemos continuar trabalhando protegidos com a vacina traz uma sensação de cuidado. Saber que estamos protegidos nos dá uma sensação de alívio e isso nos dá ânimo para trabalhar", diz.

Para quem ainda não recebeu a vacina e está ansioso por esse momento, os profissionais de saúde que estudam na Unicap deixam uma mensagem de esperança, fé na ciência, mas também de cautela. 

"Eu digo que tenham confiança que logo a vacina chegará. Não acreditem nas notícias distribuídas irresponsavelmente pelas redes sociais. Confiem na ciência, pois a vacina é segura sim. Eu ainda não me transformei em um jacaré, como alguns dizem", diz Andreik Inda. "A orientação é que continuem com os cuidados e procedimentos já adotados até aqui, como o uso contínuo de máscaras cobrindo nariz e boca, higienização com água e sabão, principalmente das mãos, o uso de álcool 70% ou o álcool em gel a 70% e o distanciamento social. Evitem aglomerações", lembra Erika Telles. "Mesmo com a vacina, essas medidas ainda são fundamentais para interromper a circulação do vírus. E, quando chegar a sua vez, vacine-se! Confie na ciência e cuide dos seus. Vamos vencer essa batalha", finaliza Aline Florêncio.

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2021-10-16 at 08.06.00.jpeg

25ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CNDH

CNDH recomenda à União e ao estado de Rondônia adoção de medidas para garantia de direitos de defensoras/es de direitos humanos O Conselho Nacional dos...

CNDH recomenda à União e ao estado de Rondônia adoção de medidas para garantia de direitos de defensoras/es de...

WhatsApp Image 2021-10-15 at 12.48.14.jpeg

Programa TVDH: Será que baixado é roubado?

Quem nunca compartilhou um PDF, baixou filmes e músicas ou usou uma foto sem autorização do autor, sem pagar um centavo nem ter a autorização? Quando é que...

Quem nunca compartilhou um PDF, baixou filmes e músicas ou usou uma foto sem autorização do autor, sem pagar um...

Panorama-agosto_alta (1)_Easy-Resize.com.jpg

Discurso de ódio e proteção da democracia foram tema de seminário

O Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco (PPGD) e a Associação dos Juízes Federais da 1ª região (Ajufer) promoveram um...

O Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco (PPGD) e a Associação dos Juízes...

DJI_0369_Easy-Resize.com.jpg

Universidade de Oxford promove evento sobre mudança climática com participação da Unicap e Olma 

As mudanças climáticas e os desafios que envolvem essa questão serão tema de uma série de mesas redondas promovidas pelo Instituto de...

As mudanças climáticas e os desafios que envolvem essa questão serão tema de uma série de mesas redondas promovidas...