Professores de Medicina da Unicap que atuam na linha de frente recebem 1ª dose de vacina contra coronavírus - Unicap

Título Notícias

null Professores de Medicina da Unicap que atuam na linha de frente recebem 1ª dose de vacina contra coronavírus

Publicado Por: André Amorim

O estado de Pernambuco iniciou, na noite da última segunda-feira (19), a vacinação contra a Covid-19, após o Ministério da Saúde distribuir as primeiras doses produzidas pelo Instituto Butantã. No Recife, o plano municipal de vacinação priorizou a imunização de trabalhadores de saúde da linha de frente, idosos com mais de 60 anos em instituições de longa permanência e pessoas com mais de 18 anos, com deficiência e vivendo em residências inclusivas.

Entre os primeiros a receber a 1ª dose da vacina Coronavac estão alguns professores do curso de Medicina da Unicap que atuam em serviços públicos da capital. O professor Alexandre Beltrão, que trabalha há cinco anos e meio na Universidade, foi o primeiro deles, já na manhã da terça-feira (20). Ao longo da semana, também foram imunizados os professores Carlos Eduardo Gomes de Melo, Alessandro Peixoto de Araújo, Alexandre Galindo e Roberta Nascimento. 

Alexandre Beltrão é médico sanitarista e atua da urgência da Policlínica Agamenon Magalhães, no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. Ele conta que já na semana passada todos os profissionais que trabalham em equipamentos de saúde do município receberam a informação que seriam vacinados, independentemente da função ocupada - médicos, enfermeiros, recepcionistas, maqueiros. 

"Eu fiquei muito feliz quando recebi a notícia. A vacinação é uma causa humanitária. Viva a vacina, viva a ciência, viva o Sistema Único de Saúde (SUS). Vacina para todos! Pernambuco já ultrapassou o número de 10 mil mortos por conta da doença. Eu trabalho na linha de frente e acompanhei muitas pessoas que morreram, pessoas idosas, jovens. Foi uma grande emoção saber que nós estamos começando a avançar com a cobertura vacinal. Foi um dia para guardar na memória", conta Alexandre Beltrão.

O profissional, que foi diagnosticado com coronavírus em maio de 2020, explica que a vacina rompe a cadeia epidemiológica e evita que a doença se dissemine entre a população. "Mesmo já tendo sido diagnosticado com a doença, eu trabalho na linha de frente e tenho risco de reinfecção. A vacina permite o reforço da memória imunológica. Você fica mais tranquilo em poder trabalhar", diz o médico, que já tem agendada para o dia 2 de fevereiro a 2ª dose da vacina.

Apesar do início da vacinação, Pernambuco registrou, no dia 12 de janeiro, o maior número de pacientes internados em leitos de UTI em função da Covid-19. O professor Alexandre Beltrão reforça que é preciso manter as medidas de isolamento e higiene para evitar um agravamento da situação. 

"É importante reforçar que está havendo um crescimento no número de casos e de óbitos. Na realidade, houve, talvez, um relaxamento das medidas de proteção de forma precipitada. Eu diria para as pessoas que estão em casa e que ainda não foram vacinadas que tomem as medidas de prevenção, mantenham isolamento social, façam a higienização das mãos e usem máscara. Evitem encontros, festas, praias e lugares com grandes aglomerações, espaços que aumentam a transmissibilidade do vírus. É importante não baixar a guarda neste momento e, mesmo vacinados, todos nós teremos que manter as medidas de prevenção", destaca.

 

 

Visualizações:
391
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

latim_iniciacao_2023.1.jpg

Curso de extensão Iniciação à língua latina

O Instituto Humanitas Unicap, em parceria com a Escola de Educação e Humanidades, oferta o Curso de extensão Iniciação ao Latim: língua latina para...

O Instituto Humanitas Unicap, em parceria com a Escola de Educação e Humanidades, oferta o Curso de extensão...

DAS-INFORMA.jpg

Aditamento FIES referente a 2023.1

Para acessar os aditamentos de renovação do FIES referentes ao primeiro semestre de 2023 clique no  link: https://forms.gle/NYJYNYk34pfHZV6G8

Para acessar os aditamentos de renovação do FIES referentes ao primeiro semestre de 2023 clique no ...

WhatsApp Image 2023-02-07 at 19.43.03.jpeg

Respeito e equilíbrio na pauta da Jornada Comunitária

As aulas só voltam na segunda-feira (13), mas os professores e funcionários já entraram no clima do ano letivo ao participarem da Jornada Comunitária 2023. O...

As aulas só voltam na segunda-feira (13), mas os professores e funcionários já entraram no clima do ano letivo ao...

WhatsApp-Image-2023-02-02-at-13.38.12.jpg

Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação teve projeto aprovado pelo Consulado Geral dos EUA no Recife

O projeto se chama “Escolas contra a desinformação: alfabetização midiática para todos” e é voltado a estudantes, professoras e professores do ensino médio...

O projeto se chama “Escolas contra a desinformação: alfabetização midiática para todos” e é voltado a estudantes,...