Abertura da 18ª Semana da Consciência Negra na Unicap destaca urgência do antirracismo e justiça social - Unicap
Título Notícias
Notícias
Abertura da 18ª Semana da Consciência Negra na Unicap destaca urgência do antirracismo e justiça social

Abertura da 18ª Semana da Consciência Negra na Unicap destaca urgência do antirracismo e justiça social
A abertura da 18ª Semana da Consciência Negra da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi marcada por discursos contundentes e emocionantes que denunciaram o racismo estrutural, exaltaram a resistência negra e convocaram a sociedade à ação antirracista. O evento, realizado no Auditório Dom Helder Câmara, na noite desta segunda-feira (3), reuniu lideranças acadêmicas, políticas e culturais em reflexões sobre identidade, território e políticas públicas.
A mesa principal contou com a presença da deputada estadual Dani Portela, da educadora popular Ediclea Santos e do músico Cannibal, vocalista da banda Devotos. Em sua fala, Dani Portela destacou que o racismo "estrutura todas as dimensões da nossa sociedade.”
Portela trouxe dados alarmantes sobre a violência contra a população negra: “87% dos crimes letais intencionais contra a vida têm pessoas negras como vítimas. No Recife, em 2022, todas as pessoas mortas em ações policiais foram negras.” Ela também lembrou que “de cada 10 mortes de gestantes por COVID-19 no mundo, sete ocorreram no Brasil, e seis eram mulheres negras.”
Ediclea Santos, por sua vez, denunciou o racismo estrutural, sobretudo nos territórios periféricos das grandes cidades com a autoridade de quem é coordena o grupo Espaço Mulher de Passarinho, na Zona Norte do Recife. Ela quebrou o protocolo ao abreviar a sua fala e cantar a música “O Canto das Três Raças”, sucesso eternizado por Clara Nunes.
Já Cannibal compartilhou sua trajetória de vida e a importância da arte como ferramenta de transformação social: “A arte me fez acreditar que eu podia tudo. A música e a literatura me mostraram que eu podia chegar aonde eu nunca imaginei.” Ele relatou episódios de discriminação e exclusão, como quando foi impedido de conseguir um emprego por causa do cabelo, e destacou o papel da banda Devotos na valorização da cultura periférica: “A gente começou a mostrar o Alto José do Pinho de forma positiva. A cultura humaniza, dá oportunidades.”
Ao final da mesa, os três convidados foram homenageados com a entrega da Asa Branca — símbolo da Unicap — além de certificados e flores, em reconhecimento à sua contribuição para a luta antirracista e à valorização da cultura negra e periférica.
Neabi reforça papel da Universidade na luta antirracista
A abertura oficial da 18ª Semana da Consciência Negra também contou com a participação das coordenadoras do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unicap: as professoras Valdenice José Raimundo, Valdênia Brito e Carla Patrícia.
Valdenice Raimundo, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, fez um chamado à reflexão: “Estamos no século XXI e ainda precisamos afirmar que o racismo existe. O racismo é perverso, ele mata, ele produz muitas desgraças nessa sociedade.” Ela convidou a comunidade acadêmica a repensar suas práticas: “Eu me humanizo na relação com o outro, e esse outro é diverso. Esse outro precisa ser respeitado na sua diversidade.”
Valdênia Brito destacou a importância da construção coletiva da semana: “Preparamos essa semana com muito cuidado. São temas que ainda precisam ser discutidos, como territórios, racismo estrutural e identidades.” Ela reforçou o papel da Universidade como espaço de aprendizado e diálogo: “A Universidade tem um papel importante na construção de políticas públicas. É preciso fazer esse diálogo com o Estado.”
Carla Patrícia, assessora dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, enfatizou que o racismo perpassa todas as dimensões da vida: “O racismo permeia a estrutura da sociedade, nossas relações, nossos sonhos.” Ela defendeu que o debate sobre racismo deve ocorrer durante todo o ano: “É muito ruim ser chamado para um evento apenas no mês da consciência negra. O racismo precisa ser enfrentado o ano inteiro.”
Padre Delmar Cardoso, vice-reitor da Unicap, lembrou a canção de Caetano Veloso sobre os 111 presos mortos e atualizou o número fazendo alusão à operação policial ocorrida no Rio de Janeiro, semana passada: “Essa conta subiu para 121. E a gente não pode ficar calado.” Delmar parabenizou o Neabi e o Instituto Humanitas por não se calarem diante da violência e por emitirem nota de repúdio à ação.
Pouco antes, o público foi recebido com apresentações culturais do grupo MPB Unicap e do grupo de capoeira Chapéu de Couro, que trouxeram música e movimento como expressão de resistência e celebração da cultura afro-brasileira.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
Abertura da 18ª Semana da Consciência Negra na Unicap destaca urgência do antirracismo e justiça...
A abertura da 18ª Semana da Consciência Negra da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi marcada por discursos contundentes e emocionantes que...
A abertura da 18ª Semana da Consciência Negra da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi marcada por...
GRUPOS DE EXTENSÃO DE SUJEITOS COM AFASIA, ALZHEIMER E GAGUEIRA
O projeto “Grupos de Extensão de Sujeitos com Afasia, Alzheimer e Gagueira” tem como objetivo promover ações de acolhimento, reabilitação e inclusão social...
O projeto “Grupos de Extensão de Sujeitos com Afasia, Alzheimer e Gagueira” tem como objetivo promover ações de...
14° Fotovídeo - Oficinas
Nos dias 17 e 18 de novembro, acontecem as oficinas com: Kalor Pacheco, Carla Teixeira, Dayvson Nunes, Vinicius Andrade, Marina Feldheus, Paulo Ramão e...
Nos dias 17 e 18 de novembro, acontecem as oficinas com: Kalor Pacheco, Carla Teixeira, Dayvson Nunes, Vinicius...
Nota de repúdio e solidariedade
O Instituto Humanitas Unicap (IHU) e a Cátedra Dom Helder Camara de Direitos Humanos vêm a público expressar profunda consternação e indignação frente à...
O Instituto Humanitas Unicap (IHU) e a Cátedra Dom Helder Camara de Direitos Humanos vêm a público expressar profunda...





