A Universidade Católica de Pernambuco sedia a 2ª Oficina Conjunta entre o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Laboratório PopRua, da Fiocruz - Unicap

Título Notícias

A Universidade Católica de Pernambuco sedia a 2ª Oficina Conjunta entre o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Laboratório PopRua, da Fiocruz

Publicado Por: Dell Souza

O encontro reúne representantes de órgãos públicos, movimentos sociais e, principalmente, pessoas em situação de rua, com o objetivo de debater e propor melhorias nas políticas públicas voltadas a esse segmento. O evento acontece no auditório Dom Helder Câmara e no bloco G4.

A iniciativa é fruto de uma ação conjunta entre a Fiocruz, o Ministério Público e a Defensoria Pública, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, e visa promover o monitoramento de políticas públicas junto à população, por meio da realização de comitês, formações e ações diretas nas áreas de saúde e assistência social.

 

A ideia é transformar as demandas coletadas em propostas concretas, capazes de orientar ações do poder público, como destaca o promotor de justiça Westei Conde:

“O diálogo com quem vive essa realidade é fundamental para que possamos construir soluções efetivas. Essa oficina é um espaço de escuta, participação e construção coletiva.”

Para o coordenador da Cátedra Unesco Unicap Dom Helder Câmara de Direitos Humanos, professor Manoel Moraes, a universidade tem um papel histórico nessa ação, ao abrir novamente suas portas e demonstrar seu compromisso com a justiça social e os direitos humanos.

“A Universidade Católica sempre se envolveu na luta pelos direitos da população em situação de rua, inspirada pela atuação da Pastoral do Povo de Rua e pelo compromisso jesuíta com a justiça social. É uma alegria receber novamente este evento e contribuir para que essas vozes sejam ouvidas”, afirma Manoel Moraes.

Assim como na primeira edição, realizada em 2022, a oficina não é apenas para a população em situação de rua, mas com a população em situação de rua. Durante a manhã, os participantes discutem, em grupos, temas como moradia, segurança alimentar e direitos de crianças e adolescentes. Na parte da tarde, esses mesmos eixos são debatidos com gestores das pastas municipais responsáveis, que apresentam as políticas e serviços já implementados e ouvem diretamente as reivindicações.

 

A coordenadora da equipe do Colaboratório PopRua, polo descentralizado Pernambuco, Ana Alice, chama atenção para os obstáculos enfrentados diariamente por quem vive em situação de rua, destacando barreiras físicas e sociais que ainda persistem.

“Eles não têm espaço, e isso não está garantido. A gente tem dificuldade de acesso a esses locais. Infelizmente, hoje ainda existe uma mentalidade em relação aos espaços públicos que dificulta esse acesso. Há também o receio de serem atendidos e, muitas vezes, a dificuldade de serem reconhecidos. São essas questões que levam a Justiça a chamar para estudar o tema”, afirma Ana Alice, representante do PopRua.

Entre as questões discutidas estão a ampliação da oferta de refeições de qualidade — garantindo café da manhã, almoço e jantar em restaurantes populares —, a criação de alternativas de moradia adequadas, incluindo modelos descentralizados, e a proteção integral de crianças e adolescentes, prevenindo o trabalho infantil e fortalecendo ações socioeducativas.

Jailson Santos, coordenador do Movimento Nacional da População de Rua no Recife, fez um apelo

“A gente não está conseguindo ser pai e mãe de crianças e adolescentes em crescimento. Em vez de evoluir, a situação só piora. É um uso abusivo das nossas crianças, que acabam sendo forçadas a trabalhar, a se intrometer em situações que não deveriam. Precisamos mudar isso.”

Visualizações:
120
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2025-09-03 at 14.05.19 (2).jpeg

Homenagem ao profissional da fotografia no jornalismo

Dia 02 de setembro é comemorado o "Dia do Repórter Fotográfico". Parabéns a esses(as) profissionais destemidos que nos comunica através das suas imagens,...

Dia 02 de setembro é comemorado o "Dia do Repórter Fotográfico". Parabéns a esses(as) profissionais destemidos que...

WhatsApp Image 2025-09-03 at 14.05.19 (1).jpeg

7ª Turma de Especialização em Fotografia

Ontem (02), mais um módulo foi iniciado na especialização "As narrativas contemporâneas da fotografia e do audiovisual", desta vez com a disciplina de...

Ontem (02), mais um módulo foi iniciado na especialização "As narrativas contemporâneas da fotografia e do...

WhatsApp Image 2025-09-03 at 11.34.19 (3).jpeg

Unicap recebe visita institucional do Desembargador Erik Simões e comitiva do TJPE

A Unicap recebeu, na última segunda-feira (01/09), a visita do Desembargador Erik de Sousa Dantas Simões, Coordenador Geral do Núcleo de Conciliação do...

A Unicap recebeu, na última segunda-feira (01/09), a visita do Desembargador Erik de Sousa Dantas Simões, Coordenador...

WhatsApp Image 2025-09-03 at 14.05.20.jpeg

Fotografia tem representação no Intercom Nacional

Fotografia Unicap está sendo representada no Intercom nacional, edição realizada em Vitória do Espírito Santo, com o trabalho "Chapéu de Couro (Xambá das...

Fotografia Unicap está sendo representada no Intercom nacional, edição realizada em Vitória do Espírito Santo, com o...