Título Notícias Humanitas

null "Pão em todas as mesas"

Publicado Por: Carlos Pinheiro Vieira

Texto do Observatório Transdisciplinar das Religiões

“Pão em todas as mesas” é o tema do XVIII Congresso Eucarístico Nacional. O nosso saudoso profeta Dom Helder Câmara afirmava que só tem sentido adorar Jesus presente na hóstia consagrada se o reconhecemos e a ele servimos nas pessoas mais carentes. “Quem, em meu nome, acolhe um/a pequenino/a, é a mim que acolhe”. Por isso, o Grupo de Peregrinos e Peregrinas do Nordeste fará neste mês de julho sua peregrinação pelas periferias pobres do Grande Recife como a um grande santuário do Amor Divino, crucificado nos calvários do mundo de hoje. E nesta procissão eucarística da solidariedade, cada área carente que encontramos, cada comunidade que visitamos será nossa forma de preparar um Congresso no qual a adoração eucarística será implantarmos nova economia de partilha e nova política de igualdade social e respeito a todas as pessoas, como sendo presença do Cristo eucarístico entre nós. E aí, sim, “a festa haverá e o povo a cantar: Aleluia” (Irmão Marcelo Barros)

Neste mês de julho, grupos de peregrinos vão caminhar para o Recife. A peregrinação está em sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional que os católicos realizarão em novembro na capital de Pernambuco: “Pão em todas as mesas” é o tema e o lema “E todos repartiam a o pão e não havia necessitados entre eles” (At 4, 32).

Essa peregrinação atravessará as várias cidades da Arquidiocese, no período de 10 a 17 de julho. Serão grupos pequenos que caminharão simultaneamente em três itinerários. O início será no domingo, dia 10 de julho, em cada lugar de partida:

  • Itinerário A – Zona da Mata: Amaragi, Primavera, Frexeiras, Escada, Ipojuca, Cabo e Recife.
  • Itinerário B – Agreste: Pombos, Vitória de Santo Antão, Moreno, Jaboatão, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Recife.
  • Itinerário C – Litoral: Itamaracá, Itapissuma, Igarassu, Araçoiaba, Abreu e Lima, Paulista, Olinda, Recife.

O término será no domingo dia 17 de julho na Casa do Pão, que fica na Rua do Imperador, no Centro do Recife, em uma celebração que ocorrerá às 16h.

A peregrinação é promovida pelo Grupo de Peregrinos e Peregrinas do Nordeste, com apoio do Instituto Humanitas da Unicap; Mosteiro do Discípulo Amado, de Abreu e Lima; Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife e Arquidiocese de Olinda e Recife.

O objetivo é fazer uma experiência do Deus da Vida, na estrada e no meio do povo empobrecido, encarnando a dimensão social e profética da Ceia do Senhor, como mesa aberta a todos e todas.

Durante o percurso, os peregrinos vão realizar rodas de conversa sobre a fome no lugar e partilhar com os empobrecidos o que for colocado na mesa das comunidades que acolhem a caminhada, para poderem também confirmar que “o reconhecemos ao partir o pão” (Lc 24,35).

Também vão plantar uma árvore em cada cidade visitada, expressando assim a comunhão com a Mãe Terra e afirmando um compromisso de “conversão ecológica” e envolvimento com a causa da justiça socioambiental (Laudato Si).

Por fim, vão buscar a celebração do Ágape Eucarístico como vivência e sinal do Reino de Deus anunciado por Jesus de Nazaré, que convida a “sair depressa pelas praças e ruas da cidade, trazendo os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos” (Lc 14,21). 

A pessoa pode participar da peregrinação de três maneiras: caminhando integralmente os oito dias a partir de um dos três pontos iniciais; caminhando um trecho a depender de sua disponibilidade; ou celebrando o encerramento da caminhada no dia 17 de julho às 16h na Casa do Pão.

O critério para aderir à peregrinação é aceitar o convite do Deus Itinerante. Tudo muito simples: no dinamismo do Espírito só andar a pé, sem receber e carregar dinheiro, pois “só Deus basta”! Mais informações com Artur Peregrino (fone/zap: 81 985051130).

 

Pra saber mais: estudo das peregrinações

Visualizações:
241
Compartilhar

Título Notícias Humanitas

Publicador de Conteúdos e Mídias

50_mais.jpeg

Programa de atenção às pessoas 50+

Programação do curso   HISTÓRIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS NO MUNDO E NO BRASIL Data: 30/08/2022 Horário: 19h às 20h Maria das Graças Mota C. de...

Programação do curso   HISTÓRIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS NO MUNDO E NO BRASIL Data: 30/08/2022 Horário:...

sai_agosto.png

Momento Gerontológico: Convivência Social e Lazer para a pessoa idosa

Palestrantes Rosilei Montenegro (Turismóloga  Especialista em Gerontologia pela UNICAP, Doutoranda em Educação pela Universidade Nacional de...

Palestrantes Rosilei Montenegro (Turismóloga  Especialista em Gerontologia pela UNICAP, Doutoranda em...

WhatsApp Image 2022-07-21 at 15.45.11.jpeg

Peregrinação em cidades da Arquidiocese de Olinda e Recife reflete o tema do Congresso...

Três grupos de peregrinos caminharam, no último domingo (30),  por várias cidades da Arquidiocese de Olinda e Recife. A peregrinação é promovida pelo...

Três grupos de peregrinos caminharam, no último domingo (30),  por várias cidades da Arquidiocese de Olinda e...

eolica_energia.jpg

Territórios livres dos complexos eólicos

O crescimento de grandes complexos eólicos no país, em particular no Nordeste, tem aumentado vertiginosamente nos últimos anos, principalmente devido à...

O crescimento de grandes complexos eólicos no país, em particular no Nordeste, tem aumentado vertiginosamente nos...