“Histórias de Morte Matada Contadas Feito Morte Morrida - A narrativa de feminicídios na imprensa brasileira” - Unicap
Título Notícias
Notícias
“Histórias de Morte Matada Contadas Feito Morte Morrida - A narrativa de feminicídios na imprensa brasileira”

“Histórias de Morte Matada Contadas Feito Morte Morrida - A narrativa de feminicídios na imprensa brasileira”
“Histórias de Morte Matada Contadas Feito Morte Morrida - A narrativa de feminicídios na imprensa brasileira”
Por: Ana Botelho, integrante da Unilab.com – Agência-Laboratório de Práticas Inovadoras em Comunicação da Unicap
O Brasil é o 5º país em casos de feminicídio do mundo. A cada 6 horas, uma mulher é vítima de uma violência fatal simplesmente por existir e ser quem é. Casos tão recorrentes, carregados de machismo e misoginia, ainda são pautados de forma inadequada nas grandes mídias jornalísticas brasileiras, compostas majoritariamente por homens.
Falar sobre o perigo de ser mulher em nossa sociedade e sobre como a imprensa relata tais casos é primordial para enfrentarmos esta luta. Principalmente ao saber que a mídia hoje é considerada uma das agências informais do sistema de justiça, porque, segundo a procuradora e professora da Universidade de Brasília, Ela Wiecko, a mídia condena, absolve e orienta a investigação dos casos. Por isso, se os veículos estiverem contra nós, mulheres, a batalha estará perdida.
Essa pauta uniu as jornalistas e escritoras Niara de Oliveira e Vanessa Rodrigues a escreverem um livro com narrativas sobre vítimas do feminicídio e de uma imprensa machista que, infelizmente, ainda existe no Brasil. A obra “Histórias de morte matada contadas feito morte morrida”, une relatos dolorosos de mulheres culpabilizadas e desrespeitadas pelos meios de comunicação mesmo após o seu óbito. As 320 páginas compõem um compilado de reflexões a serem debatidas sobre como o modo de relatar uma história de forma justa pode impactar nos índices de violência contra mulheres.
As autoras buscaram compreender, a partir de casos verídicos, o porquê da imprensa optar por relatos que reforçam a violência através de julgamentos à vítima, sendo, dessa forma, incoerente com a realidade dos fatos e não beneficiando os direitos garantidos pela Lei n° 13.104/2015, que garante a proteção da vida da mulher.
É essencial apontar que o principal papel da imprensa é informar fatos tendo responsabilidade social. Seja em qual for a esfera em foco, é preciso que haja o comprometimento com a verdade. Além disso, está dito no Código de Ética dos Jornalistas brasileiros, que a produção de informações seja feita com atenção aos parâmetros éticos, priorizando sempre as minorias da nossa sociedade. Essas exigências, quando não postas em prática nas coberturas jornalísticas sobre o feminicídio, podem ser consideradas cúmplices da violência contra a mulher.
Segundo a professora e presidente da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas, Andrea Trigueiro, a representatividade feminina nas redações jornalísticas é uma estratégia para que essas pautas tenham o respeito e o cuidado necessários. Enquanto não tivermos mais mulheres transformando suas lutas em manchetes, os veículos jornalísticos continuarão reproduzindo uma cobertura inapropriada e machista.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
.jpeg/c538d9fa-ac23-0024-b582-9289c139065d)
Estudantes apresentam projetos inovadores na 5ª edição da Criatech, sediada na Unicap
Cerca de 80 jovens em formação profissional apresentaram projetos de empresas simuladas durante a 5ª edição da Criatech. O evento é promovido pelo...
Cerca de 80 jovens em formação profissional apresentaram projetos de empresas simuladas durante a 5ª edição da...

Filosofia da deficiência
O livro que ora se publica é um compilado de alguns dos principais textos da atualidade sobre filosofia da deficiência, composto por...
O livro que ora se publica é um compilado de alguns dos principais textos da atualidade...

Registros do semestre: Linguagem Fotográfica II
Ao longo do semestre, os alunos da disciplina Linguagem Fotográfica II, conduzida pela professora Renata Victor, vivenciaram experiências que uniram teoria e...
Ao longo do semestre, os alunos da disciplina Linguagem Fotográfica II, conduzida pela professora Renata Victor,...

Cidade das Culturas Populares: projeto da Unicap e comunidade propõe ressignificação urbana e...
No coração do Recife, entre galpões ferroviários esquecidos e memórias soterradas pela especulação imobiliária, um projeto desenvolvido por estudantes do...
No coração do Recife, entre galpões ferroviários esquecidos e memórias soterradas pela especulação imobiliária, um...