Publicado Por: Alessandro Douglas

A Escola de Educomunicação e Direitos Humanos – EDUCOMDH, Projeto de Extensão vinculado ao curso de Jornalismo, torna pública a abertura de processo seletivo para o semestre 2021.1, do qual podem participar exclusivamente estudantes de Jornalismo e de Direito dessa instituição, regularmente matriculados.

EDUCOMDH é um Projeto de Extensão, fruto de uma parceria entre o curso de Jornalismo, a Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Câmara e a Dialógica Comunicação Estratégica.

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A Escola de Educomunicação e Direitos Humanos – EDUCOMDH é um Projeto de Extensão, fruto de uma parceria entre o curso de Jornalismo, a Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Câmara e a Dialógica Comunicação Estratégica. Tem entre seus objetivos:

Geral: 

Criar um ecossistema educomunicativo que possibilite que os conhecimentos adquiridos pelos estudantes de Jornalismo e de Direito sejam aplicados na produção de conteúdos comunicacionais transmidiáticos com vistas à promoção da cidadania e dos Direitos Humanos.

Específicos:

– Desenvolver produtos audiovisuais (o podcast Expressão Livre e programa de TV para Web TVDH) para o ambiente da web e redes sociais digitais.

– Aprofundar as técnicas de webjornalismo;

– Realizar leitura crítica de mídia;

– Contribuir para a formação dos estudantes.

– Criar formas de interação para a cidadania e direitos humanos junto à comunidade escolar.

– Estimular a pesquisa e a produção científica a partir das experiências vivenciadas.

A Escola de Educomunicação e Direitos Humanos – EDUCOMDH tem como meta realizar, a cada semestre, 04 oficinas de produção de webjornalismo com práticas educomunicativas que favoreçam a autonomia e o protagonismo dos jovens na produção de conteúdos comunicacionais.

Além disso, objetiva também produzir, a cada semestre, 04 episódios do podcast Expressão Livre e 04 programas de TV para a web, o TVDH, com temas ligados ao respeito, à diversidade, estímulo à cidadania e à proteção e promoção dos Direitos Humanos, com vistas à publicação de conteúdos no ambiente da web.

Ao final do primeiro ano, será produzido um artigo científico para apresentar em eventos de Comunicação que sistematize a experiência.

Como experiência transmídia, os estudantes que dela participarem irão produzir conteúdos para alimentar as redes sociais dos programas produzidos.

Os alunos selecionados serão voluntários e atuarão em uma ambiência que permita complementar a sua formação no campo do Jornalismo e da Comunicação como direito humano.

DOS REQUISITOS

Os candidatos devem estar regularmente matriculados nos cursos de Jornalismo ou de Direito da UNICAP antes da seleção e durante o trabalho;

É preciso ter disponibilidade de um turno para realização das atividades;

A maior parte das atribuições acontece nas dependências da Unicap, que atualmente funciona em modo remoto, mas eventualmente, quando houver segurança para isso, pode ser necessário o deslocamento a lugares externos.

DAS VAGAS

A seleção destina-se ao preenchimento de 08 (oito) vagas para atuar entre março de 2021 e março de 2022, podendo o período ser prorrogado por até o limite de seis meses, caso haja interesse entre as partes.

A atuação envolve a produção de conteúdos (textos, fotos, áudios e vídeos) e gestão de redes sociais e participação nos eventos de formação.

São fatores indispensáveis a habilidade de se adaptar às mudanças a novas tarefas, a capacidade de resolver problemas e de inovar no trabalho com jornalismo.

DA INSCRIÇÃO

Xs candidatXs interessados devem enviar currículo (documento em PDF ou .DOC) anexado ao e-mail educomdh@unicap.br com Assunto “EDUCOMDH SELEÇÃO 2021” entre os dias 22 e 25 de março.

DO  PROCESSO SELETIVO

A seleção será realizada em três fases.

Na primeira, será feita a análise dos currículos dos candidatos inscritos. Essa análise servirá como pré-seleção dos interessados e será baseada nas informações apresentadas no currículo do estudante e nas habilidades demonstradas pelos candidatos.

Na segunda etapa, os candidatos pré-selecionados receberão um formulário para preencher.

Na terceira e última etapa, os candidatos serão chamados para uma entrevista remota.

DA DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS

Os resultados serão divulgados no site do Curso de Jornalismo e em suas redes sociais até o dia 31 de março. Os selecionados deverão se apresentar na sexta-feira seguinte, dia 02 de abril, às 10h para uma reunião em modo remoto, de maneira a conhecer melhor o projeto e o grupo selecionado

https://www1.unicap.br/jornalismo/educomdh-abre-selecao/

Gostei.
Compartilhar