Unicap moderniza rede com soluções Furukawa - Unicap

Título Notícias

null Unicap moderniza rede com soluções Furukawa

Publicado Por: Redação

Mais estabilidade, velocidade e disponibilidade da rede de comunicação que interliga os 12 prédios da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), instalados no centro do Recife. Esses são os principais resultados de um projeto que modernizou a infraestrutura de comunicações dessa tradicional instituição de ensino de Pernambuco - e facilitou sua migração para ambiente 100% online, quando a pandemia de Covid-19 chegou ao país.

Baseada em soluções Furukawa, a nova infraestrutura da UNICAP foi implantada pela Infinito Redes, solution provider credenciado da empresa, em um projeto que começou em 2020, antes da pandemia, e foi concluído no início de 2021. “O objetivo foi modernizar a rede de fibra óptica, que já estava com 25 anos, e conectar a ela alguns prédios que surgiram após sua implantação”, afirma Patrícia Roma, gerente de Suporte e Infraestrutura de TI da UNICAP.

Ela conta que a fibra óptica multimodo, usada na rede original, foi substituída por fibra monomodo e todos os prédios da universidade foram conectados ao backbone, que agora possui dois níveis de redundância. “O projeto padronizou a infraestrutura de rede, com uma solução de qualidade que tem garantia estendida de 25 anos. E a padronização facilitou a gestão da rede, que agora está preparada para o futuro”, ressalta Patrícia.

Além do backbone em fibra óptica, o projeto incluiu também o cabeamento estruturado de alguns prédios da universidade, utilizando produtos da linha GigaLan Green da Furukawa - que possuem revestimento em polietileno verde à base de etanol extraído da cana-de-açúcar, 100% reciclável. “É um projeto alinhado à preocupação com a questão da sustentabilidade, que também nos motivou a aderir ao programa Green IT da Furukawa para o descarte adequado do material retirado da infraestrutura antiga”, enfatiza Patrícia. O material descartado permitiu reciclar 767 quilos de sucata de cabos e produtos de redes - que deixaram de ser lançados no meio ambiente.

A nova infraestrutura de comunicação hoje dá suporte a todas as aplicações da UNICAP, entre elas a plataforma de educação online utilizada por seus 10 mil alunos desde que a pandemia obrigou a grande maioria das aulas a migrar para o formato virtual. “A diferença para o usuário final foi muito grande”, afirma Patrícia. “A rede deixou de travar, ganhou mais segurança e disponibilidade e hoje consegue entregar até 1 Gbps por usuário”, conclui.

Sobre a Furukawa Electric LatAm - Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, é fabricante de soluções completas para infraestrutura de redes de Comunicação e Energia, com unidades industriais em Curitiba/PR, Sorocaba/SP e Santa Rita do Sapucaí/MG. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, em Palmira, na Colômbia, e em Mexicali, no México.  

Mais informações: www.furukawalatam.com


Fotos: Alex Costa - Assecom/Unicap

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mestrados&Doutorados.jpg

Alunos Especiais e Ouvintes - Inscrições Abertas

Estão abertas as inscrições para Alunos Especiais e Alunos Ouvintes (disciplinas isoladas) para os Programas de Pós-graduação Stricto Sensu. Devido o...

Estão abertas as inscrições para Alunos Especiais e Alunos Ouvintes (disciplinas isoladas) para os Programas de...

Davos_full_2022_pt-BR_vs02_page-0001.jpg

A DESIGUALDADE MATA - NOTA INFORMATIVA DA OXFAM - JANEIRO DE 2022

NOTA INFORMATIVA DA OXFAM - JANEIRO DE 2022 A riqueza dos dez homens mais ricos do mundo dobrou desde o início da pandemia. A renda de 99% da humanidade...

NOTA INFORMATIVA DA OXFAM - JANEIRO DE 2022 A riqueza dos dez homens mais ricos do mundo dobrou desde o início da...

neoenergia.jpg

Decifre sua conta de energia elétrica e garanta seus direitos 

Para a grande maioria dos consumidores de energia elétrica, as informações contidas na fatura recebida mensalmente são um verdadeiro mistério. O que conta...

Para a grande maioria dos consumidores de energia elétrica, as informações contidas na fatura recebida mensalmente...

celpe.jpg

Celpe: Privatização não é garantia de serviços de boa qualidade e nem de modicidade tarifária

No dia 17 de fevereiro de 2000, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi comprada em leilão na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro com um único...

No dia 17 de fevereiro de 2000, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi comprada em leilão na Bolsa de...